A Ética

Ética ou moral é o estudo da ação humana. Faz parte da Filosofia Prática. É uma disciplina que se estuda no Seminário Presbiteriano e outros seminários cristãos e tem por objetivo instruir o educando a uma vida sóbria, moderada, fazendo tudo para glória de Deus.
No breve Catecismo de Westminster, pergunta de número um, indaga e responde: Qual é o fim principal do homem? – O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Paulo, o apóstolo, quando escreveu a sua carta aos cristãos de Roma, assim se expressou: “ Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente”. Agostinho, o filósofo de Hiponna, maior vulto filosófico da época patrística, no seu livro “Confissões” afirma, tomando como base vários salmos da Bíblia: “Sois grande, Senhor, e infinitamente digno de ser louvado” e depois declara: “o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousar em vós”. Isaías, inspirado por Deus, registrou estas palavras proféticas: “Direi ao Norte: entrega; e ao Sul: não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da Terra, a todos os que criei para minha glória, e que formei e fiz”.
É na Moral Pessoal que se encontram os deveres do homem para consigo mesmo; os deveres espirituais; os deveres de justiça; os deveres de caridade e por fim os deveres do homem para com Deus. Quanto aos deveres do homem para com o Criador, há dois: o culto e a oração. Culto é um conjunto de atos pelos quais se objetiva a religião. No templo, lê-se a Bíblia, explicando o texto, como fazia Cristo. Lucas, o médico, narra no seu evangelho um episódio interessante a respeito de Jesus. Observe, caro leitor: “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume levantou-se para ler. Então lhe deram o livro do profeta Isaías, e abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir”. (Lc. 4:16)
Sublinhem os verbos do texto lido por Jesus, tais como: evangelizar, proclamar, restaurar, pôr…Notarão os objetivos da primeira vinda de Cristo ao mundo. A Escritura era uma profecia messiânica, portanto se referia a Jesus e o próprio Jesus explicou o texto.
O outro dever do homem para com Deus é a oração. A prece, como afirma o Catecismo de Westminster, é um santo oferecimento dos nossos desejos a Deus, por coisas de acordo com a sua vontade, em nome de Jesus, com a confissão de pecados e um agradecido reconhecimento de suas misericórdias.
Tudo o que foi dito, concluindo, faz parte da Moral Particular que, por conseguinte, faz parte da Filosofia. Não é interessante? (Aula gratuita de Filosofia)

Últimas

Prefeitura assume Zona Azul que vai custar R$ 2,00

Prefeitura assume Zona Azul que vai custar R$ 2,00

A Prefeitura vai assumir a operacionalização da Zona Azul em Itapetininga. O executivo publicou um decreto que dispõe sobre os locais, valores, período e isenções a serem aplicados ao estacionamento...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.