Agenda – 462

Econtro
Um pouco antes do Natal, na chácara do casal Sucli- Roberto Camargo, aqui, festa de confraternização das amigas: Cecília Placo, Thereza Branco, Maria Lúcia Tórcia, Walquiria Aleixo Machado, Rose Lyrio, Lica Labate, Helenice Ramires, Márcia Ramos Pereira (e não necessariamente em sequência): Marta Cecília Cunha, Elza Yunes, Genebra Cardenuto, Sonia Quintela, a anfitriã Sueli Camargo, Zilda Nastri, Wilma Camargo e Maria Helena Marinho.

 

Cultura
Um dos livros que tiveram boa saída neste Natal na Livraria Nobel, do Itapetininga Shopping, foi o “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”, de autoria do jornalista Leandro Nartoch, de São Paulo, editora Leya, 2013, edição ampliada (novos textos e novos personagens). Segundo o próprio autor:- “Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico como o daqueles estudiosos burocráticos e quer ser sim uma provocação”. E segundo ainda o autor Leandro Nartoch:- “É uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos”. Como o próprio título indica, o livro “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil” mostra versões não tão conhecidas da história pátria. Analisando vinte e quatro personagens históricos (desde o Descobrimento até o séulo vinte) e faz afirmações como: “O líder dos escravos Zumbi tinha escravos”; “Santos Dumont não inventou o avião”; “o escultor Aleijadinho é um personagem (invenção) literário”; “Quem mais matou índios (brasileiros) foram os próprios índios (brasileiros)”. E por aí vai …

É ele
Para o deputado estadual Hamilton Pereira, do Partido dos Trabalhadores, região de Sorocaba:- “O PT paulista “acertou em cheio” ao indicar o atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha como candidato do Partido ao Governo do Estado de São Paulo na próxima eleição”. Segundo Hamilton, o ministro e médico Alexandre é um homem dinâmico, íntegro e realizador (vide o projeto “Mais Médicos”). É paulista (paulistano) e conhece muito bem os problemas do Estado.

“Réveillon”
Bastante animada a passagem do Ano Novo na residência de Cláudia (Tardelli) – Oswaldo Moraes Júnior, o “Gauchinho”, sempre perfeitos como anfitriões. Entre os participantes: Letícia (Piedade) – Antonio Lauro de Mello Moraes, o “Lalo” (da TVI); Rita e José Rubens Leonel, o “Chacrinha”, publicitário; Maria José (Zezé) e Lúcio Piedade (aposentado do Banco do Brasil local), Silmara Piedade e Fábio Silveira Campos, ela, especialista em educação especial em Tatuí e ele, repórter-cinematográfico da TV TEM, daqui, Fábio Tardelli Moraes (filho de Cláudia-Oswaldo). Todos assistiram a queima de fogos que surgiram do Clube dos Bancários próximo da casa dos anfitriões.

Ano Novo
Movimentado o “réveillon” na redisência do casal Gisele (Quarentei Cardoso) – Flávio Augusto Vasconcellos Ferrari Filho, ela, dentista ele, egenheiro da Sabesp, daqui, na casa da rua Antonio Cerqueira, região dos Bancários. Entre os presentes: a dentista Renata Ruiz Claro da Silva, Luciana e Luís Fernando Galvão Ferrari, ele dentista e professor do curso de especialização em Saúde Bucal na Universidade Aberta do Brasil, a UAB, aqui, os jovens Pedro Cardoso Ferrari, Mariana Cardoso Ferrari, Lorena e Bruno Cheque Mercadante. Os presentes assistiram no cruzar dos ponteiros, anunciando a meia noite, a queima de fogos vindos de residências próximas, que iluminaram a rua e região.

Continente
Ainda neste primeiro semestre o casal itapetiningano, a acadêmica Maria Cecília (Fontes) – Theotônio Alffonso Pereira Junior seguem para Joannesburgo, África do Sul para visitarem a filha Fabiana, o genro Aksel Krieger e netos, que residem lá ..

Birthdays
Mudaram e mudam de idade: ontem, dia nove, Amauri Elias Xavier, presidente do Sindicato Rural, aqui; amanhã, sábado, onze, Luiz Gonzaga Lisboa Rolim, advogado; Waldomiro Benedito de Carvalho, o “Chuca”, assíduo frequentador do “Senadinho”, na entrada do Clube Venâncio Ayres e tradicional viajante (para que país e continente, Waldomiro irá este ano?); no domingo doze, Lineu Ferreira Cerqueira, aposentado do Banco do Brasil, local e na segunda-feira, treze, o engenheiro agrônomo Felipe Campos Vieira, atualmente trabalhando no Rio Grande do Sul.

Champagne
O dentista e construtor Iraí Barsanti de Camargo (residente no Jardim Colombo) passou o “réveillon” na festa do casal Maria Antonieta Bueno de Camargo a Nêta, e Calil Vieira de Camargo, promotor estadual de justiça, na casa da rua Paulino Corrêa, Parque da Lagoa (antiga Lagoa Sêca).

Tropical
Nestas últimas quatro semanas (duas finais de dezembro e as duas iniciais de janeiro) Itapetininga está parecendo uma cidade do litoral paulista tanto pelos constantes dias solares (com trovoadas típicas do Verão) como pelo calor (um tanto excessivo, em se tratando da região sudeste, entre vinte e oito a trinta e dois graus) como também pelo aumento de pessoas circulando nas ruas e completamente à vontade. Os homens usando bermudas, calçando sandálias (havaianas?), camisetas regatas (muitos para exibir os músculos adquiridos nas academias), bonés, “rayban” e as mulheres, shortinhos, sapatos leves, “bustier”, rabo de cavalo. E muitos saboreando sorvetes, muitos sorvetes …

Night
No restaurante “Magnólia” em Vila Rosa neste último sábado, quatro, os casais: Maria Aparecida (Oliveira da Silva), a Cidinha – José Vendramini, ela, professora de História e ele comerciante de produtos eletrônicos e Lícia Aparecida (Vieira Soares) – João Rolim, ela, diretora de escola, já aposentada e ele, da Sabesp local. Em outra mesa: Maria Aparecida da Silva Ozi com os filhos Junior Ozi, Maria Cristina Ozi de Almeida, o genro Moacyr Almeida, engenheiro de minas e o jovem Marcelo (filho de Maria Cristina e Moacyr), engenheiro civil, formado pela Unesp de São Carlos, interior paulista.

Últimas

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Nesta quarta-feira, dia 16, durante patrulhamento da Operação Itapê + Segura, equipes da Guarda Civil Municipal de Itapetininga prenderam um suspeito nas proximidades de uma escola municipal na Vila Mazzei....

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga