A imortalidade da alma

Sócrates, o filósofo grego que viveu entre os anos 470 e 399 a.C., afirmava que o espírito do homem era mais digno de meditação do que a matéria. Os filósofos da época estavam preocupados com a matéria primitiva do universo. Sócrates, no entanto, preocupado com o espírito, asseverava que a morte não o destruiria totalmente, pois a alma é imortal. Não era ateu, como muitos pensam, mas acreditava em um Deus. Quanto à aprendizagem, dizia que as pessoas já nascem sabendo, basta um despertamento através de perguntas. Um dia, assim narra uma história a respeito dele, foi levado junto a sua mãe, que era parteira, ajudar em um parto difícil. Na hora, ele filosofou: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas vai ajudá-lo a nascer. Tentará diminuir a dor do parto. Se a minha mãe não tirar o bebê, ele morrerá, assim como a parturiente, logo, eu, como filósofo e mestre, sou um parteiro, uma vez que o conhecimento está dentro das pessoas. Eu só vou ajudar no nascimento deste saber. As pessoas já sabem, basta um despertamento por meio de perguntas. Este método de ensino, ele deu o nome de maiêutica.
A Bíblia ensina que a alma é eterna. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, no sentido espiritual. Fez o homem do pó da terra e soprou nas suas narinas o fôlego da vida, que é o espírito ou a alma. O corpo desfaz-se com a morte, que é a separação da alma do corpo. O homem foi criado para viver eternamente e é por isso que as células estão sempre se renovando, porém morre por causa de sua desobediência no início de sua criação. Deus, quando o criou, disse-lhe: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que delas comeres, certamente morrerás”. O homem, que era o representante da espécie humana, comeu e daí veio a morte para todos os seres humanos. Todos são pecadores. A morte é a separação da alma do corpo. O corpo, que é pó, volta a ser pó e a alma do convertido a Jesus, volta para o seu Criador, isto é, para o Paraíso.
Quanto ao conhecimento, a Bíblia afirma que Deus gravou no coração humano a sua lei. Até os homens que não conhecem a Bíblia, sabem o que é certo e o que é errado. Paulo, o apóstolo, diz: “quando, pois, os gentios que não têm lei procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos, pois mostram a norma da lei gravada no seu coração”.
Jesus, quanto à eternidade da alma, citou o caso da sarça ardente, quando Deus disse para Moisés: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. Os patriarcas já haviam morrido e Deus não disse que fora o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, mas que era o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, portanto eles estavam vivos na glória celestial, em espírito, esperando aquele Dia em que os seus corpos ressuscitarão. A alma é eterna e o homem sabe aquilo que é certo e o que é errado, uma vez que a lei do Eterno está gravada no seu coração. O homem vai para o inferno porque quer, pois, caso não quisesse, aceitaria Cristo como seu único e suficiente salvador. Jesus disse: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. O pecador, no entanto, prefere crer nos homens e nos anjos. Que pena!

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.