A Língua Grega e o Evangelho

No Seminário, preparando-se para o Santo Ministério, o estudante dedica-se ao estudo das línguas hebraica e grega, entre outras. O Velho Testamento foi escrito na língua dos hebreus e o Novo na dos helenos. Estuda-se, tanto uma como a outra para fazer uma interpretação correta, uma vez que a revelação divina é gradativa e Deus, na sua onipotência, revelou-se aos homens através desses dois idiomas.
Os apóstolos usaram o Grego Koinê, isto é, o “comum”. Não foi, como afirma o Dr. William Carey Taylor, a linguagem do povo comum, mas sim o grego comum a todo o povo. Jesus, segundo Taylor, falou, na Galileia, o mesmo grego que se encontra nos papiros do Egito e que Paulo, o apóstolo, escreveu em Corinto e usou na sua pregação em Roma. Jesus usou, também, o hebraico e o aramaico, assim como os seus discípulos.
Jesus, depois da sua ressurreição, num encontro que teve com Pedro, perguntou-lhe: “Amas-me? (Agapas-me?) O substantivo é “ágape”, mas o verbo é “agapao” e quer dizer amor. É o amor verdadeiro, puro. Pedro, quando, Jesus estava sendo julgado, chegou a negar-lhe três vezes. Demonstrou que não era um homem convertido. Cristo concedeu-lhe a oportunidade para que ele se redimisse. Pedro, no entanto, responde-lhe, usando o verbo “phileo” que exprime “ter afeição”, “gostar”. Gostar e amar, no grego, são coisas bem diferentes. Jesus, no entanto, aceitou a resposta e disse-lhe: “Aumenta meus cordeirinhos.” Cordeiro é filhote de ovelha. Jesus preocupou-se com as crianças. Foi ele quem havia dito numa certa ocasião: “Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque das tais é o reino dos céus.”
Perguntou-lhe Cristo, segunda vez, usando o verbo que exprime o amor verdadeiro. Pedro, novamente, responde-lhe, usando o verbo que denota afeição, gostar. O filho de Maria aceitou e ordenou-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. Apascentar é guardar, doutrinar, ensinar, alimentar e deleitar as ovelhas. O escritor, que é inteligente, já pode imaginar e dar asas à imaginação. O pastor não deve ser apascentado, porém apascentar, exercendo todas as funções do seu cargo, pois já é apascentado pelo sumo Pastor.
Na terceira vez, Cristo, como bom Mestre, mudou de tática para que o seu discípulo rebelde caísse em si e perguntou-lhe, usando o verbo “phileo”: Simão, filho de Jonas, amas-me? Tens afeição por mim? Novamente, numa relutância enorme, demonstrando ser o mesmo homem sanguíneo que era, respondeu, usando o mesmo verbo “phileo”: Senhor, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Aumenta as minhas ovelhas. Usei o verbo “aumentar”, uma vez que o texto grego assim sugere.
Depois desse diálogo, Jesus, o Mestre ressuscitado, profetiza a morte de Pedro e como ele glorificaria a Deus. Não deixou, no entanto, de usar as mesmas palavras que um dia usara, chamando-o para o ministério sagrado, como se encontra no início do Evangelho: “Segue-me”.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.