A Verdade e Martinho Lutero

Carlos, filho do Sr. Clementino e D. Glória está fazendo Teologia. Chegou à conclusão, depois de tentar passar em vários concursos públicos e não ser aprovado. Não é vocacionado, mas acha que com o tempo se adaptará a nova função, caso conclua o curso livre de Teologia. – Fulano deu-se bem, eu que sou mais esperto me darei, dizia ele consigo mesmo, não dando nome aos bois.
Tem muitas dúvidas quanto à Cristologia. Ele me procurou e fez as seguintes perguntas, tomando como base a declaração de Cristo:- “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito…” (S. João 3:16)
Indagou Carlos: – Se Jesus é Deus e Deus é eterno, como Jesus é Filho Unigênito? Jesus teve um princípio? Jesus é um deus menor?Fez várias perguntas, caro leitor, porém a resposta é uma só. Tem que fazer exegese do texto e Cristo é a exegese, isto é, a explicação de toda Bíblia.
– Há teólogos hereges, Carlos, disse eu, respondendo, que ensinam que a filiação unigênita refere-se à criação de Cristo, por isso, dizem eles, que Jesus seria um deus menor. A palavra grega é “monogene” e, analisada à luz do idioma original, quer dizer da mesma espécie, isto é, do mesmo “gene” da mesma natureza. Jesus, em outras palavras, é singular, único, com a mesma natureza de Deus. Jesus é tão divino como o Pai.
– A expressão paulina em Colossenses 1:15 “ primogênito da criação”, tem o mesmo sentido teológico, disse eu. A palavra “protokokos” usada por Paulo e aplicada a Cristo não tem, como afirmam os teólogos ortodoxos, a ideia temporal, do tempo de nascimento, mas é, antes de tudo, um título de honra. O texto ensina que Jesus é antes de todas as coisas. Jesus é o Criador de tudo, portanto, Jesus é Deus.
Depois, Carlos falou que o seu professor de Teologia afirmou que na próxima aula vai falar dos ofícios de Cristo. Ele, rindo, com ar de superioridade, disse: – Eu sei que Jesus foi carpinteiro, como José.
– Não, Carlos, o seu professor quis dizer que Cristo exerce, como nosso Redentor, três ofícios, isto é, funções, tais como: profeta, sacerdote e rei.Como profeta ele nos revela a vontade de Deus para a nossa salvação; como sacerdote ele se ofereceu a si mesmo em sacrifício para satisfazer a justiça divina e nos reconciliar com Deus e, como rei, ele nos sujeita a si mesmo, governando-nos e protegendo-nos, contendo e subjugando todos os seus e os nossos inimigos. Leia o Catecismo de Westminster, pois facilitará o seu entendimento, disse eu para o Carlos. Por fim, ele disse: O senhor falou grandes verdades para mim, embora, disse ele, Lutero, afirmou que a verdade causa rumor em toda parte. O Sr.é corajoso!

Últimas

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores aptos a votar, segundo dados apurados pelo Cartório Eleitoral de Itapetininga. Os dados dizem respeito até a data de 24 de abril de 2024. O cadastro...

CORREIO POLÍTICO

CORREIO POLÍTICO

Partido Novo Pela primeira vez com um diretório em Itapetininga, o partido Novo vem com uma chapa de 20 pré-candidatos a vereador. E já começou demonstrando força política: filiou os...

Defesa Civil do Estado emite alerta de calor intenso

Quarta onda de calor atinge Itapetininga e região

Itapetininga e região estão enfrentando a quarta onda de calor durante deste ano, caracterizada por temperaturas elevadas durante o dia e noites mais frescas. A onda de calor é causada...

Mulher morre em grave acidente de moto

Mulher morre em grave acidente de moto

Uma mulher de 36 anos, identificada como Tarciana Teixeira de Deus, morreu na madrugada desta quarta-feira, dia 28 num grave acidente de moto. A vítima pilotava uma motocicleta quando colidiu...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.