A Metafísica e Jesus ou Pilatos e a Verdade

A Metafísica divide-se em três partes, tais como: A Crítica do Conhecimento, que estuda a natureza, as possibilidades e os limites do conhecimento; a Ontologia, que estuda os princípios constitutivos do ser e as condições mais gerais de tais realidades; a Teodiceia, que estuda, à luz da razão humana, a existência, a natureza e a ação de Deus.
Tudo isso é bonito e destacado pelos filósofos. A Crítica do Conhecimento é também, chamada Noética ou Gnosiologia. O seu objetivo é determinar a natureza dos limites e das possibilidades do conhecimento. Como disciplina independente surgiu pela primeira vez, na filosofia moderna, com a obra de John Locke “Ensaio sobre o Conhecimento”. O verdadeiro sistematizador, no entanto, foi Kant com a sua famosa obra: “Crítica da razão Pura”. A análise mais profunda e rigorosa da questão gnosiológica foi realizada pela filosofia contemporânea por Nicolau Hartmann, representante mais autorizado da corrente fenomenológica.
O problema da crítica do conhecimento se desdobra em duas questões: A- somos capazes de conhecer a verdade? B- Qual é a extensão do conhecimento humano? Tudo isso que foi tratado no preâmbulo, é Filosofia, porém o objetivo é outro.
Sim, do ponto de vista teológico, tomando como base a Bíblia, podemos conhecer a verdade. Pilatos, quando julgava Cristo, além de outras perguntas, interrogou-lhe: “Logo tu és rei? ” Respondeu Jesus: “Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. ” Afirma João, o apóstolo, que Pilatos, depois, perguntou-lhe: “Que é a verdade? ” Não esperou a resposta de Cristo, mas, como assevera o evangelista, voltou aos judeus e lhes disse: “Eu não acho nele crime algum. ”
Que pena! Não temos a resposta de Cristo. Jesus, no entanto, bem antes do seu julgamento e condenação, disse: – “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. ” Pelas palavras do Mestre a verdade é uma pessoa e essa pessoa é ele mesmo, Jesus Cristo.
Jesus, quando defendeu a sua autoridade messiânica aos judeus, seus compatriotas, humanamente falando, disse-lhes: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. ” Cristo, quando os judeus lhe replicaram, ao dizer que eles eram livres, embora vivessem sob o jugo romano, disse-lhes: “Todo o que comete pecado é escravo do pecado. ”
Jesus, portanto, como Redentor, liberta o homem da pena do pecado, quando o pecador o aceita como salvador. Jesus, no presente, salva o pecador redimido pelo seu sangue da presença do pecado. Jesus, no futuro, salvará o seu discípulo da presença do pecado. O apóstolo Paulo afirma que os cristãos serão salvos da ira.
Jesus é a verdade que liberta.

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.