Mais de 9,4 mil clientes da CPFL Santa Cruz já recebem a Tarifa Social, que garante descontos de até 65% a consumidores de baixa renda, nas cidades atendidas na região de Itapetininga. No entanto, esse número poderia chegar a 16,3 mil, já que outras 6,9 mil famílias são elegíveis ao benefício, segundo estimativa da concessionária.
Em Itapetininga, 6.918 pessoas aderiram ao programa, mas o número total de clientes potenciais é de 11.754. Ou seja, 4.836 ainda não aproveitam a Tarifa Social.
A adesão dos clientes ao programa é automática e feita pela própria CPFL, mas dados divergentes e desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, podem inviabilizar a qualificação e o recebimento do benefício.
O diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Gustavo Uemura, explica que a inclusão é feita pelo cruzamento dos registros dos clientes no sistema da empresa com os do CadÚnico, que concentra os beneficiários dos programas sociais federais. Assim, para que a identificação dos elegíveis ao desconto seja possível, as informações precisam ser idênticas em ambos os bancos de dados.
“Pode acontecer do nome não estar escrito da mesma forma nas duas plataformas, ou o consumidor ter um endereço no cadastro do governo e outro no da CPFL. Essas são algumas das divergências que impedem a inserção imediata do cliente na Tarifa Social”, comenta Uemura.
A CPFL Santa Cruz também busca ativamente os clientes que cumprem os requisitos para receber o abatimento nas contas de energia, para que o programa contemple mais famílias. Por meio de campanha nas redes sociais, nos canais de atendimento e via e-mail, a concessionária divulga os critérios da Tarifa Social e o que é necessário para ser cadastrado de forma automática e passar a receber o benefício.
“Atuamos em várias frentes para que os clientes que tenham direito a esse desconto efetivamente o recebam, pois é um percentual que pode fazer diferença no orçamento de muitas famílias”, afirma o diretor comercial.