Em julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites A cidade prepara ações de conscientização e detecção da hepatite C. Desde o dia 16h e até o dia 31 de julho Todas as unidades de saúde estarão intensificando a oferta do teste rápido de Hepatite C.. Nesta sexta-feira, dia 20, Será comemorado o “Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais” das 9h às 16h no Largo dos Amores.
No local, a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga promoverá um evento com oferta de teste rápido para Hepatite C, orientações sobre HIV, Sífilis, Hepatites, Dengue além da presença de nutricionistas e ginástica laboral para os participantes.
As hepatites virais são são doenças silenciosas, causadas por vírus que prejudicam o fígado. As hepatites podem levar à cirrose e ao câncer. Existem vários tipos de hepatites, classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E.
Até 1993, não havia teste para detecção de hepatite C. Muitas pessoas foram infectadas por transfusão de sangue e compartilhamento de material para injeção. Recomenda-se o teste para pessoas a partir dos 40 anos de idade. O teste de hepatite C está disponível gratuitamente nos serviços de saúde do SUS.
O sexo desprotegido também pode transmitir as hepatites B e C. Se você não se protegeu durante as relações sexuais, procure um serviço de saúde para receber orientações e fazer os testes de hepatites B e C e de outras infecções sexualmente transmissíveis.
A doença é silenciosa e só aprsenta sintomas quando avançada. Por isso, é importante fazer o teste de hepatite C o quanto antes. Quando necessário, o médico indicará o tratamento, que pode ser realizado gratuitamente pelo SUS. É importante se vacinar para as hepatites A e B.
O SUS disponibiliza o tratamento para a hepatite C desde 2002. Em 2015, foram incorporados novos medicamentos para hepatite C crônica, permitindo uma terapia oral, com menos efeitos adversos. O tratamento tem duração de até 24 semanas e é altamente eficaz. Essa é uma conquista de todos e um compromisso do SUS com você.
Paciente com câncer terminal que se casou em hospital de Itapetininga morre 11 dias após cerimônia
Paciente com câncer terminal que se casou em hospital de Itapetininga morre 11 dias após cerimônia

















