Peixoto e Imaculada foram hospitais em 32

A Revolução Constitucionalista, comemorada nesta sexta-feira, 9 de Julho, capítulo histórico que teve o povo paulista como figura principal, quando lutou pela constitucionalidade do pais, até hoje, 89 anos depois, emociona quem dela se recorde. Itapetininga consagrou-se neste levante e, dentre aqueles que lutaram, muito poucos são os que restam na cidade.

Os familiares do saudoso amigo, o professor João Olímpio de Oliveira, falecido há alguns anos, contam que ele foi um dos que lutaram bravamente na revolta, ao lado de Francisco Fabiano Alves, Péco Leonel, João Martins e tantos outros combatentes. João Olímpio, durante a conflagração fratricida servia, desde o começo, na retaguarda, isto é, no denominado Armazém de Emergência. Este era um órgão oficial, criado pelo comandante de guerra e manobrado pela Prefeitura. Com outros jovens, João frequentava a então Escola Normal “Peixoto Gomide”, que durante a Revolução transformou-se em enfermaria, onde alunas e professoras, inclusive a saudosa Juliana Fabiano Alves, desempenhavam o papel de enfermeiras, dando assistência aos feridos na contenda. Quase toda a família de João Olímpio envolveu-se no conflito e seu pai, investido no comando do Armazém, contava em serviço com dois auxiliares: o próprio João e outro irmão, “Dico” ou Frederico, também falecido, que foi eficiente funcionário do Departamento de Estradas de Rodagem, lotado na sede central da região.

Muito bonito era o trabalho assistencial ininterrupto e “com dedicação”. Famílias apavoradas e famintas, radicadas nas áreas onde ocorriam combates provenientes de Buri, Itapeva e Capão Bonito, contavam com todo apoio material e espiritual. As professoras da tradicional Escola de Aplicação, que confeccionavam fardamento para os “heróis”, nas dependências do antigo estabelecimento, a “Peixoto”. O Imaculada Conceição, na época colégio Interno, também se tornou um hospital de campanha. Recebia e também tratava dos feridos. Uma parte importante da história do Brasil, onde a luta pela Democracia era os motes do Paulistas.

Últimas

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

Pelos “giros” das mil edições

Pelos “giros” das mil edições

Toda terça-feira, assim que chego à redação, tenho uma missão que exerço desde a época de estagiária: transcrever o texto do colunista Ivan Silveira Barsante. Seus textos, escritos em papéis,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.