O “Bazar Bem Bacana”, uma feira de economia criativa, fomentada pela Lei Paulo Gustavo, promove a inclusão social e ações filantrópicas. Sob a liderança artesã e professora Sandra Almada, com mais de 20 anos dedicados ao trabalho manual, o bazar se propõe a realizar 24 edições ao longo de 2024, com capacitações em vendas, marketing e gestão financeira, além de apoiar instituições de caridade. Nesse mês, o evento será realizado até sábado, dia 30 de novembro, com diversas atrações.
Sandra ressalta o impacto positivo que o bazar trouxe para a cidade e para os participantes. “O Bazar Bem Bacana é uma vitrine para talentos locais e um espaço de união e valorização da nossa cultura”, afirma. Com 27 edições realizadas até agora, o evento mobilizou mais de 50 expositores e contratou artistas para promover a cultura local. Produtos como patchwork, crochê, vinhos e cachaças artesanais compõem uma rica variedade de ofertas.
Além disso, o projeto foi pioneiro em ações sociais como as aulas destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, e as “manhãs delícias”, onde o lucro das vendas de produtos artesanais foi revertido para causas filantrópicas. “A diversidade que conseguimos trazer é resultado de um esforço coletivo, que superou desafios de infraestrutura e mostrou a força do trabalho em equipe”, comenta a organizadora.
A atual edição do bazar, que acontece até 30 de novembro na Casa Verde, promete encantar o público com 30 expositores e uma programação repleta de atrações culturais. Entre os destaques estão brinquedos pedagógicos, geleias, costura criativa e apresentações musicais de artistas como Sara e Cecília, String Jazz e Bene Martins. O evento ainda contará com contação de histórias por Milene e Danilo e encerrará com a aguardada chegada do Papai Noel.
A artesã atribui parte do sucesso do projeto ao apoio recebido pela Lei Paulo Gustavo, que possibilitou a ampliação da estrutura e a execução de metas culturais e sociais. “O maior desafio era a infraestrutura e buscar pessoas que tivessem a mesma ideia de contribuir, divulgar e comercializar o trabalho artesanal para o público em geral. Esse incentivo foi crucial para transformar ideias em realidade e alcançar novos públicos”, explica.
Com o olhar voltado para o futuro, o Bazar Bem Bacana já planeja mais ações em 2025, visando atrair novos parceiros e criar ainda mais oportunidades para os artesãos de Itapetininga.
O público pode visitar o Bazar Bem Bacana na Casa Verde até o dia 30 de novembro, das 13h às 19h. O endereço é na Rua Leonce Pinheiro, nº 610.
Confira a programação:
27/11 – Natal Bem Bacana
28/11 – Participação Jazz String
29/11 – Participação Canteiro de Histórias
30/11 – Participação Bene Martins, Papai Noel e Instituição Bezerra