A Sociologia e a Igreja

Augusto Comte foi o criador e fundador da Sociologia. Foi ele quem usou pela primeira vez, em 1838, a palavra Sociologia a fim de designar uma divisão de sua obra intitulada “Cours de Philosophie Positive”. Os estudiosos do assunto afirmam que “é a ciência que trata da origem e da evolução da sociedade humana e dos fenômenos sociais, do progresso da civilização e das leis que controlam as instituições e funções humanas”.
Não me lembro da data precisa, mas foi na década de 1960 ou 1970 que surgiu a prática de afirmar que Jesus seria, caso vivesse no mundo, um “hippie”, isto é, “um não conformista, rompendo com a sociedade tradicional, principalmente no que respeita à aparência e aos hábitos de vida e por um enfático ideal de paz e amor”. A influência foi tão grande que invadiu alguns seminários reformados. Os novos “ministros”, com o objetivo de aumentar o número de fiéis, passaram a imitar o mundo “hippie” com as suas manias, para não dizer concupiscência, que é um linguajar bíblico.
No ano de 2010, escrevi, num jornal protestante, linha fundamentalista, um artigo sob o título: Culto Solene e a Igreja. Na época, ouvi um seminarista, de uma comunidade tradicional, afirmar, na igreja, que se Jesus vivesse hoje, pregaria com cabelos e barba compridos, calça jeans rasgada na coxa, tênis, camisa fora da calça e algumas tatuagens pelo corpo. Achei que o jovem seminarista possuía uma ideia muito fértil e profana. Hoje, vejo tudo isso em várias igrejas.
Logo, não muito depois, conheci um pastor que fazia sucesso, pregando com uma camisa florida, fora da calça e que caminhava de um lado e do outro da plateia, pois assim fizera, onde havia um púlpito. Andando de um lado para o outro desviava a atenção do povo e a sua roupa florida levava o ouvinte para outras paragens terrenas e não celestiais.
Na época, vi em alguns muros da cidade a figura de Cristo, que é conhecida por algumas igrejas, como se fosse um “hippie”, isto é, cabelos e barba compridos e embaixo a frase de Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”. Depois, do lado, o símbolo “hippie” e o dístico “paz e amor”.
O templo que era de Deus, casa de oração, também foi sendo mudado e modificado. Onde havia púlpito e a mesa do Senhor, com a frase “ fazei isto em memória de mim” desapareceram e o local se transformou num palco com bateria, guitarra e teclado. Tiraram os bancos da nave do templo e colocaram cadeiras, como aquelas que se usam no cinema. O povo de Deus, sacerdócio real, nação santa, como afirmou o apóstolo Pedro, foi aceitando todas as modificações como cordeiros e ovelhas mudas.
É verdade que o culto tem aparência de culto, mas, não é culto, pois não tem a participação ativa de todos. Os membros mais antigos sentem a diferença e muita saudade dos tempos de outrora… Jesus disse: “É impossível que não venham escândalos, mas aí daquele por quem vierem. ” Será que o fim chegou, isto é, dos tempos, conforme profetizou Cristo? Leia Marcos 11:15. Será que o sal se tornou insípido? Leia Mateus 5:13. “Batalhe pela fé que uma vez foi dada aos santos. ” (Judas 1:3)

Últimas

Casos de Dengue chegam a 209 em Itapetininga

Cidade passa de 900 casos de Dengue em três meses

Nos três primeiros meses deste ano, Itapetininga já contabilizou 914 casos de Dengue, um aumento significativo em relação ao total de 574 casos registrados em todo o ano de 2023....

Vendas de ovos de Páscoa devem aumentar apesar dos altos preços

Consumidores devem ficar atentos às compras de Páscoa

Com a Páscoa se aproximando, consumidores estão em busca dos tradicionais ovos de chocolate e demais produtos típicos da data. Porém, é importante ficar atento às práticas comerciais, alerta o...

Os sinos que cantaram a dor e a alegria já não tocam mais

Cras Itinerante estará em abril nos bairros rurais

O CRAS Itinerante leva, no mês de abril, orientações e prestações de serviços para os bairros rurais de Itapetininga. A unidade móvel orienta as pessoas sobre transferência de renda, Bolsa...

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

A prática esportiva é fundamental para o crescimento saudável de crianças e jovens, e também para os adultos se manterem saudáveis, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também contribuindo para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.