Agenda – 479

Chic!
Os dentistas itapetininganos (esquerda para direita): Antonio Soares Hungria Junior e Leandro Ambrósio, na festa de aniversário do médico psiquiatra José Ciro de Paula Barreira, no restaurante “Magnólia”, Vila Rosa, em dez de abril, último.

 

Último colocado
Segmentos do magistério da rede estadual de ensino desta cidade ficaram sensibilizados (e muito chocados!) diante de uma pesquisa efetuada em setembro de 2012 pelo P.N.A.D./I.B.G.E. (e divulgada neste último abril por um suplemento da APASE (Sindicato dos Supervisores de Ensino do Estado de São Paulo). Segundo a pesquisa, entre vinte e três profissões, públicas e particulares, com exigência de curso superior (universitário), a de professor da rede do Estado de São Paulo, com curso superior completo, a remuneração média é de 2.422, 58 reais e a remuneração média das outras vinte e duas (profissões) também com nível superior (como por exemplo: tenente da polícia militar, cirurgião dentista, químicos, veterinários, advogados, entre outras) é de 4.247,48 reais. Segundo ainda a fonte pesquisada, o aumento necessário que o Governo paulista teria que dar para equiparar a profissão de professor com outros é de 75,33%. A fonte é de setembro/2012 mas de lá para cá, tudo indica que o salário dos mestres piorou. E a pergunta que não quer calar:- “Até quando isso?”.

Arte
Bastante comentado ainda, embora acontecido a um mês atrás, o Sétimo Sarau Cultural do Clube Venâncio Ayres organizado pela incansável professora Vasti de Souza Almeida, devido ao sucesso alcançado. Entre os números de dança, canto, música, literatura e artes visuais: alunos e alunas do Studio de Dança Movimento, o jovem tenor Lucas Sacco Vendramini Nunes (sua interpretação de “O Sole Mio” emocionou muita gente) e o Coral Presbiteriano regido por Joyce Lia de Santana Gomes. Que venham muitos outros.

Cegonha
Nasceu no penúltimo domingo, vinte e sete, abril, a menina Ana Silvia, filha de Eva (Marques) – Luiz Henrique Shoubia Nunes, delegado de polícia nesta cidade, no Hospital da Unimed aqui. Ana Silvia é primogênita do casal Eva e Luiz Henrique e tem como avó materna Avanete Marques e avôs paternos Enir Shoubia Nunes, professora de Inglês e Renê Nunes, desembargador estadual.

Birthday
Mudou de idade neste último domingo, quatro, a biomédica Rosana Célia Cheque e pela data recebeu inúmeras congratulações. O hospital que Rosana administra em São Miguel Arcanjo é considerado modelo de eficiente funcionamento pela “mídia” da região.

Passeio
Diretora do Centro Professorado Paulista, o C.P.P. daqui, supervisora de ensino estadual, já aposentada e coordenadora de estágios dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática da Associação de Ensino local, Dalva das Graças Mendes com a irmã Neusa, professora de Língua Portuguesa, também aposentada, da rede estadual de ensino, estiveram no feriado da sexta-feira Santa e Páscoa, na capital de Alagoas, Maceió e voltaram completamente apaixonadas pela cidade, principalmente pelas praias de Ipioca e Peripueira. Para Dalva e Neusa, Maceió é linda, linda.

Imperdíveis
Assíduos frequentadores do teatro do Sesi, em Vila Rio Branco, Elza e Roberto Lima de Lara, ela, professora de Filosofia e ele, dentista, tudo indica que não irão perder os dois próximos recitais de música daquele casa de espetáculos. No vinte e quatro (maio), num sábado a noite, a Orquestra de Câmara de São Paulo, composta pelo regente Ricardo Cardim e treze músicos no recital “Música Brasileira: Erudita ou Popular?” e irá apresentar “obras de importantes compositores brasileiros do século vinte escritas para instrumentos de cordas e inspirada na música popular brasileira, em canções folclóricas e em temas relacionados à cultura nacional”. E no dia seguinte, domingo, vinte e cinco, às sete horas da noite, será a vez da cantora Zezé Motta no “show” “Negra Melodia” em que Zezé interpreta canções de Jards Macalé, Luiz Melodia, Rita Lee, Caetano Veloso, Moraes Moreira, Leci Brandão, Gilberto Gil, Francis Hime e Chico Buarque de Holanda.

Estrela I
Maria Nívea Guarneri Machado, Tânia Moreno, Olga Pellegrini e Maria Cristina Nery foram alguns dos componentes da caravana de itapetininganos coordenada por Vera Lúcia Abdala que não resistiram e foram às lagrimas de tanta emoção diante do musical “Elis”, no último vinte e sete, no penúltimo, domingo, no teatro Alfa, em Santo Amaro, São Paulo. Como vocês sabem o espetáculo “Elis, a musical” conta sobre a carreira artística e vida pessoal de Elis Regina, considerada por muitos, a maior cantora deste país e que faleceu em dezenove de Janeiro de hum mil novecentos e oitenta e dois, em São Paulo, aos trinta e seis anos de idade. Chamada por muitos de “Pimentinha”, Elis não era uma pessoa fácil no trato com outros, mas, era uma heroína na defesa da (boa) música popular brasileira. A encenação e o elenco de “Elis” são primorosos, elenco este aplaudidíssimo no final do espetáculo pelos 1.422 espectadores presentes no espetáculo, com caravanas de várias cidades do interior paulista. Entre os itapetininganos presentes: Cláudia Fernandes Dandreta, Maria Nazareth Rosa Rezende, Ângela Rezende, Luciana Rezende, Mara Rezende com a filha Dharana, Lúcia Ferraz, Maria de Lourdes Holtz Santos, Márcia Silva, a Marcinha, Nice Albuquerque Leite, Nancy Albuquerque Fava, Alice Vega Alvers Ozi, Jeane Silvério, Alice Horie, Elenice Mendes Tárcio, Eliana Monteiro Moraes, Márcia Cardoso Machado, Eloisa (Silveira) – Edson Zaglobinsky de Campos, Maria Brígida, a Bia – Marcus Tadeu Quarentei Cardoso e Maria Lúcia Haidar.

Estrela II
A coordenadora Vera Lúcia Abdala pensando seriamente em levar mais itapetininganos para assistir “Elis – a musical”, no teatro Alfa, em São Paulo, devido ao alto nível do espetáculo que conta a vida de Elis Regina.

Últimas

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Começou nesta quarta-feira, dia 22, o Programa de Recuperação Fiscal de Itapetininga (Refis) 2021 de Itapetininga. O contribuinte pode parcelar suas dívidas municipais, como ISSQN, IPTU, ITBI e outros impostos...

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Nesta semana as cenas de violência contra um idoso durante um assalto no Centro de Itapetininga chamaram atenção para o assunto de segurança no município. Dados da Secretaria de Segurança...

Cidade não tem plano municipal de arborização

Cidade não tem plano municipal de arborização

A prefeitura de Itapetininga informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente que o plano está sendo elaborado. Segundo o executivo, em 2021 foram realizados até o momento 125 corte...

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores de soja se preparam para o inicio do plantio da soja que começou em 16 de setembro. O calendário de semeadura estabelecido para o plantio da soja vai até...

Semeando Talentos está em busca de jovens profissionais

Duratex oferece curso profissionalizante

A Dexco, detentora das marcas Duratex e Durafloor, alinhada à sua estratégia de ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança), mantém o compromisso de fomentar ações...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga