Agenda – 09/06/2020 – Ivan Barsanti

(publicada originariamente no sábado, 12 de março de 2005 no “Correio de Itapetininga”, página B4 e republicada agora em homenagem ao Dia dos Namorados)

“Footing” marcou gerações no Largo dos Amores.

Convidados pelo jornalismo da TV – TEM, Alberto Isaac e este redator, fomos entrevistados para contar nossas impressões sobre o Largo dos Amores, ou melhor, como é bem mais conhecida a Praça Marechal Deodoro.

Impressões do passado, evidentemente, pois o Largo, assim como todo o Centro, hoje chama do de “Velho”, perdeu todo seu antigo esplendor social. E no momento da entrevista Alberto e eu, ficamos melancólicos. Pois é… As coisas mudam. Mas como é difícil aceitar estas transformações.

O Largo dos Amores era o “coração” da cidade e seu auge ocorreu nas décadas de trinta, quarenta e cinquenta.

O giro tradicional ao redor da fonte (esta última, data de um mil, novecentos e cinquenta e oito), quando jovens e adultos (desde que fossem solteiros; esta era a condição) procuravam seus lugares nos quatro “grupos de giro”.

Bem próximo a Fonte, as moças de classe média e média alta; depois os rapazes de mesma faixa social.

O terceiro grupo, as moças de nível econômico inferior, trabalhadoras manuais e por último, rapazes e homens já feitos, também de condição econômica inferior. Mesmo assim, todos convivendo no mesmo espaço social: o Largo. Aos sábados e domingos, à noite, era sempre mágica. Os “flertes” (não existia, nem em sonho, o “ficar”, pelo menos não era transparente). As dez horas da noite, o Largo ficava deslumbrante, principalmente quando as pessoas saiam dos quatro cinemas (isto na década de cinquenta) aumentavam o “giro”. Que logo depois ia esvaziando por causa dos bailes nos clubes: Venâncio Ayres, Recreativo e Treze de Maio. Os bares e restaurantes ao redor, sempre lotados. E os grandes comícios políticos: Jânio Quadros, Adhemar de Barros, Juarez Távora, Eduardo Gomes, todos, candidatos a presidente do Brasil em diversas épocas. Atraíam multidões no Largo. Fazem parte do seu folclore.

Falo sempre, para visitantes que há muito não vem para cá, e que aqui passaram sua mocidade. “Sempre dá uma saudade daquele tempo quando o charme da cidade estava naqueles encantadores “giros” de moças e rapazes”.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.