Ética ou moral é o estudo da ação humana. Faz parte da Filosofia Prática. É uma disciplina que se estuda no Seminário Presbiteriano e outros seminários cristãos e tem por objetivo instruir o educando a uma vida sóbria, moderada, fazendo tudo para glória de Deus.
No breve Catecismo de Westminster, pergunta de número um, indaga e responde: Qual é o fim principal do homem? – O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Paulo, o apóstolo, quando escreveu a sua carta aos cristãos de Roma, assim se expressou: “ Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente”. Agostinho, o filósofo de Hiponna, maior vulto filosófico da época patrística, no seu livro “Confissões” afirma, tomando como base vários salmos da Bíblia: “Sois grande, Senhor, e infinitamente digno de ser louvado” e depois declara: “o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousar em vós”. Isaías, inspirado por Deus, registrou estas palavras proféticas: “Direi ao Norte: entrega; e ao Sul: não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da Terra, a todos os que criei para minha glória, e que formei e fiz”.
É na Moral Pessoal que se encontram os deveres do homem para consigo mesmo; os deveres espirituais; os deveres de justiça; os deveres de caridade e por fim os deveres do homem para com Deus. Quanto aos deveres do homem para com o Criador, há dois: o culto e a oração. Culto é um conjunto de atos pelos quais se objetiva a religião. No templo, lê-se a Bíblia, explicando o texto, como fazia Cristo. Lucas, o médico, narra no seu evangelho um episódio interessante a respeito de Jesus. Observe, caro leitor: “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume levantou-se para ler. Então lhe deram o livro do profeta Isaías, e abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir”. (Lc. 4:16)
Sublinhem os verbos do texto lido por Jesus, tais como: evangelizar, proclamar, restaurar, pôr…Notarão os objetivos da primeira vinda de Cristo ao mundo. A Escritura era uma profecia messiânica, portanto se referia a Jesus e o próprio Jesus explicou o texto.
O outro dever do homem para com Deus é a oração. A prece, como afirma o Catecismo de Westminster, é um santo oferecimento dos nossos desejos a Deus, por coisas de acordo com a sua vontade, em nome de Jesus, com a confissão de pecados e um agradecido reconhecimento de suas misericórdias.
Tudo o que foi dito, concluindo, faz parte da Moral Particular que, por conseguinte, faz parte da Filosofia. Não é interessante? (Aula gratuita de Filosofia)
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....