Entre os dias 23 e 25 de outubro, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realiza o Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas, um dos mais importantes eventos dessa área na América Latina. Cerca de 700 pessoas de todo o país e do exterior participam no Seminário, que este ano será no Centro de Convenções Rebouças.
Itapetininga é destaque no seminário. A Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque e o Lar São Vicente de Paulo apresentam, no dia 24, o “Histórias para Quem tem Histórias”, projeto de contação de histórias e mediação de leitura voltado para os idosos do Lar São Vicente de Paulo, que inclui também musicalização e partilha de memórias.
O evento será no Centro de Convenções Rebouças, e visa debater práticas de biblioteca, livros, mediação e território de leitura. Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), o Seminário é organizado pela SP Leituras, com apoio institucional do Goethe-Institut.
Entre os convidados, estão o escritor André Vianco, que participa de bate-papo no dia 23, segunda-feira, e a cartunista Laerte Coutinho, que estará no Seminário no dia 25, quarta-feira. Romancista, roteirista e diretor de cinema e televisão, especializado em literatura de terror, sobrenatural e vampiresca, Vianco falará sobre seu trabalho e trajetória como escritor, além do lado denso e psicológico de suas obras. Já Laerte, cartunista, com trabalhos publicados em veículos como O Pasquim, O Bicho, e os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, irá discorrer sobre sua carreira e a militância em torno das questões de gênero.
Além das palestras, o Seminário contará também com intervenções artísticas da Cia. Ilustrada, do grupo Famiglia Fodacci e do Clã Estúdioe exposição de pôsteres. Bibliotecas públicas e comunitárias da capital, interior paulista e dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná participam apresentando seus cases ao longo da programação.
As inscrições são gratuitas e todas as palestras de convidados estrangeiros contarão com tradução simultânea. Para mais informações, acesse www.bibliotecaviva.org.br.
Gastos da Câmara Municipal chegam a R$ 13 mi em 2025
Entre janeiro e novembro de 2025, a Câmara Municipal de Itapetininga gastou R$ 13.874.702,49, segundo dados do balancete financeiro do ano passado divulgados no site do Legislativo. O orçamento total...















