A Tvitapê, canal comunitário de Itapetininga, comemorou seus 20 anos no dia 02 de abril. Criada e dirigida pelo empresário Antônio Lauro Vieira de Moraes (Lalo) e sua esposa Letícia Piedade Moraes, nestes 20 anos de existência a TVitapê vem transmitindo as informações da cidade diariamente, registrando a política, a cultura, a comunidade e a história de Itapetininga. Com uma programação variada feita localmente, a TVitapê “tem a cara e o jeito de Itapetininga”.
O Correio de Itapetininga entrevistou o primeiro apresentador da TVitapê, o advogado Fábio Sacco, e o jornalista Fábio Miranda, atual apresentador do programa Telescópio.
Fábio Sacco lembra que o surgimento do canal aconteceu de uma iniciativa de Antônio Lauro, que era proprietário da produtora de vídeos LGL, e do jornalista Guilherme Hungria. “A emissora surgiu em 2004, num momento de discussão acalorada nos bastidores políticos, pela primeira vez a cidade se via numa eleição onde era possível a reeleição do prefeito. E a TVI entra nesse momento” diz Fábio. Ele recorda que algumas semanas após a inauguração da TV foi dado o nome do programa “Telescópio”, pelo jornalista Guilherme Hungria. O nome do programa de entrevista mais famoso do canal, a ideia do nome Telescópio foi escolhida no sentido de transmitir uma “visão mais aproximada dos fatos”.
Fabio Sacco lembra que o programa já começou trazendo as questões da cidade, entrevistando prefeitos, vereadores e lideranças políticas, trazendo o debate para a televisão.
Para o atual apresentador do programa Telescópio, o jornalista Fábio Arruda Miranda, “a TVitapê sempre foi o local do debate livre e transparente em Itapetininga, onde passaram presidentes da república, governadores e prefeitos”. Ele destaca que o canal tem uma programação muito extensa com programas religiosos, políticos, culturais e programas de debates que marcaram e marcam a história da cidade, como o Telescópio e o Berlinda, apresentado pelo jornalista Hélio Rubens de Arruda Miranda (in memoriam). “ A TVitapê é um grande presente para a cidade, é um privilégio para Itapetininga e para região ter este canal” diz Fábio destacando a importância do esforço de Antônio Lauro Vieira de Moraes e sua esposa Letícia Piedade Moraes, que sempre investiram muito em equipamentos e tecnologia.
Sobre os desafios de uma programação abrangente, com muitos programas ao vivo, Fabio Miranda destaca o empenho e dedicação da equipe da TVitapê, além da qualidade técnica que também permite ao canal transmitir nas diversas plataformas digitais.
Fábio Miranda também destaca a importância do jornalismo independente, que recebe todos os tipos de opinião e está aberta para todas as correntes ideológicas.”Nós que somos da imprensa temos que valorizar uma emissora que permite nosso trabalho com tanta liberdade e sem nenhum tipo de interferência. A TVitapê chegou a 20 anos com a mesma característica, o jornalismo independente” conclui Fábio.