A Frita!

Certos apelidos ficam encravados na memória coletiva para sempre… Quem já não ouviu falar de Pedro, o Grande; de Ivan, o Terrível?
Na frota descobridora, em 1500, um dos capitães, da nau São Pedro era chamado de “inferno”. Outro navegador, dos primórdios, João Dias de Solis, era conhecido como “Bojes de Bagaço”.
O donatário Francisco Pereira Coutinho tinha o apelido de “Rusticão”. Diogo Alvares, o de “Caramuru”. Jerônimo de Albuquerque, povoador de Pernambuco era chamado de “Torto”. Pedro da Silva, que resistiu a Mauricio de Nassau foi apelidado de “o Duro”.
Nossa história registra o “braço de prata”, o “Velho”, “Cabrinha”, o “Onça”, “Pavão”, “Baiacu”, “Dom Bertoldinho Marreco Ripanço Capadócio de La Viga”! E por aí vai…
Pelo sacolejar da estrepitosa carruagem, a operação “lava-jato” está deixando muita gente fina com a pulga atrás da orelha… Todo santo dia a imprensa mostra à luz dos holofotes mais um finório espertalhão que vivia lavando a égua e seus burrinhos à sombra da Petrobrás!
Do jeito que a coisa vai, os azafamados agentes federais terão que mudar o nome da histórica operação e talvez, o ideal seja operação “lava-rato”!
Pelo tamanho do furdúncio, muita coisa ainda pode acontecer… E, quanto à Dilma, judiação! Parece que a cada dia que passa fica mais difícil para ela dizer que não sabia de nada, não viu e nem sentiu um cheiro estranho empesteando nosso céu azul anil. Uma pergunta surge, de repente: “o que a lindinha estava fazendo, tão distraída, lá nas cafundas mal-assombradas de Brasília, que nunca viu nadica de nada?”.
Sei não, mas pelo fuxico cavernoso que assombra a República tupiniquim e pelo tamanho da frigideira fumegante à espera, Dilma Rousseff passará à história como “Dilma, a Frita”!
Quem sobreviver, verá!

Últimas

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

Um ofício da OAB de Itapetininga enviado para autoridades indica provável operação irregular das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) alimentadas pelas represas no curso do rio Turvo em Pilar do Sul....

Cidade registra 300 casos de Covid na semana

Casos de Covid desaceleram, mas UTI segue 70% ocupada

Itapetininga está há duas semanas sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. O registro de novos casos também desacelerou, em uma semana foram confirmados 69 novos casos, uma média aproximada...

Escola Peixoto Gomide comemora 127 anos

Projeto “Falar é Bom” realiza palestras para jovens

O Projeto “Falar é Bom”, ação da Prefeitura de Itapetininga coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, retoma suas atividades presenciais, seguindo todas as medidas sanitárias, com foco no “Setembro...

Logística é aliada essencial do e-commerce

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga