Castrolanda reforça seu compromisso com a cidade
A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial esclarece uma série de “denúncias” por parte da Associação de Moradores e Amigos de Vila Sotemo, Porto Velho e Carvão. A Estrada Municipal Francisco César Rosa é de uso local há mais de 40 (quarenta) anos segundo informações dos próprios moradores. E pelo que se sabe, sempre foi da mesma maneira. Além do mais, o fluxo de veículos ligados às atividades desta Cooperativa não serão feitos por lá. O uso da estrada é feito basicamente por moradores e até seria possível contar-se o número de veículos por dia que ali passam, sendo poucos.
Outro “problema” atualmente veiculado é o das valetas que escoavam as águas de chuva provenientes de Vila Sotemo, que correm no sentido da Estrada Municipal. Recentemente, houve manutenção na Estrada, próxima à Estação Elevatória de Esgoto de Vila Sotemo. Já pedimos à Prefeitura Municipal de Itapetininga que se apure tal obra. Porém, foram feitas valetas unicamente em um dos lados da Estrada, escoando toda a água para o lado da propriedade da Cooperativa. Estranhamente, a propriedade vizinha possui pequenas muretas de contenção, impedindo que qualquer volume de chuva ali adentre.
Por diversas vezes, a propriedade da Cooperativa foi alvo de invasões, onde pessoas desconhecidas cortaram suas cercas, seus alambrados, colocaram fogo, e chegaram até a praticar furtos. Razão pela qual continuamente medidas vem sendo tomadas, tais como a colocação de nova cerca próxima à Estação Elevatória.
Com muita surpresa, durante os trabalhos de remoção das cercas antigas, verificou-se a realização de várias valetas feitas por pessoa desconhecida, sem autorização alguma, dentro de propriedade privada. O empossamento das águas de chuva que ocorrem em parte da estrada, sempre ocorreram, com ou sem valetas, segundo informações dos próprios moradores e deve ser resolvido pelo Poder Público. Houve denúncia também acerca de lixo: disseram que funcionários da Cooperativa estariam jogando lixo na Estrada Municipal. Jamais algum funcionário seria orientado a fazer tal absurdo. Primeiro porque a Cooperativa possui coleta de lixo orgânico feita pela Prefeitura Municipal uma vez por semana e os demais resíduos tem destinação correta como pallets, embalagens, entulhos, materiais de construção, etc., onde toda a destinação possui nota fiscal. Por fim, é importante frisar que o maior compromisso da Cooperativa Castrolanda é a sustentabilidade, alicerçando suas atividades às normas vigentes, às boas práticas de higiene e às mais altas tecnologias do mercado.
Departamento Jurídico















