A 7ª Arte de Steven

No artigo “Amor Sublime Amor da semana passada escrevi sobre a refilmagem do clássico filme/ musical “West Side Story” (Amor Sublime Amor) 1961 e que inclusive já está sendo rodado pela óptica apurada e diferenciada do aclamado diretor Steven Spielberg.

Na mesma coluna eu ia descrever um pouco sobre a extensa biografia brilhante do genial Spielberg mas como o fantástico filme “Amor Sublime Amor”, já é tema para livro, de Steven então é para uma enciclopédia e não coube naquele artigo e deixei para este, queridos leitores. Então vou contar um pouco sobre o cineasta sobre a minha visão apaixonada que tenho por suas obras.

Sem sombras de dúvidas o cineasta Steven Spielberg foi o grande ícone, a maior referência e o maior símbolo da direção cinematográfica do cinema, considerada a 7ª arte, na minha geração 80/90.

Quem não se encantou, vibrou, não chorou e não se emocionou com o filme ET de 1982. Me lembro nitidamente, até do cheiro me vem à mente neste momento que escrevo do cine Itapetininga ou cine Olana que era em frente ao clube Recreativo na rua Monsenhor Soares que infelizmente foi demolido em 2004 e que hoje é um feio triste e inacabado estacionamento (me “corta” o coração todas as vezes passo por lá).

Voltando ao filme ET, me lembro daquelas lindas imagens, da trilha, da história e quando os garotos sobrevoam e contornam a sombra da lua cheia com suas bikes, íamos ao delírio.  Aliás esta cena é uma das mais marcantes do cinema de todos os tempos, virou um símbolo.

Steven tem este dom, de nós levar ao delírio, ao fascínio, a transcendência,

Alguns anos antes da estreia de ET, fui assistir com meu pai outro excelente filme dirigido por Spielberg: “Contatos Imediatos do 3º Grau, com mesma temática, também sobre extraterrestres, só que este mais profundo psicologicamente.

Me lembro de me assustar com o “Tubarão” 1 e 2 (1975/1978) estes já na telinha da Rede Globo, ambos também espetaculares. E o tal do “Poltergeist O Fenômeno” (1982)! Meu Deus!! Daqueles de terror de se não dormir depois de visto.Kkk  Também vi pela TV num sábado no Supercine  da Globo.

E foram tantos e tantos excelentes filmes. A trilogia do “Indiana Jones em parceria com o também gênio George Lucas (que vale também um artigo aqui) eram espetaculares, adrenalina pura em nossas veias e mentes do início ao fim. As histórias eram um misto de histórias em quadrinhos com filmes de matinês dos anos 40 e 50 e que mexem com o imaginário de todos. Harrison Ford com seu chapéu que nunca caia de sua cabeça e seu chicote inseparável, se tornou o nosso principal heróis.

Spielberg é um diretor tão completo que “navegou e navega” por todos os gêneros d 7ª arte desde desenhos animados, temáticas infantis e adolescente a películas dramáticas e históricas com o caso da obra prima “A Lista de Schindler” de 1993 ganhador de 6 Oscar, incluindo melhor filme e direção) que relata as barbáries da 2ª Guerra Mundial e o genocídio nazista. Outros filmes emocionantes dramáticos do diretor são: “Cor Purpura” de 1985 estrelado pela então pela novata Whoopi Goldberg com abordagem sobre o racismo durante a escravidão norte-americana no século 19 e o excelente “Império do Sol” (este é para assistir com os lenços já umedecidos ao lado) e aborda também a temática da 2ª Guerra relatado por um adolescente.

São tantos! Aqui vão mais algumas, senão o diagramador aqui do Correio de Itapetininga puxa minha orelha ou melhor cola meus dedos com super bonder…rs

Jurrasic Park (1993) , O Resgate do Soldado Ryan (1998).  Prenda-me se For Capaz (2002) , Muique,  A.I. – Inteligência Artificial (2005), O Terminal (2004).

Spielberg também obteve sucesso como produtor. A lista é extensa, mas alguns dos filmes mais conhecidos), Gremlins (1984), Os Goonies (1985), a trilogia De Volta Para o Futuro e MIB – Homens de Preto (1997).

Vindo de uma família judaica de classe média, Steven Spielberg ganhou sua primeira câmera com apenas 12 anos de idade. Aos 19, iniciou o curso de Cinema na Universidade da Califórnia, sendo que aos 22 anos filmou “Amblin, curta que possibilitou sua entrada na Universal Studios, onde passou a realizar vários filmes para a TV americana. O mais importante deles foi “Encurralado (1971), que se tornou um grande sucesso de crítica.

Steven Spielberg está com 74 anos de idade e como o vinho cada vez melhor e seus filmes cada vez mais saborosos para degusta-los.

Últimas

Cidade registra 66 furtos de veículos no ano

Cidade registra 66 furtos de veículos no ano

Os itapetininganos têm convivido com uma realidade preocupante, o aumento dos casos de furto de veículos e as ocorrências de roubo de veículos. Dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública...

Comércio começa atender com horário estendido

Comércio começa atender com horário estendido

Se preparando para a melhor data para o comércio do ano, as lojas de Itapetininga começaram a atender em horário especial a partir desta semana. De segunda-feira a sexta-feira, as...

Junta Militar de Itapetininga realiza o EXAR

Junta Militar de Itapetininga realiza o EXAR

O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente no período de 09 a 16 de dezembro, e tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação, atualizar dados,...

Mutirão retira 147 toneladas de resíduos

Mutirão retira 147 toneladas de resíduos

A Prefeitura de Itapetininga realizou mais um “Mutirão contra a Dengue” que retirou 147 toneladas de resíduos nas vilas Arruda e Paulo Ayres, neste final de semana. Junto com as...

Cidade recebe Campanha Natal Literário

Cidade recebe Campanha Natal Literário

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque” lançou mais uma campanha para que os usuários com livros em atraso possam resolver suas pendências.É a Campanha Natal Literário que acontece...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga