A Páscoa e o Sacramento da Eucaristia

Quando Jesus comemorava a última páscoa com os seus discípulos, instituiu o sacramento da eucaristia. Tomou o pão e abençoando-o, o partiu e deu aos discípulos e disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo que é partido por vós. ” Depois tomou o cálice e, dando graças, disse: “bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. ” (Mt. 26:28) Há muitas verdades nas palavras e no comportamento de Cristo que poderiam ser destacadas. Por exemplo: ele orou antes de comer; dividiu o pão com os seus discípulos; foi humilde, pois, tomando o pão, disse: “Isto é o meu corpo”; usou o pão asmo, isto é, sem fermento para ser um dos elementos da ceia; tomou o cálice, isto é, o suco da vide e não o vinho alcóolico, pois na páscoa, nos tempos idos, os judeus não comiam e nem bebiam nada fermentado; todos os discípulos beberam e não somente Jesus; por fim, terminou a ceia não chorando, prevendo o seu martírio, mas cantando um hino, todavia, poupando papel e tempo, deixo todas as verdades citadas para outra ocasião propícia e comento apenas esta verdade: “Porque isto é o meu sangue que é derramado por muitos para a remissão dos pecados. ”Mais uma vez Cristo demonstra a sua humildade, embora sendo onipotente, dizendo: “ isto é o meu sangue o sangue do novo testamento que é derramado por muitos para a remissão dos pecados. ” Dom Hélder Câmara, no seu livro “Mil razões para viver”, poeticamente, e em forma de oração, indaga: “Quantos de nós, Senhor, admitiríamos ser chamados de “isto”? ” Depois, Cristo afirma que o seu sangue é derramado por muitos para remissão dos pecados.
Orei, no recôndito do meu quarto, e indaguei: Como, Senhor, o teu sacrifício não é suficiente para salvar todos os homens? O apóstolo Paulo, teu discípulo, inspirado pelo Espírito Santo, não diz: “O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos para servir de testemunho a seu tempo? ” (I Tm. 2:6) Como entender os “muitos” das tuas palavras e os “todos” das palavras do apóstolo? Há contradições? Não acredito, Senhor. De fato, não há incoerência. Jesus fez um sacrifício suficiente para salvar todos os homens de todas as épocas, porém só é eficaz para aquele que crê e só crê aquele que tem fé e a fé é um dom de Deus. Em outras palavras: Só crê aquele cujo coração é aberto pelo Espírito Santo para entender as verdades eternas do Evangelho. O Pe. Antônio Vieira, o maior orador do século XVII, interpretando as palavras do apóstolo Paulo, afirmou: “Sim, morreu pelas almas dos predestinados, porque são almas que se hão de salvar, e morreu, também, pelas almas dos precitos, porque ainda que se não hão de salvar, são almas”.
Os Reformados ensinam que “pelo decreto de Deus e para manifestação da sua glória, alguns homens e alguns anjos são predestinados para a vida eterna e outros preordenados para a morte eterna. ” Caro leitor, se você crê apenas em Cristo para a salvação. Se você gosta de ouvir a Palavra de Deus. Se você procura seguir os ensinamentos de Jesus, então você faz parte dos “muitos” pelos quais Cristo derramou o seu sangue. Se eu estivesse pregando numa igreja, usaria o método arminiano e diria: Entregue-se hoje mesmo a Cristo e passe a desfrutar da salvação e não da ira divina. Jesus disse e o apóstolo do amor registrou no seu evangelho: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. ” Observe, caro leitor, que o verbo “ter” está no presente e não no futuro, pois você já passa a gozar da glória celestial. Prepare-se numa igreja para morar nos tabernáculos eternos, uma vez que o céu é um lugar preparado para um povo preparado.
Feliz Páscoa!

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.