A Etimologia e a Bíblia

Cristina e Rebeca estiveram em minha casa. Elas são estudantes universitárias e estão fazendo o curso de Letras. Queriam saber por que não há mais na igreja o cargo de “apóstolo”.
Como sou jubilado e me dedico à meditação e ao estudo da Bíblia Sagrada, como o Rev. Bento, antes de responder, convidei-as a um estudo mais aprofundado da Palavra de Deus. Tomei o meu compêndio do tempo de Seminário Presbiteriano “The Analytical Greek Lexicon” e fui explicando a origem etimológica da palavra.
Cristina e Rebeca só ficaram ouvindo com muita atenção.
– A palavra “apóstolo”, disse eu, é formada pela preposição grega “apo”, que é traduzida por: de, desde, para fora, e, do verbo grego “stello”, que significa, enviar. Etimologicamente o vocábulo “apóstolo” quer dizer: “enviado para”. O ministério apostólico foi especial.Tomei, para explicar para as meninas, o evangelho de Marcos e destaquei três fatos, como sejam:
O primeiro com referência a soberania da escolha. Mostrei que Jesus escolheu ou chamou aqueles que ele mesmo quis.O segundo fato foi com referência ao propósito: estar com ele.O terceiro, quanto à missão: pregar e expulsar os demônios, assim como curar.
Depois, fui esmiuçando o texto, como manda a boa hermenêutica. A tarefa era tríplice: comunhão (estar com ele), missão (pregar e curar) e a terceira a individualidade (Jesus chamou cada um pelo seu nome). Foram doze homens do povo recrutados, preparados e capacitados para o trabalho glorioso da edificação da igreja.
As duas meninas prestavam atenção, anotando tudo num caderno. Rebeca, diante da explicação, disse: – De fato não é possível ter na igreja apóstolos, pois pelo que eu entendi era necessário ter convivido com Cristo e chamado por ele.
– Claro, disse eu. – O ministério apostólico foi especial. Para ser apóstolo tinha que ter sido escolhido pelo próprio Cristo ou de um modo especial, como no caso de Paulo. Tomei a Bíblia e li Mateus 10:1 a 7. Depois Atos 1:24 e 26, Gálatas1:1. Cada texto eu lia pausadamente e explicava. Foi uma aula de Teologia. Disse, também, que deveria ter sido testemunha ocular da ressurreição de Jesus. Novamente peguei a Bíblia e li em Atos 1:22, bem como em I Cor. 15:8. Li os escritos de Paulo em I Cor. 14:37, bem como Tes. 2:13.
Cristina, logo que terminei de ler Paulo, disse: – Neste sentido ninguém pode ser apóstolo nos dias de hoje.
Rebeca, não deixou por menos e falou, categoricamente: – É uma petulância um pregador da atualidade dizer que é apóstolo de Jesus Cristo.

Últimas

Etecs abrem inscrições para processo seletivo 2022

Etecs abrem inscrições para processo seletivo 2022

As inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão abertas para o ano letivo de 2022. Os interessados no devem se inscrever exclusivamente pela internet. As inscrições...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga