Senhor, graças te dou pela vida, pela alegria de viver, pelos sonhos que tenho, pelas esperanças que animam a minha vida. Tenho, no entanto, medo da pressa que aumenta a velocidade dos carros, dos trens, dos aviões, das motos, mas diminui os anos de vida dos homens. A vida é boa, porém a pressa tem aumentado a minha tensão, o meu nervosismo, arrefecendo o meu amor pelos outros que não me amam, porque são frutos da mesma pressa. Não há tempo para conversar, namorar, dialogar, trocar ideias e meditar. Estão todos correndo, Senhor.
Os que dirigem os autos e as motos correm e ultrapassam nas ruas pela direita, pela esquerda, cruzando, costurando, atropelando, batendo, matando as crianças, os idosos, ficando aleijados, cheios de pinos e alguns morrem no tempo e fora do tempo. Como correm! Como empinam! Como zombam das lombadas e das placas dos 30 quilômetros! Riem dos secretários de trânsito. Tenho medo dos que correm, protegidos pelo aço e se esquecem que até o ferro é terra e da terra e vira pó. O pregador já dissera que o ouro, o diamante e a pérola, tudo é terra e da terra. Tu disseste, Senhor, para Adão que o homem é pó e vira pó. Por que, Senhor, o homem quer que o seu corpo vire pó antes do tempo?
Os homens não possuem tempo para amar, visto que estão sempre correndo. Como correm, Senhor! Correm e lutam numa concorrência desleal, desumana e sem medidas. Correm para lá e para cá. Correm sem destino, mas correm e como correm! Por que Senhor, os homens correm? Por que os homens têm pressa? Pressa de quê e para quê? Tu não me respondes, uma vez que já tu colocaste na minha alma a resposta: Os homens correm para a vida eterna e não para a vida terrena, que é curta. Por isso, Senhor, apesar de eu ter medo da pressa dos outros, eu aceito, porque com a pressa o teu reino é aumentado e o dele, que é um lago de fogo, também. Livra-me, Senhor, da pressa e dos apressados em nome do teu Filho Jesus Cristo. Amém
Post scriptum: Eis as palavras de Cristo para você entender a expressão “o dele também ”: -Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida… ” Há dois destinos para a alma, caro leitor. Leia João 3:36 e Apocalipse 20:10. Está na Bíblia.
OBSERVAÇÃO: Atendendo ao pedido do Sr. Francisco.
Você notou, Francisco, como empreguei o gerúndio, que é uma forma nominal? Não é errado. É um “cacoete”, no entanto, como um gramático afirmou, usar o gerúndio, como nesta construção: “ Não pude estar comparecendo”. Surgiu, no entanto, aqui no Brasil, esta esquisitice e muitos dizem, como se estivessem falando chique e dizem: eu vou estar resolvendo o seu problema. É muito mais fácil dizer: eu vou resolver o seu problema. A esquisitice é usar o verbo “estar” seguido de outro verbo no gerúndio. Entendeu? Em Portugal eles usam a seguinte estrutura: Preposição “a” mais infinitivo: Estou a dançar. No Brasil se diz: Estou dançando. As duas formas estão corretas e são equivalentes.
Falecidos da Semana
13 DE DEZEMBRO DE 2024 ESTELA DE ALMEIDA ESPOLAOR DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 13/12/2024 ÀS 00:38 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 100 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIUVA DO SR. MARIO ESPOLAOR...