Agenda – 466

Encontro
Em reunião de dezembro último, aqui, (esquerda para direita): Rosemary Bárbara de Castro Lyrio e Duarte, Elizabete Abrão, Olga Maria Camargo Pellegrini e Maria Nazareth Rosa Rezende.


Admiração

Se você perguntar ao advogado civil Fábio Coelho de Oliveira qual o melhor escritor nacional e internacional que ele já leu, a resposta virá prontamente: Joaquim, Maria Machado de Assis (1839-1908) e como vocês sabem autor de clássicos da literatura brasileira (e traduzida para diversos países) como: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba”, e “Dom Casmurro”, entre tantos outros. O advogado Fábio Coelho tem mesmo uma veneração pelo escritor carioca, fundador da Academia Brasileira de Letras. Fábio considera que Machado de Assis mesmo tendo uma saúde frágil, era gago e epilético, o escritor superou tudo isso, além de ser mulato e por isso teve que enfrentar uma sociedade racista e aristocrática como era a do Rio de Janeiro do século dezenove. Fábio Coelho nem liga quando lê críticas negativas a Machado, como pelo fato dele ambientar suas histórias sempre no Rio de Janeiro como se não houvesse outro lugar no Brasil. Para Fábio, só Machado poderia escrever que Capitú (personagem feminina de “Dom Casmurro”) tinha “olhos de ressaca” …


Barbearia
Gerente comercial deste “Correio de Itapetininga” Odilon Rosa Rezende foi dormir feliz, feliz, na noite da penúltima quarta-feira, vinte e nove. Tudo por causa da vitória do “seu” Santos Futebol Clube perante o Corinthians Paulista, cinco a um, pelo Campeonato Paulista de Futebol. Neste jogo o Santos teve alguns momentos de excelente futebol (alguns!) lembrando os espanhóis Barcelona e Real Madrid. O “Peixe” (como é conhecido o Santos) fez “barba, cabelo e bigode” no “Timão” (como é conhecido o Corinthians) …


Mpb
Na penúltima sexta-feira, vinte e quatro, à noite, João Alcindo (voz), Toninho (violão) e Gil Godoy (tecladista) proporcionaram aos ouvintes bons momentos (muito bons) da canção popular brasileira no bar “Aroeira” (com estilo praiano) e que fica na Marginal do Chá, próximo ao Center Park. Entre os presentes: Gilda Helena Barth Calux, Maria Cecilia (Fontes) – Theotônio Affonso Pereira Junior e Francisco Tambelli Filho, o “Kiko”.


Neon
Professora de Linguística da Faculdade de Letras da Associação de Ensino daqui e professora comissionada na Diretoria Regional (Estadual) de ensino, a DRE, Marly Larizzatti Bueno está pensando seriamente em participar da caravana pilotada por Ana Maria Pires Nalesso (“Principal Turismo”) no próximo abril. O destino será Las Vegas, Nevada, Estados Unidos. Marly que assistir grandes “shows” nos (grandes) hotéis de lá.
Desfile
Uma das atrações do carnaval de rua deste ano e que acontece na praça “Peixoto Gomide”, no próximo março será a jovem Natália Toledo, rainha da bateria do bloco “Motumbo” (que saí com trezentos participantes, por aí). Natália samba prá valer …


Night
No último sábado, vinte e cinco, no restaurante Magnólia, em Vila rosa, as presenças de Tainá e Marcos de Almeida Cunha, ele, médico ginecologista e obstetra.


Lazer
Diretora da Regional do Centro Professorado Paulista, aqui, em Itapetininga, Dalva das Graças Mendes (supervisora de ensino estadual aposentada) está rindo à toa diante do sucesso do seu Clube de Campo nesta temporada de Verão. A frequência dos sócios superou todas as expectativas da Diretoria. A diretora Dalva informa também que a entidade proporciona todos os finais de semana atividades de Recreação e Hidroginástica com profissional especializado, Fernanda Alves Prado. E desde 2013, a Regional ofereceu em sua sede no centro da cidade, curso de Espanhol coordenado pela professora Betty Carmona. E a laboriosa Dalva Mendes avisa ainda que haverá excursão para Águas de Lindóia, interior paulista, entre cinco e oito de maio, na Colônia do CPP de lá. Por tudo isso Dalva está rindo à toa.


Encontro
Diretora de escola da rede estadual de ensino, aqui, Elza Zanolli marcou reunião do recente “Clube dos Aposentados do Magistério” na penúltima quinta-feira, trinta, num renomado restaurante do Center Park, na Marginal do Chá. O novo “Clube” espera promover muitas viagens e momentos de lazer para seus frequentadores. Muitos.


Sarau
Na noite da última sexta-feira, trinta e um, a avareense Margarida Maria Piedade Novaes, a Maída, Jornalista e coordenadora do conjunto musical paulistano “Trovadores Urbanos” e sua mãe, a itapetiningana Maria Margarida Piedade Novaes, Margô (filha de Honorina Lemos Piedade, a “Nina” e do tropeiro Luiz do Amaral Piedade, daqui) ambas receberam a caravana de quarenta e quatro itapetininganos liderados pela “promoter” Vera Lúcia Abdala, para um recital da boa música popular brasileiro. Os contatos com “Maída” e “Margô” foram feitas por Roberto Soares Hungria, presidente do Museu da Imagem e Som, o MIS local. Maída e a mãe Margô Piedade proporcionaram aos itapetininganos presentes, com as suas belas vozes, clássicos do cancioneiro popular do Brasil, em frente ao Estúdio do “Trovadores”, ao ar livre (noite bem quente) em plena rua Aimberê, no bairro da Pompéia em São Paulo. Após o recital, “como ninguém é de ferro”, uma pizza num restaurante próximo onde o pessoal até pode assistir ao festival da novela “Amor à vida”, TV Globo, com o polêmico beijo e tudo. Quem foi? Vera Lúcia Abdala, Cláudia Fernandes Dandretta, Nívea Guarneri Machado, Angelina (Cardoso) – Roberto Soares Hungria, Maria Nazareth Rosa Rezende, Olga Pellegrini, Ivan Barsanti Silveira, Ana Elisa (Bloes) – Hélio Rubens de Arruda Miranda, Márcia (Cardoso) – Amadeu Aleixo Machado, Marly (Larizzatti) – José Antonio Bueno, Luzia Helena do Amaral Bergamin, Maria de Lourdes Santos Holtz (Lourdinha), Nery Arantes Costa, Nancy Albuquerque Fava, Maria Aparecida Monteiro, a Bijú, Alice Horie, Eliana Monteiro Moraes, Rita Aguiar de Campos, Márcia Silva, Zélia Vieira Paschoalique, Zilda Aleixo Hungria, Maúna Maria Moura Basile, Lúcia Ferraz, Maria Neusa Trevisani, Sonia Barretti, Andréia – Itamar Martins (vereador), Alice Veja Alvers Ozi, Onofre Gouveia, Lidia de Almeida Alves, Ednilson Lopes Alves, Mirian Paixão, Jeane Silvério, Maria Helena Piedade, Márcia Souza, Maria Stela Izzo, Altina Vieira Sales, Lúcia Eleonora Rockenbach, Giselda Pereira Pinto e Neusa Aleixo.

Últimas

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.