AGENDA – 482

Momento
No Chá Anual da Acedi (ou Atualização em Culinária e Economia Doméstica de Itapetininga) que aconteceu no último dez, num sábado, no “buffet Lécomkré”, a participante Adelaide Rosa.

 

Padrão FIFA
Talvez os primeiros itapetininganos a pisarem na novíssima Arena Corinthians, no Bairro de Itaquera, na Zona Leste em São Paulo, no penúltimo domingo, dezoito. Em situações diferentes (carro, ônibus, metrô) estiveram lá: Antonio Lauro de Melo Moraes, o “Lalo”, proprietário da TVI (a cabo) daqui, com os filhos Gustavo e Gabriel; Bebeto Nery, comandante do bloco carnavalesco “Motumbo”, um dos mais animados desta cidade e do advogado (principalmente trabalhista) Fábio Sacco, todos bons corintianos e que foram ver o chamado alvi-negro estrear em seu estádio frente ao Figueirense de Santa Catarina, pelo campeonato, Brasileiro de Futebol. O “timão” perdeu mas não deixou de ser um dia histórico para “Lalo”, Fábio e Beto. Valeu a pena. Também na Arena, a estudante itapetiningana Juliana Carvalho (cursa Comércio Exterior na Fatec daqui) e que atua como voluntária, prestando serviços na recepção aos turistas durante a Copa do Mundo.

 

Prá frente, Brasil!
Em tempos de Copa do Mundo de Futebol e de muitos protestos pelos gastos efetuados pelo Governo Federal (e estaduais também) para sua realização neste país, a charge feita por Luiz Saiti, deste “Correio de Itapetininga”, segunda pagina (ao alto) do primeiro caderno, da penúltima edição na deste jornal (16 a 22 de maio) de título “A Torcida na Copa” e como vocês certamente viram, diante da enormidade de um estádio FIFA, apenas um solitário torcedor com a bandeira nacional brasileira. Para o chargista Luís Saiti tudo indica que seja este o “espírito da copa” por mais que alguns segmentos da “mídia” nacional não queiram…

 

Descanso
Após uma muito bem sucedida operação de vesícula no hospital da Unimed, daqui, Maria do Rosário Silveira Porto, professora-doutora, já aposentada, do departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na cidade Universitária, Butantan, está repousando em sua casa, em vila Santana. Participante de reuniões do Instituto “Júlio Prestes”, daqui, Maria do Rosário aproveita para colocar algumas leituras em em dia (principalmente os textos do sociólogo francês Edgard Morin) e assistir na televisão canais especializados em golfe, esporte que a professora universitária adora. Para ela, o jogo de golfe exige o máximo de concentração, paciência, criatividade e maestria de quem o pratica.

 

Paraíso
Supervisora estadual de ensino já aposentada, ex-assessora da secretária municipal da Educação de Alambari, Luzia Helena do Amaral Bergamin esteve recentemente (de quinze a dezoito deste mês) hospedada no “Three Blue Park, em Líns, interior paulista”, um “resort” de alto nível, com piscinas aquecidas, culinária diversificada e bailes após o jantar, entre outros atrativos. Luzia Helena gostou muito do lugar e quer voltar logo, logo para lá. A professora Luzia que viaja duas ou três vezes por anos ao Exterior comentando que o balneário de Lins, o “Three Blue Park” em termos de hospedagem não perde para lugar nenhum dos muitos países visitados por ela. Nenhum.

 

Palco
A “promoter” Leomira Camargo Nunes levou, no penúltimo, sábado, dezessete, itapetininganos integrantes do “Vamos ao Teatro” para assistir no Teatro “Renaissance”, no interior do hotel de mesmo nome, na alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo, a peça “O tamanho do mundo”, estrelado por Matheus Solano (o cativante “Felix” da terminada “Amor à vida” novela das nove da noite, Tv Globo) e elenco. No enredo o personagem do ator Matheus acorda e se sente como uma “folha de papel em branco”, perdido dentro da sua liberdade. Ele precisa então reconstruir conceitos e aprendeu a viver em sociedade”. Um muito bom espetáculo.

 

Controvérsia
Bastante saborosa a crônica “S.O.S às galáxias” de autoria de Benedito Madaleno Mendes na seção “Cultura”, B4, última página, neste “Correio de Itapetininga”, na última edição (23 a 29 de maio). O polêmico Benedito Madaleno mostra que “está por conta” com segmentos da “mídia” nacional e de pessoas que colocam a culpa no Partido dos Trabalhadores, o P.T. por tudo de mal que acontece neste país. Escreve Madaleno: – “De repente, todos eles (nota: os outros partidos políticos) viraram santos, ninguém tem mais culpa de nada, apenas e tão somente os petistos são pecadores”.

 

Luto
Segmentos sociais desta cidade ficaram bastante entristecidos com o falecimento de Doroty Scripillit Fernandes, aos noventa anos de idades, em São Paulo, no penúltimo domingo dezoito. O velório foi realizado na segunda-feira, dezenove aqui nesta cidade e o enterro no mesmo dia no Memorial Park em Sorocaba. Doroty deixou quatro filhos, entre estes, Cláudia Regina Fernandes Dandreta (da diretoria da Escola Objetivo daqui) e o empresário Nelson Fernandes, proprietário da Itagráfica.

 

Concerto
Muito e muito aplaudida a apresentação da Orquestra de Câmara de São Paulo no último sábado, vinte e quatro, à noite, no teatro do Sesi, em Vila Rio Branco. Composta por treze instrumentistas, recém- inseridos no mercado de trabalho, com explicações para plateia, antes de cada obra apresentada, o que foi bastante esclarecedor, por parte do regente Ricardo Cardim. No repertório músicas dos brasileiros Radamés Gnatalli, Guerra Peixe, Cláudio Santoro, entre outros. No auditório do teatro do Sesi, quase lotado, entre outros: Elza e Roberto Lima de Lara, Enoá (Ozi) – Francisco Alves Vei, Vancley Sacco, Olga Pellegrini, Maria Cristina Nery, Helena Gomes, Eloisa (Silveira) – Edson Zaglobinsky de Campos, Vasti de Souza Almeida.

Últimas

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alnos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

Atletas participam de competições no Rio de Janeiro

Atletas participam de competições no Rio de Janeiro

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude parabeniza a brilhante participação dos atletas Paulo Henrique Vieira Martins "PH", e Vinícius Proença, onde representaram Itapetininga,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga