Os atletas da equipe Tean Kioshi participaram da 1ª Etapa do Circuito Paulista de jiu-jitsu 2024, organizado pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu (FPJJ), a principal entidade do esporte no estado de São Paulo. O evento contou com a participação de três competidores da equipe: Fernando Quiosque, Lucas Eduardo Lanza e Iven Vieira.
O professor Fernando Kioshi conta que fez duas lutas difíceis até chegar à vitória. “Nas quartas de finais, finalizei a luta com uma chave de braço e na semifinal finalizei com o estrangulamento chamado katagatame. A disputa final ficou entre meu aluno Lucas Eduardo Lanza e eu, então eu cedi a vitória para ele, mesmo sem lutarmos. O maior orgulho que um professor pode ter é ver seu aluno campeão”.
Kioshi acrescenta que seu aluno Lucas Eduardo Lanza também foi campeão em outra luta. “Ele ganhou a primeira luta por finalização, mas acabou machucando o joelho, mas mesmo com o joelho machucado continuou lutando e finalizou a final e se sagrou campeão também da 1ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu da STJ”.
O professor explicou como são os treinos para uma competição. “Para este campeonato, nós nos preparamos treinando muito forte. Nós três treinamos jiu-jitsu todos os dias e também fazemos preparação física de duas a três vezes por semana, mas a ênfase mesmo foi no jiu-jitsu e nós já estávamos vindo de outras vitórias e outras competições, então a gente só veio mantendo o treinamento”.
Para este campeonato específico, Kioshi diz que o maior desafio são as lutas em si. “Nós já sabemos que os atletas são preparadíssimos, conhecemos nossos adversários pois já nos enfrentamos outras vezes, mas estamos preparados para isso, até porque nossa categoria, faixa preta, já é uma guerra e sempre será uma luta difícil, mas já estamos acostumados com a competição.”
Sobre a motivação para o campeonato Kioshi explica que foi campeão atual e no dia da competição estava acima do peso. “Faltando apenas meia hora para o início das lutas eu Precisava perder 600g para atingir o peso necessário, caso contrário, não poderia competir. Em apenas 20 minutos, corri sob o sol forte para eliminar o peso extra. Conseguir bater o peso a tempo me deixou bem aquecido para as lutas, o que foi determinante para minha vitória. Não podia perder por falta de peso, tinha que ganhar. E foi exatamente isso que aconteceu”.
O professor descreve a sensação de vitória. “Ser campeão em competições de alto nível, finalizando todas as minhas lutas, é realmente incrível. E, como mencionei anteriormente, poder ajudar um aluno a se tornar campeão é uma sensação única. Significa que meu trabalho foi bem feito. O meu aluno, Lucas Eduardo Lanza, treina comigo há 17, 18 anos. É gratificante saber que nosso esforço valeu a pena, que conseguimos ensinar de forma eficaz e transformar alguém em um lutador de alto nível. Quando chegamos à final, eu sempre cedo a vitória para os meus alunos, porque eles merecem”.
Sobre as próximas metas, Kioshi diz que está focado nas próximas lutas. “Estamos treinando intensamente para o dia 29 de agosto, quando eu e meu aluno, Lucas Eduardo Lanza, competiremos no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu em Las Vegas. Estamos determinados a conquistar o título nesse evento e estamos dedicando todo nosso empenho nos treinos para alcançar esse objetivo em Las Vegas”.