A Definição

Carla, vinte e cinco anos, bonita e rica, veio conversar comigo sobre a definição de Deus. – Quem é Deus? perguntou ela. Depois, sem parar de falar, citou alguns atributos divinos, dizendo: – Deus é amor, justiça, onipotência, onisciência, sabedoria? Quem é Deus, afinal? Insistiu ela na sua pergunta.
Eu estava calado, mas com um sorriso nos lábios, ouvindo as suas indagações. Como ela não parava de questionar, eu não tinha condições de responder. Logo que ela parou, olhando para mim, com aqueles olhos pretos e grandes, respondi, citando o Catecismo de Westminster:- “Deus é espírito, em si e por si infinito em seu ser, glória, bem-aventurança e perfeição; todo suficiente, eterno, imutável, insondável, onipresente, infinito em poder, sabedoria, santidade, justiça, misericórdia e clemência, longânimo e cheio de bondade e verdade.” Eu citei, caro leitor, por incrível que pareça, de cor a definição do Catecismo. Também, pudera, ingressei no Seminário quando era adolescente e a massa cinzenta do meu cérebro estava novinha. Logo em seguida, peguei a Bíblia e li, dogmatizando, a definição em João 4: 24, Êxodo 3:14, Salmo 90:2. Eu li outros textos e ela, silenciosamente, ouvia. Creio que ela ficou calada por respeito a Palavra de Deus.
– Mas Deus não é amor? indagou ela.
– Sim, Deus é amor, respondi. São João, na sua primeira carta, afirmou: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (I João 4:8) É por isso que devemos amar o próximo seja ele de que religião for. Além disso, Carla, Deus é justiça. A concretização do amor divino foi Jesus, que é a encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Cristo, que é Deus, se encarnou para satisfazer a justiça ofendida. Foi por isso que Paulo e Silas disseram ao carcereiro de Filipos: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa.” ( Atos 16:31) Como Deus é justiça, se a pessoa não aceita Cristo como seu único e suficiente salvador, será condenada para sempre, uma vez que rejeitou o maior presente, que é Jesus. O Messias disse: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. ( São João 3:16) É muito fácil ter a salvação, basta crer em Jesus.
Carla perguntou: – Mas o que é crer?
– Crer quer dizer confiar somente nele para a salvação. Foi ele quem disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação…” São João 5:24)
Quando terminei de ler o apóstolo João, Marina, colega da Carla chegou e as duas se abraçaram e saíram, despedindo-se de mim.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga