Carla Monteiro
Juliana Cirila
Uma moradora de Itapetininga, que preferiu não se identificar, sofreu um acidente e quebrou o joelho em maio deste ano, tirou licença médica, já voltou a trabalhar e até agora, outubro, ainda não passou por perícia presencial no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com dados do INSS divulgados pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) a itapetiningana é uma na lista das 192.096 pessoas que aguardam na fila da previdência no estado de São Paulo. Deste total, 123 mil aguardam por uma perícia média e 68 mil esperam análise do requerimento de pedido na previdência.
“Eu só fiz a perícia online para poder receber o auxílio-doença, recebi um período do mês 5, mês 6 não recebi porque ficou em análise, mês 7 e 8 recebi. Porém eu não recebi o valor exato, que deveria ser pelo cálculo do meu salário registrado, eles me pagaram o mínimo por causa da pandemia. Voltei a trabalhar sem perícia também, só peguei uma carta para minha empresa. Mas, para eu pegar a diferença do meu dinheiro que eu teria que receber tenho que fazer a perícia presencial. Então, eu não fiz perícia presencial nem para entrar no INSS e nem para sair”, conta a itapetiningana.
Em Itapetininga, a agência da previdência foi reaberta no dia 17 de setembro, pouco mais de um mês, as salas de perícia da unidade vêm recebendo adequações, que estão em fase de conclusão. Segundo assessoria do INSS, por isso, os atendimentos da perícia médica ainda não foram retomados. Eles voltarão a ocorrer assim que as adequações forem terminadas.
De acordo com a assessoria, é importante ressaltar que a retomada do atendimento nas unidades do INSS vem ocorrendo de forma gradual. Neste primeiro momento, o atendimento presencial está reservado apenas a alguns serviços, como a avaliação social e a reabilitação profissional. Estes atendimentos ocorrem somente com hora marcada e as unidades ficam abertas para o público em horário reduzido, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Essas medidas visam garantir a segurança de segurados e servidores, evitando aglomerações.
A maior parte dos serviços do INSS estão disponíveis por meio dos canais remotos. Para requerer benefícios, como aposentadorias, e serviços, como a solicitação de extratos, o segurado pode acessar o Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) ou ligar para o telefone 135.
Além disso, caso o segurado precise entregar documentação complementar ao INSS (o cumprimento de exigências), pode utilizar o serviço Exigência Expressa. Nele, o segurado pode depositar cópias da documentação pedida pelo instituto em urnas disponíveis na porta das unidades, sem a necessidade de entrar na agência. Para a entrega, é necessário agendar o serviço pelos canais remotos. É importante lembrar que a Exigência Expressa vale apenas para quem já tem um pedido de benefício ou serviço em andamento e precisa apresentar mais documentos para que o INSS conclua a análise.