A morte de uma igreja

Vivo na época da saudade. Lembro-me de tudo. Lembro-me da infância e dos anos que não voltam mais. Daria tudo para viver com os meus pais que se foram tão jovens morar nos arcanos celestiais; minha mãe com trinta e oito anos e meu pai com cinquenta e seis. Que fatalidade! Como foi difícil estudar sem pais! Tento trazer à memória o que me dá esperança, porém não é fácil.
Quando eu tinha quinze anos, passando na Praça da Sé, em São Paulo, vi um vizinho de casa, vendendo um livreto. Ele era camelô. Ele falava alto, quase gritando, anunciando o livro. Dizia ele: Fala Rui: Elevação e queda da igreja…….O autor era o missionário. F. Paul Peterson. O Rui que o camelô se referia era o Rui Barbosa, o monossílabo da República. Todo mundo estava comprando e eu também comprei. Eu já estava no Seminário, portanto era seminarista.
A igreja, disse eu, jamais pode desaparecer. Lembrei-me, na hora, das palavras de Cristo, dirigidas a Pedro: “Pois, também, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Jesus afirma que Pedro era uma lasca de pedra da igreja, mas a igreja seria edificada sobre a declaração de Pedro: “ Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. ” Jesus é a pedra fundamental da igreja, como o próprio Pedro afirmou, no seu discurso, no dia de Pentecostes.
Depois, no Seminário, nas minhas matinas, lendo a Bíblia Sagrada, tendo como devocionário, a vida de Paulo, do escritor Huberto Rohden, li esta declaração: “Se o cristianismo não fosse melhor que a maior parte dos cristãos, seria blasfêmia designá-lo como obra de Cristo. Se a igreja fosse destrutível, certamente os cristãos já a teriam destruído; não o conseguiram, nem jamais o conseguirão- e é esta a prova máxima de sua divindade. “As portas do inferno não os prevalecerão contra ela. ”
Um dia, já formado, lecionando na E.E. Dom Bernardo Rodrigues Nogueira, onde fiz o Primário, a professora Raquel, esposa do Diretor, Sr. Pedro, disse: Há, na região da Bela Vista, uma Igreja que se transformou em Teatro. É um absurdo, o sr. não acha?
Depois, como o mundo dá muitas voltas, fui para os Estados Unidos e conheci o Reverendo Dr. Carl McItire.Ele escreveu um livro sobre “A morte de uma igreja”, traduzido para o Português pelo Reverendo, Dr. Israel F. Gueiros e pelo Reverendo Israel Gueiros Filho. Conta a história de uma igreja que morreu, pois deixou os fundamentos básicos do cristianismo.
Hoje, com tristeza, vejo muitos pretensos pastores, querendo matar a igreja de Cristo, pois não acreditam na inspiração plenária das Escrituras Sagradas. Não creem que é necessário manter a pureza da igreja, tanto na doutrina, como na vida de seus membros e por aí vai…
São religiosos que ouvirão estas palavras de Jesus, naquele dia: “Nunca vos conheci, apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade. ”

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.