A Árvore

A metáfora compara dois seres por meio de uma qualidade atribuída a ambos. É uma comparação sem a conjunção como. Ex.: Jesus é o caminho. Na comparação, por outro lado, aparece a conjunção como. Ex.: Jesus é como um caminho. Só Cristo é o intercessor do pecador e o único Redentor dos homens. Como afirmou o poeta Fernando Pessoa: Ensinar é preciso.

A Bíblia, que é a Palavra de Deus, usa de muitas metáforas e comparações. Jeremias, o profeta, viveu no período dos reis israelitas Josias, Jeocaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. No seu livro, que recebeu o seu nome, ele afirma: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. ” Logo em seguida, lembrando-se do rei Davi, assevera: Porque ele, o homem, é como a árvore plantada junto às aguas que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas as suas folhas ficam verdes; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. ” (Jer. 7:7)
O livro dos salmos está dividido em cinco partes ou livros e cada um é separado com uma doxologia. O primeiro ou a primeira parte é essencialmente atribuída a Davi, com exceção do salmo primeiro, que é uma introdução. Quem escreveu? Não se sabe, talvez seja Davi mesmo.

O salmo primeiro está dividido em duas partes: Na primeira fala do homem que foi justificado por Deus e que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores. Afirma que o justo tem prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Assegura que o homem de Deus é como uma árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto e tudo quanto ele faz será bem-sucedido. Jesus, certa ocasião, disse que quem é de Deus ouve a Palavra de Deus.

Na segunda parte fala do ímpio, que não passa de palha que o vento dispersa. Ímpio é aquele que, deliberadamente, se afasta de Deus.
Na conclusão, como se fosse um soneto, que possui uma chave de ouro, o escritor diz: “ O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. ” Que alegria para os justos, mas que tristeza para os ímpios!

As bênçãos gerais são para todos, porém as especiais são para aqueles que vivem com Deus, para Deus e por Deus neste mundo. Jesus disse aos seus discípulos: Eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Últimas

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga