Agenda – 459

Reunião
Em recente encontro nesta cidade (esquerda para direita): o casal Angélica-João Fernando Camargo, ele, cirurgião dentista; Cláudio Barsanti Wey, médico dermatologista e Clóvis Camargo Júnior, cirurgião dentista.

Gala I
“É muita emoção …” foi assim que o homenageado da noite, o ex-prefeito (1977-1980) e várias legislaturas como vereador Antonio Fernando Silva Rosa, iniciou seu discurso de agradecimento na penúltima sexta-feira, treze, no lotado auditório da Câmara Municipal desta cidade, quando recebeu a medalha “Júlio Prestes de Albuquerque”, projeto do vereador Mauri de Jesus e aprovado pelos vereadores da casa. Na mesma noite em que o homenageado, o itapetiningano (da gema) Antonio Fernando completava setenta e cinco anos de idade, em sua oração ele historiou um pouco da sua dinâmica vida. Filho de tradicional família itapetininganos (seus pais: Benedita Silva Rosa e Francisco César Rosa), cursou o ensino primário no então grupos escolares: “Major Fonseca” e “Fernando Prestes”, o ginasial e o cientifico no então Instituto de Educação “Peixoto Gomide”. No centenário “Peixoto”, Fernando Rosa relembrou das excelentes atuações de professores como a do casal Circe – Graco Augusto da Silveira Santos, professores de Língua Portuguesa; João Salem, de Matemática; Carmem Legaspe Moucachen, de inglês; Átila de Castro Rios, professor de Educação Física, entre outros.

Gala II
Sempre emocionado em seu discurso Antonio Fernando da Silva Rosa no auditório da Câmara Municipal, lembrou muito da sua infância e juventude. Segundo ele, a política já estava no seu sangue e desde menino já trabalhava nas campanhas de Antonio Vieira Sobrinho (o lendário “coronel Toniquinho”) para disputa de deputado estadual e federal. Mencionou várias vezes seus filhos: o vereador e ambientalista Fernando Silva Rosa Junior, Valéria Galhego Rosa e Ana Cristina Galhego Rosa; seus irmãos: Francisco Rosa (Chiquinho), Maria Nazareth Rosa Rezende, Maria de Lourdes Rosa, Maria Eulália (já falecida) e Maria Alice (que não pode estar presente), além dos netos, sobrinhos e cunhados como Antonio Belizandro Barbosa Rezende, diretor da escola “Peixoto Gomide” nas décadas de cinquenta, sessenta e setenta e Adelaide Rosa. Fernando Rosa citou muito o prefeito (já falecido) Walter Cury, um dos melhores (ou o melhor) que itapetininga já teve, segundo ele. No final da solenidade a banda municipal “Edil Lisboa” não deixou de executar “parabéns pra você” para Fernando.

Saber
Filho da professora Maria do Carmo (Terra) e do saudoso Pedrinho Rodrigues, o itapetiningano Cassiano Terra Rodrigues professor doutor de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica no bairro das Perdizes em São Paulo foi entrevistado por uma das mais conceituadas revistas deste país, em seu ramo – a “Filosofia (Ciência & Vida)”, número oitenta e oito, editora Escala, São Paulo, novembro 2013. Em nove páginas, o itapetiningano Cassiano expõe suas ideias sobre vários assuntos, principalmente educacionais. Cassiano Rodrigues coloca que, em relação a disciplina Filosofia – “O Estado impõe (obriga ou quase isso) o curriculo básico de autores e temas (não dando oportunidade de escolha pelo professor). Então como um professor sem autônomia, salário ruim, desvalorização social, descontentamento pela profissão pode formar cidadãos autônomos? Como pode?” Mãe de Cassiano, Maria do Carmo guarda tudo que sai na mídia paulistana (e até nacional!) sobre o filho. E que não é pouca coisa …

Lembranças
Filha de Paula Cristina (Duarte) e do empresário Temistocles Cordeiro (“Tacar Veículos”, aqui), a jovem Victória Duarte Cordeiro (que chegou dos Estados Unidos, recentemente, onde estudou Inglês, por alguns meses) e neta de Rosemary Bárbara de Castro Lyrio Duarte e do saudoso Irineu Gonzaga Duarte não resistiu e escreveu sobre o avô materno, emocionando batante a avó Rose (por ocasião do aniversário de falecimento do empresário Irineu). Alguns trechos da escrita da jovem Victória vão aqui – “Acordar e lembrar que estou doi anos sem você … a saudade é muito grande … não é fácil … a dor aumenta a cada dia. Ter sido sua neta foi o melhor presente de Deus. Que privilégio conhecer … viver com você “vô” Irineu, pois com toda certeza é a melhor pessoa do universo. A vida continua, coisas aconteceram mas você nunca deixou de ser lembrado, continua e continuará fazendo sempre parte de nossas vidas. Queria escutar sua voz ou simplesmente dar um abraço”.

Mérito
A psicóloga Ana Maria Basile Martins Rezende terminou no último sete, deste mês, curso de Neuropsicologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, U.S.P., em Pinheiros, SãoPaulo. Mas Ana Basile não para. Em 2014 inicia um curso de Reabilitação Neuropsicológica na própria Universidade de São Paulo.

Memória
Faleceu em Sorocaba aos oitenta e oito anos de idade João Tonon Pereira, durante muito tempo diretor da Escola Estadual “Sebastião Villaça”, em Vila Rio Branco (ex- Paquetá), entre outras.

Retorno
Supervisora de ensino já aposentada (em 1986), a mestra Alda Simões Rosinha de Oliveira depois de algum tempo residindo em São Paulo, volta a morar aqui, trazendo consigo a filha Aldinha e o neto. Que bom!

Bodas de rubi
No último nove (dezembro) o casal Erzi (Paes Barsanti) – Alfredo de Paula Neto, ela, professora, ele, funcionário do Banco do Brasil, ambos aposentados, comemoraram quarenta anos de casados, viajando para Gramado, Rio Grande do Sul para ver e rever o “Natal Luz”.

Birthdays
Mudou e mudam de idade ontem, dezenove, quinta-feira, a médica pediatra Maria Lúcia Fernandes Haidar; hoje, vinte, sexta-feira, José Roberto Mariano (residente em São Paulo, mas sempre aqui); domingo, vinte e dois, o advogado trabalhista Fábio Regino Sacco; dia vinte e três, segunda-feira, Jeferson Biajone e Laércio Pegoretti e terça-feira, vinte e quatro, Maria Nazareth Rosa de Rezende.

Últimas

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Nesta quarta-feira, dia 16, durante patrulhamento da Operação Itapê + Segura, equipes da Guarda Civil Municipal de Itapetininga prenderam um suspeito nas proximidades de uma escola municipal na Vila Mazzei....

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga