E a Copa está aí

Em junho de 2003, a Confederação Sul Americana de Futebol anunciou que Argentina, Brasil e Colômbia se candidataram à sede do evento da Copa. Não me lembro de nenhuma manifestação de rua com cartazes de protestos, vitrinas quebradas, gás lacrimogêneo… Houve um silêncio sepulcral no país do faz-de-conta!
Em 2006, as confederações votaram por unanimidade, pela adoção do Brasil como único candidato ao evento esportivo. Outra vez, silêncio… Já no ano de 2007, essa figura asquerosa, o Blatter, disse que o país não tinha nenhum estádio em condições de sediar essa “coisa”… Mas, em outubro de 2007, a FIFA ratifica o Brasil como o país-sede da Copa do Mundo em 2014.
Também não me recordo de nenhuma manifestação em praça pública em 2007, a não ser a ladainha habitual de comentaristas esportivos, que vivem disso: falar de futebol… Será que os torcedores tupiniquins estavam todos roncando em “berço esplêndido”?
Os anos foram se passando, se passando… Lula se escafedeu de mala e cuia e deixou o pepino azedo para a Dilma e, ela tem que cumprir acordos internacionais firmados no governo anterior… E todo mundo sabe disso… Até quem não lê nenhum jornal, já sabe… E os estádios foram sendo construídos; um aqui, um ali, outro acolá, até onde Judas perdeu as botas, ergueram um! E ninguém pensou em parar o país para protestar contra a construção dos baitas…
Mas, agora que o circo está armado, a plateia resolve fazer gracinha e estragar a festa? Agora é tarde- minha gente- muito tarde! Agora, o negócio é fazer pose de moço bom, encher a arquibancada segurando bandeirinhas, aplaudir um bando de marmanjos de calção e aplaudir, aplaudir até fazer calo nas mãos e gritar gol até explodir as cordas vocais! Fazer o quê?
Alguém briga com a patroa e lava roupa suja em casa quando chega uma visita? Claro que não! Então, o jeito é torcer para que a Copa seja uma beleza e que vença o melhor. Porque senão, já pensaram o que os estrangeiros irão falar do país, lá fora: “Brasil: uma tribo que ainda vive na Idade da Pedra e tem medo de relâmpago, deixaram construir o circo e, agora, querem derrubar o picadeiro… Judiação!”
Mas, resta um consolo: a Copa do Mundo dura só um mês, depois, todo mundo poderá arregaçar as mangas, falar mal da mãe de quem quiser e partir pro pau, mas, na frente da visita, será muita baixaria, né?

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.