Agenda – 464

Presença
Marisa Messias de Moraes Monteiro, professora de História na movimentada festa de aniversário de Maria Nazareth Rosa Rezende, no último dezembro, na casa da Região dos Bancários.

 

Brasileiro
“Promoters” itapetininganas (leiam-se: Leomira Camargo Nunes e Vera Lúcia Abdala) já “estão de olho” no musical “Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos” que estreou no último nove no teatro Clara Nunes no Leblon, Rio de Janeiro, uma produção da famosíssima dupla Cláudio Botelho e Charles Möeller (com algum exagero, responsáveis por nove entre dez musicais que estreiam no eixo Rio – São Paulo). E como o próprio título está indicando, trata-se de uma reunião de cinquenta canções compostas por Francisco Buarque de Holanda para teatro e cinema (como “Gota D’Água”, “Calabar”, “Ópera do Malandro”, entre outras). Não é um espetáculo biográfico, trata-se de um imaginário “velho dono de uma companhia de atores que, solitário, faz anotações em um bloco, reunindo reminiscências de seu passado artístico”. No elenco, entre outros, Soraya Ravenle (sem dúvida, a maior estrela de espetáculos deste tipo neste país) e Malu Rodrigues. Foi investido dois milhões de reais, na encenação. As coordenadoras Leomira e Vera (que levam, separadamente, dezenas de itapetininganos, de cada vez, assistir peças de teatro) avisam que a estreia em São Paulo será em maio (deste ano, lógico).

Raiz
Bonita, muito bonita a recente vinheta (uma espécie de filme demonstrativo) que a TV TEM local produziu e está exibindo, nos intervalos localizando esta parte do sudoeste paulista, em que são mostradas características da região como as belezas naturais, culinárias, o trabalho, música e dança (como o cateretê), enfim o ambiente e o modo de ser do povo paulista do lado de cá. Valeu.

Diploma
Filha de Verena (Pellegrini) – Antônio Arantes Galvão Junior, ela, professora e ele, engenheiro, a jovem Lígia Pellegrini Galvão formou-se o ano passado em Direito pela Fundação Karnig Bazarian, a FKB, tendo seu T.C.C. (Trabalho de Conclusão de Curso) considerado ótimo pela banca de professores, sendo aprovada com laurel. O tema foi atualíssimo “A adoção de crianças por casal homoafetivo”. E agora a nova bacharel Lígia não quer parar. Prepara-se para enfrentar concursos públicos sempre no seu ramo. Ela já foi aprovada nas duas etapas das provas da Ordem dos Advogados do Brasil , a O.A.B.

Tambor
Já começaram os ensaios do bloco carnavalesco (de rua e salão) “Motumbo” e que está acontecendo em frente ao prédio do Clube Venâncio Ayres no Largo dos Amores. O batuque conduzindo por jovens, em sua maioria, anima muito o Largo, à noite, quando fica quase vazio de pessoas. Os ensaios do bloco “Motumbo” prenunciam os primeiros sinais do próximo carnaval itapetiningano, que será no início de março e quando também parte da população foge para o litoral. Afinal são quase cinco dias de “dolce farniente”.

Magistério
Formada em História (Geral e do Brasil) Elizabete Abrão, a Bete, passou com mérito no recente concurso na disciplina, efetuado pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo e escolhe vaga como professora efetiva do ensino fundamental II (quatro séries finais e ensino médio). Mas ainda não sabe se aqui ou em Sorocaba (onde reside atualmente). Bete Abrão (irmã de Eza e cunhada da jornalista Alberto Isaac) trabalhou durante muito tempo como professora de cursinhos para vestibulares em São Paulo, Sorocaba e até aqui. Aposentada no ensino particular, Bete que nasceu para lecionar (segundo ela própria) está radiante com essa nova etapa de sua vida, ou seja, trabalhar no ensino público. O concurso “caiu como uma luva” para Bete que não sabe ficar parada.

Birthdays
Mudam de idade: no domingo, vinte e seis, o médico Salvador do Carmo Rodrigues (de ouvido, nariz, garganta); na segunda-feira, vinte e sete, Eres Paolo Franciosi, proprietário da “Franciosi Imóveis” e no mesmo dia, Paulo Rubens Soares Hungria Junior, desembargador público estadual. Todos residentes aqui.

Night
No sempre movimentado restaurante “Magnólia” em Vila Rosa no penúltimo sábado, onze, o casal Vânia – Alceu Cardoso Neto, ele, médico oftalmologista, acompanhados da filha.

Santa
Vera Lúcia Abdala coordenou viagem para o santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte no Vale da Paraíba com extensão para campos de Jordão (também chamada de “Suiça braileira”) nos penúltimos sábado e domingo, doze e treze deste mês, levando para isso exatamente cincoenta felizes itapetininganos. Estes, ocuparam vinte e três apartamentos do Hotel Santuário Palace bem em frente do enorme templo. Os excursionistas assistiram comovente missa na tarde de domingo, doze e na segunda-feira, treze, passearam por Campos de Jordão (com compras, lógico). Quem foi: Maria Nazareth Rosa Rezende com a filha Angela, Alice Horie, Eliana Maria Monteiro Moraes, Nery Arantes Costa, Nanci Albuquerque Fava, Giselda Pereira, Maria Helena Piedade, Rita de Cássia Campos, Maúna Maria Moura Basile, Evanira Corrêa Mendes, Elenice Mendes Tarcia, Maria Emília Vieira de Araujo, Altina Vieira Sales, Lúcia Ferraz com a filha Daniela, Cláudia Fernandes Dandretta, Maria de Lourdes Holtz, Philomena e Rita de Cássia Sampaio, Maria Madalena Tambelli, Rosanda Siqueira, Valderez e Viviane Sacco, Leda Spada, Maria de Lourdes Rosa com o sobrinho Vinícius (doze anos de idade), Rosa e Dulce Pompeu, Terezinha (Eza) Isaac, Alberto Isaac e Elizabete Abrão, Roberto, Iraci e Henrique Capelli, Selita Silveira, Benedita Machado, Heloisa Peterlinck, Jeanne Silvério, Odete Silvério, Maria Aparecida Rocha, Maria Aparecida Monteiro (Bijú), Maria Neusa Trevisani, Onofre Gouveia, Márcia e Ana Camargo Mello, Eloisa (Silveira) e Edson Zaglobinsky Campos, Edson e Márcia Souza.

Últimas

Peça “Os malandros” estreia nesta segunda-feira

Espetáculos teatrais retornam com sucesso

Nesse final de semana, dois grupos teatrais da cidade estarão em cartaz. No Jardim Marabá, o auditório Municipal apresenta “Os Malandros”, produzido pela cia Tapanaraca Mutatis Mutandis. O musical será...

Professores dão dicas para segundo dia de provas

Professores dão dicas para segundo dia de provas

No próximo domingo (28), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemática e ciências da natureza. Para se sair bem, professores entrevistados recomendam...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga