A Revelação

Uso o substantivo revelação no sentido de se tornar conhecido, visível ou patente. O escritor da carta aos Hebreus afirma que “Deus, havendo outrora, falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho.” (Heb.1:1) Acabaram-se as revelações por meio de sonhos, visões e aparições.
Deus comunica aos homens a sua existência e vontade por outros meios. Louis Berkhof, o teólogo, no seu livro de Teologia Sistemática, afirma que Deus usa de quatro recursos para se revelar aos homens:
O primeiro é através da criação. Aliás, o salmista Davi, no salmo dezenove, inspirado, diz:- “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos.” Repare que os céus proclamam e o firmamento anuncia. Proclamar e anunciar são verbos que exprimem revelação. O apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, ensina a mesma verdade, quando diz que os atributos invisíveis de Deus, tais como a sua divindade e o seu poder são claramente reconhecidos por meio das coisas que foram criadas. (Rom. 1:19)
A segunda é através da consciência. A lei divina está gravada no coração dos homens. O ser humano sabe o que é certo e o que é errado. Paulo, o apóstolo, afirma que os gentios, que não possuem leis, agem de acordo com a lei divina, porque a possuem gravada no coração.(Rom.2:14)
A terceira é por meio da Bíblia, livro inspirado por Deus. Jesus, referindo-se a Palavra escrita, disse aos saduceus: “Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Destaca o Mestre duas causas do erro: Ignorância das Escrituras e da Onipotência Divina. Paulo, o discípulo de Gamaliel, chamado para ser apóstolo no caminho de Damasco, escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (II Tim.3:16)
A quarta e a última é a revelação pessoal de Deus através de Jesus. João, o secretário do coração sagrado de Cristo, escreveu: “No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.” (João 1:1) O vocábulo verbo é a tradução do “Logos” no Grego. Verbo é um dos nomes do Messias. João, na sua declaração, ensina três verdades a respeito de Jesus: a eternidade, a sua personalidade e a sua divindade. Ele é eterno, porque antes do princípio, já existia. Ao dizer que ele, Cristo, estava com Deus afirma a sua personalidade distinta do Pai. A sua divindade é expressa pela declaração: e o Verbo era Deus.
Não precisamos de sonhos e aparições, já temos tudo.

Últimas

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.