AGENDA – 484

Flash
No saguão do teatro SESI da avenida Paulista em São Paulo, no último abril, no pós-espetáculo de “A Madrinha Embriagada”, musical exportado da Broadway, com o itapetiningano grupo “Vamos ao Teatro” (esquerda para a direita: a advogada Júlia Nunes Machado, a professora (Inglês) Enir Soubhia Nunes e a promoter Leomira Camargo Nunes).

Homenagem
Foi inaugurada na penúltima quinta-feira, cinco, à tarde, a placa oficial (juntamente com o retrato) da patrona Maria Francisca de Moraes Quarentei Cardoso nome dado a nova Escola Municipal de Educação Infantil e que está localizada na rua Fernando Preste, no prédio da antiga maternidade infantil. A itapetiningana Maria Francisca (filha de Irene (Moraes) e Hérmes Quarentei) formou-se professora primária em 1954 no então Instituto de Educação “Peixoto Gomide” e depois estudou na Escola de Música “Caetano de Campos”, em São Paulo, formando-se nessa disciplina e lecionando a mesma no próprio “Peixoto Gomide” e formando-se ainda em Letras na Faculdade da Associação de Ensino, aqui, lecionando em várias escolas da rede estadual de ensino desta cidade. Bastante carismática e muito religiosa (católica) Maria Francisca, entre outras muitas atividades, juntamente com a amiga Ana Maria Pires Nalesso, levou muitos itapetininganos a visitarem muitas regiões deste país, assim como espetáculos teatrais em São Paulo. Maria Francisca faleceu em 9 de novembro de 2009. Entre os presentes na inauguração da escola: o dentista José Lopes Cardoso, seu esposo; o filho, o vereador (PSDB) Marcus Tadeu Quarentei Cardoso, também delegado de polícia e a esposa Bia; a filha Gisele Quarentei Cardoso Ferrari, dentista, com o marido Flávio Augusto Vasconcelos Ferrari Filho (engenheiro da Sabesp local) e a filha do casal Mariana Ferrari Cardoso. Na ocasião, o padre Reynaldo, da Matriz local que falou sobre Francisca, como: “Ela semeou o bem na terra…”

Cesta
Um dos três atuais itapetininganos que aparece na “mídia” nacional (os outros são o ator Raoni Carneiro (TV Globo) e Sandro Barros, estilista, em São Paulo), o técnico de basquete José Alves Neto, o Neto, confirmou no penúltimo sábado, trinta e um, porque é considerado um dos melhores (técnicos) do Brasil nessa modalidade esportiva. Filho do saudoso casal Therezinha (Malatesta) – “Zezo” Alves Filho, ela uma das primeiras professoras da rede municipal de ensino dessa cidade (que começou no início da década de sessenta). Neto, como vocês sabem, também sobrinho de Dalva Alves dos Santos (ex-FKB) é técnico do Flamengo, no Rio de Janeiro, que sobe a supervisão do itapetiningano, sagrou-se campeão do NBB (Novo Basquete Brasileiro) ou Campeão Brasileiro de Basquete (Bola ao Cesto) de 2014 em disputado jogo na Arena Barra da Tijuca, no Rio, contra o Paulistano (São Paulo). O jogo foi transmitido pela TV Globo para todo território nacional e José Alves Neto foi muito entrevistado. Muito.

Bola
No primeiro dia deste junho, último domingo, o presidente do Museu da Imagem e Som, local, o MIS, Roberto Soares Hungria com o filho, o advogado Alexandre Cardoso Hungria e o neto Beto, ele, “designer” gráfico, foram conhecer o Arena Corinthians, na zona leste paulistana, todos eles torcedores do alvi-negro paulista. E Roberto comentando que, como ficaram próximos da fanática torcida “Gaviões da Fiel”, que praticamente assiste o jogo em pé, quase que não deu para eles verem os gols da partida (empate de um a um) entre o Corinthians e Botafogo, do Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Segundo ainda Roberto, o pessoal da “Fiel” não para nem um minuto, agita-se a todo o momento, atrapalhando a visão. E Roberto Hungria concluí: – “Assisti bem os gols pelo “Fantástico” (TV Globo) quando voltei para casa”. E por falar em Roberto, a Câmara Municipal daqui outorgou-lhe a “Medalha Júlio Prestes de Albuquerque” em solenidade ainda não marcada, possivelmente após a Copa do Mundo. Nesse dia, tudo indica, que o plenário irá lotar de pessoas. Irá sim.

De lá pra cá
O médico psiquiatra Arturantônio Chagas Monteiro já mudou seu consultório. Da rua Expedicionários Itapetininganos, endereço antigo, o médico está atendendo agora na rua Otaviano Ramos, 280, em Vila Rio Branco. Umas das principais causas da transferência foi o de estacionamento de carros (a Expedicionários é uma rua muito estreita). E tudo foi feito pelo bem-estar dos pacientes de Arthurantônio.

Luto
Progenitora do médico dermatologista Cláudio Barsanti Wey (e que foi presidente da Unimed local) a matriarca Annita Barsanti Wey faleceu na penúltima quarta-feira, quatro, aos noventa anos de idade, em São Paulo. Annita deixa também o filho Sérgio Barsanti Wey, médico infectologista do Hospital Albert Einstein, no Morumbi, em São Paulo. O velório e sepultamento foi na capital paulista. Annita Barsanti Wey tinha uma enorme alegria de viver e fará uma enorme falta para seus familiares e amigos.

California
A jovem Carolina, filha de Bia e Marcus Tadeu Quarentei Cardoso, ele vereador na Câmara desta cidade e delegado estadual de polícia, seguiu para a localidade de Santa Monica, próximo a Los Angeles, USA, em intercâmbio, para o estudo de inglês, onde ficará por alguns meses. Na penúltima quarta-feira, cinco, Carolina foi até Hollywood, perto de lá e conhecida mundialmente como a “cidade do cinema”.

Continente
O casal Maria Cecília (Fontes) – Theotônio Afonso Pereira Júnior, ela professora de Redação e Literatura Brasileira Portuguesa, e ele, advogado trabalhista, nesta cidade, voaram no último abril (no início para Joanesburgo, uma das maiores cidades da África do Sul, para visitar a filha Fabiana, o genro Eksel e os netos, que residem lá. Maria Cecília e Theotônio ficaram lá por vinte dias e desta vez (é a quarta viagem do casal lá) participaram de um safari turístico em um parque temático, onde um possante jipe conduzia-os entre animais como: leões, girafas, rinocerontes, elefantes e tudo mais que existe no reino (animal) africano. Neste parque o casal itapetiningano ficou hospedado num
hotel seis estrelas.

Birthday
Mudou de idade na penúltima terça-feira, três, a matriarca Maria Helena Hungria de Lara, coordenador maior da ACEDI (ou Atualização em Culinária e Economia Doméstica de Itapetininga). O almoço comemorativo em família foi no domingo, primeiro dia deste mês de junho.

Últimas

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Nesta quarta-feira, dia 16, durante patrulhamento da Operação Itapê + Segura, equipes da Guarda Civil Municipal de Itapetininga prenderam um suspeito nas proximidades de uma escola municipal na Vila Mazzei....

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga