Agenda (455)

Homenagem
No último vinte e seis de setembro, vários acadêmicos integrantes da Academia itapetiningana de Letras foram conversar e matar saudades do médico dermatologista José Maria Gonçalves Bastos, o “Doutor Bastos”, um dos fundadores da Academia, em sua residência, entre estes (esquerda para direita): Carlos José de Oliveira, o Carlinhos; Eunice Ferreira Granato, a Nicinha; Maria Cecília Fontes Pereira e José Maria Gonçalves Bastos, o “Doutor Bastos”.

Bola
Dizendo não estar chateado com a apagada atuação do Corinthians Paulista no quase terminado Campeonato Brasileiro de Futebol, o corintiano Guy Oliveira, proprietário da “Terabyte Informática”, em Vila Nova, aqui, comentano: – “O Corinthians ganhou quase tudo em 2012, inclusive o Mundial de Clubes e até o Campeonato Paulista de Futebol neste ano. Foi até natural, que não se dedicasse tanto no chamado “Brasileirão”. Aliás, o mineiro Cruzeiro vencedor do certame foi o menos pior dos times que concorreram ao campeonato nacional, de tão medíocre que está o atual futebol brasileiro. Com exceção do Corinthians – Timão é lógico. Só o contrato pago para adquirir o Pato, de quarenta milhões de reais daria para pagar mensalmente os vinte e dois jogadores do time (mineiro) do Cruzeiro.”

Aeroplano
Procurador federal aposentado, Inegy de Oliveira que é candidato a presidente do Clube Venãncio Ayres na próxima eleição de abril, comentando que muitas vezes teve vontade de ir com a esposa – para a Europa, mas o medo de avião o desanimava. Segundo Inegy:- “Quando trabalhava no INSS daqui, e tinha que ir a Brasília a serviço, logicamente o transporte mais rápido era o avião. Eu suava frio, sentia tontura e mal estar quando entrava num deles. E olhe que o percurso São Paulo – Brasília era apenas duas horas (por aí). Imagine então voar doze horas de São Paulo a qualquer país europeu. Dá muito medo. Muio, apesar de ser um transporte seguríssimo. Algum dia irei”.

Mestre
Causou comoção no professorado itapetiningano, principalmente entre os já aposentados o falecimento do professor Domingos Portella, setenta e quatro anos de idade, de Língua Portuguesa, entre outras, ocorrido na penúltima terça-feira, doze, às seis horas da manhã. Domingos era uma pessoa conhecidíssima na comunidade itapetiningana pela sua devoção profissional ao magistério, pela lealdade entre amigos e colegas de profissão e soliedariedade. Formado em 1956, pelo Curso Normal (hoje magistério) professor primário (hoje cinco séries, íniciais do ensino fundamental) pelo Instituto de Educação Peixoto Gomide, e depois em Letras pela Faculdade da Assosciação de Ensino daqui, Domingos Portella lecionou em vários lugares como: São Paulo, Capão Bonito e principalmente aqui. Entre outros atividades fazia parte do “Seresteiros do Divino” e integrante do grupo itapetiningano “Vamos ao Teatro”, assim como pelos orfeões (canto coletivo) do “Peixoto Gomide”, na época da regente Ana Zilpha Casimiro, nas décadas de 1950 e 1960. No velório, emocionada, a professora Adelaide Franco disse: “Portella vai agora dar aulas no céu”.

Saúde
O jovem médico neocirurgião, o itapetiningano Francisco Otávio Camargo Pereira, filho da saudosa Rita Camargo Pereira e de Abel Pereira, médico cardiologista, está trabalhando na clínica do seu pai, Abel, na rua Coronel Pedro Dias Batista.
Do sul
Marly Larizzatti Bueno aproveita suas férias na Diretoria Estadual de Ensino, onde trabalha, a partir de nove de dezembro e segue junto com o marido José Antonio Bueno (gerente aposentado do Banco do Brasil) para delícias de Montevideo e Punta Del Este, no Uruguai. E na volta, Marli – José Antonio podem ainda visitar as cidades históricas (Ouro Preto, Mariana, Sabará, São João del Rei, Tiradentes e outras). Para Marli, as cidades históricas são o retrato do Brasil do século dezoito”.


O jovem itapetiningano Alexandre Gustavo Camargo Mello Ferreira, vinte e seis anos de idade, filho de ana Camargo Mello e Milon Ferreira Junior, amobos aposentados e ex-bonespianos, formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda, a Esamc, de Sorocaba, (com especialização em Gestão em Propaganda) seguiu no último cinco (novembro) para a longinqua Dublin, na Irlanda, onde ficará por seis meses aperfeiçoando o idioma inglês e possivelmente realizando cursos de propaganda. Alexandre Gustavo comunica-se quase diariamente com a mãe Ana Mello atraváes das cabines de telefonia públixa existentes nas ruas de lá. E já mandou via email uma foto sua ao lado da estátua de James Joyce, um dos mais famosos escritores do século vinte e nascido em Dublin.

Nesta data
Os oitenta anos de existência da itapetiningana Maria Margarida Piedade Novaes (do clã Piedade daqui e viúva do saudoso médoco Paulo Dias Novaes, ex-prefeito de Avaré e ex-depentado estadual) na fazenda da família, em Avaré, interior paulista, no penúltimo sábado, dezesseis. A festa reune familiares, amigos e Margarida e a participação musical dos “Trovadores Urbanos”, de São Paulo, composto por três filhos da aniversariante que herdaram o D.N.A. musical da mãe. Margarida Piedade, a Margô, em 1954, ano do Quarto Centenário deSão Paulo, foi eleita pela Rádio Nacional paulista “A Mais Bela Voz do Centenário”, num concurso em que se inscreveram centenas de candidatos. Um dos filhos de Margô Piedade é atualmente prefeito de Avaré, o alcaíde “Pôio” Novaes (Paulo Dias Novaes Filho).

Que bom!
Wancley Sacco, diretor de escola da rede estadual de ensino aqui, contente da vida porque a escola que dirige, a “Modesto Tavares de Lima” foi uma das premiadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo num projeto do tipo “Mais Cultura” e por causa disso dezenas de alunos da sexta série do ensino fundamental foram para São Paulo assistir um concerto sinfônico na Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, com o famoso João Carlos Martins atuando como regente e também na Pinacoteca do Estado. Tudo isso no bairro da Luz – Segundo Wancley muitos desses alunos nunca tinham ido a capital paulista.Nunca”.

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.