Em julho o município vai se transformar em cenário de cinema. As lendas e cultura serão roteiro de uma produção que promete agitar a cidade.
Contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o curta-metragem conta a história de uma criança, que ao perceber que possui habilidades mágicas, parte em uma jornada que contracena com lendas como: “Raimundão”, “A mulher de branco” e a “Cobra da matriz”, mas acaba descobrindo que todas as lendas estão ameaçadas de extinção. Voltado para o público infanto-juvenil, a obra ficcional em formato live-action revisita histórias e lendas de Itapetininga, muitas vezes desconhecidas pelos mais jovens. O roteiro é inspirado na obra “Lendas de Itapetininga e região” de Maria Nunes da Costa Menk e Luciane Camargo.
Apoiado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o projeto, de iniciativa de jovens profissionais itapetinganos, conta com medidas de acessibilidade como legendas descritivas, audiodescrição e intérprete de libras. A equipe ainda realizará atividades de formação em produção audiovisual e ações de debate sobre as lendas em exibições para os estudantes da rede pública.
A fim de dar visibilidade aos talentos locais, a equipe de produção está selecionando atores e atrizes para participar dessa história emocionante e dar vida a essas lendas!
As vagas são para:
Tonico – ator de 10 a 15 anos. Garoto rebelde que vive em um orfanato e foge em uma noite com objetivo de salvar a cidade.
Raimundão – ator de 30 a 50 anos. Lenda urbana itapetiningana, figura assustadora que aparece na zona rural, um antigo dono de terras e escravos que assombra quem tenta chegar perto de seu tesouro enterrado.
Cobra da Matriz – atriz entre 20 a 40 anos. Mulher cobra, que dorme embaixo do coreto da matriz e que quando acorda, faz a cidade inteira tremer.
Dona Ida – atriz entre 50 a 70 anos. Dona do orfanato, uma senhora severa, e exige disciplina dos internatos.
Loira do banheiro – atriz entre 15 a 40 anos. Aparece no banheiro para assombrar pessoas. Não terá falas no filme.
As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de maio. Clicando aqui.
Os interessados devem ter disponibilidade para gravar na primeira quinzena de julho de 2024 e participar de ensaios uma vez por semana em maio e junho.
Acompanhe a equipe de filmagem através do Instagram: @oresgatedalenda ou entre em contato através do e-mail: oresgatedalenda@gmail.com