A natureza castiga

No mês de fevereiro de 2022, houve muitas catástrofes, sem contar os rumores de guerras. Todas elas provocadas pela natureza. “Ela está enfurecida, pois foi e está sendo desrespeitada, ” como afirmam os entendidos. “Os homens cortaram as árvores centenárias do Amazonas”, dizem outros. “Tocaram fogo na flora do Pantanal, deixando o planeta mais seco”, afirma a reportagem das dez. “Tudo vai virar deserto”. Tudo isso ouço calado e, às vezes, nas minhas noites de insônia, indago: Por que, Senhor? Logo vem a resposta que está na Bíblia em Mateus vinte e quatro.
Diante de um homem que perdera a mulher, filhos e a casa onde morava, pois tudo foi levado pela enxurrada, lá em Petrópolis, um repórter perguntou: Qual é a sua sensação? Há perguntas que não se fazem. Há perguntas que não têm resposta. Há perguntas néscias? Diante da dor e do sofrimento, mais vale o silêncio do que o blablablá de um repórter. Os repórteres devem ter liberdade, mas não devem ferir com as suas perguntas. Qual seria a sua resposta, perguntei para alguns amigos? Carlos, que é cabo, disse que xingaria, num desabafo sem medidas, ofendendo o repórter. Maria, a Mariazinha, como é conhecida, disse que diria que a sensação era de tristeza, de dor e de desamparo. Pedro disse que diria que a sensação era mandar todo mundo para o inferno. Eu, confesso, não responderia, mas choraria e as lágrimas falariam por mim. Cada um tem uma resposta. Cada pessoa vê o mundo de um modo diferente. As personalidades são diferentes e todas elas devem ser respeitadas, “lembrando” que é difícil ser repórter! Coitado dos repórteres!
Fiquei sabendo que uma professora está ensinando aos seus alunos a fazerem aparelhos para medir a quantidade de chuva. Fiquei sabendo de outra que está ensinando aos seus alunos prever as chuvas. Uma outra está ensinando como medir a temperatura do tempo. Diante de tantos ensinamentos úteis, lembrei-me do ensino de Jesus e a sua exortação: “Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos? ”
Os fariseus e saduceus, tentando a Cristo, pediram-lhe que lhes mostrasse um sinal, vindo do céu. Jesus, como é onisciente, respondeu: “Chegada à tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis, na verdade, discernir os sinais dos tempos.
Hoje, como a ciência se multiplicou, cumprindo a profecia bíblica, o ser humano tem mais condições de prever o tempo. Cristo, na sua época terrena, como Deus encarnado, já advertira de todos esses problemas atuais, quer sejam climáticos, políticos e outros mais. O homem, no entanto, não acredita. Tudo indica que a volta de Jesus está próxima, assim como o fim do mundo. É necessário, portanto, que o ser humano se prepare para a segunda vinda gloriosa de Jesus.
Será que é a Natureza que está castigando ou Deus que é amor e Justiça? Sócrates, o filósofo grego, gostava de fazer perguntas. Nas perguntas ele usava a maiêutica e a ironia.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.