AGENDA – 490

Em pleno Verão

A itapetiningana Andrômeda Oliveira (filha de Yara (Câmara) – João Cardoso de Oliveira) que está estudando Biotecnologia em Leiscester, aproveita um momento de lazer para conhecer a famosa torre de Big-Ben, em Londres, no último junho.

Honraria

Irmão de Carmen Fogaça Galvão e de Egberto Galvão residentes nesta cidade o itapetiningano desembargador Juraci Galvão Junior (também conhecido pelo carinhoso apelido de “Filo”, desde sua juventude passada aqui), integrante da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul será agraciado, no próximo onze de agosto em Brasília com a Ordem do Mérito da Justiça do Trabalho (O.M.J.T.). A entrega da distinção será realizada na sede do Tribunal Superior do Trabalho, na capital federal. O desembargador (e itapetiningano) Juraci será agraciado no grau de Comendador. A distinção é concedida anualmente pelo Tribunal Superior do Trabalho, desde 1970, a personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de certa forma, tenham contribuido para o engrandecimento do país.

 

Pensamentos

Filho de Maria do Carmo (Terra) e do saudoso Pedro Rodrigues, ela, professora de Língua Portuguesa, da rede estadual de ensino nesta cidade e ele, comerciante, o itapetiningano Cassiano Terra Rodrigues, professor titular (mestre e doutor) de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo a PUC, no bairro de Perdizes em São Paulo, está atualmente nos Estados Unidos, de onde voltará, na próxima segunda-feira, vinte e oito. O professor Cassiano viajou para lá no último dia sete e o primeiro solo a ser pisado foi de New York, onde frequentou muitas exposições de arte e bibliotecas. Depois o itapetiningano foi para a cidade de New Orleans onde ficou quatro dias assistindo muitos concertos de jazz e blues (Cassiano é fan desses ritmos norte-americanos). Depois, Boston, no Estado da Filadélfia onde participou de dezesseis a dezenove (julho) de um Congresso sobre a Filosofia do norte-americano Charles Sanders Pierce, onde, Cassiano coordenou uma mesa-redonda sobre o autor e fez uma palestra, em língua inglesa, sobre “O Naturalismo na Filosofia de Charles Pierce”. De volta a New York Cassiano alugou um “trailer” para atravessar o “Grand Canyon”. O criativo itapetiningano Cassiano Terra Rodrigues sabe separar muito bem trabalho e diversão quando participa em congressos internacionais. Sabe, sim.

 

Copa do Mundo

Uma (excelente) reportagem sobre o craque argentino Lionel Messi no “Esporte Espetacular”, do penúltimo domingo, treze, na TV-Globo, um pouco antes da disputa entre as seleções futebolísticas da Alemanha e Argentina, pelo primeiro lugar, foi totalmente editado pelo itapetiningano Gabriel Lima. Aliás, Gabriel é irmão do também editor de imagens da mesma TV Globo, Rodrigo Lima, também, itapetiningano. Antes da Globo os irmãos Gabriel e Rodrigo trabalhavam na TV TEM, daqui.

 

Arte

O cantor e compositor itapetiningano Luiz Antonio Vieira, o Bob, contente da vida por causa do lançamento do seu CD “Violas x Rimas”, um projeto seu que foi contemplado com o “Prêmio Funarte de Música Brasileira” de 2012, do Ministério da Cultura (Federal) e com o apoio cultural de várias firmas itapetininganas. Bob Vieira gravou as músicas do CD no estúdio da Gargolândia (de propriedade de Rafael Altério, em Alambari) e o projeto gráfico foi de Rita Albuquerque Altério e de sua filha Mariana. Os desenhos da capa e do interior são de João Jorge Cardoso de Oliveira. Trata-se de um CD regionalista, importante mesmo que as escolas públicas e particulares desta cidade possuam. Bob Vieira criou músicas bem brasileiras com rimas, no sentido de que crianças aprendam a ouvir bem os sons (mas é um trabalho para todas as idades). Inclusive, há um emocionante côro infantil de alunos da Escola Estadual “Major Fonseca” (vinte e cinco vozes).

 

Homenagem

Na sessão solene comemorativa do nono aniversário e posse da nova diretoria eleita para o biênio 2014/2016 realizado pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga acontecido na última sexta-feira, dezoito, no plenário da Câmara Municipal, na praça dos Três Poderes, no Jardim Marabá, uma das novas integrantes, Maria do Rosário Silveira Porto ocupou a “cadeira de honra” cujo patrono é Virgílio Silveira, seu avô pelo lado materno. Daí a emoção de Maria do Rosário, professora titular, já aposentada, do departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo a USP, em São Paulo. Maria do Rosário reside aqui, em Vila Santana e seu patrono (e avô) Virgílio Silveira é nome de rua (no Jardim Itália) e de escola estadual (no Rechã) e que foi lente (como era chamado o professor) de Língua Portuguesa na então Escola Normal “Peixoto Gomide” e um dos fundadores da Associação de Ensino (na época, o chamado “Ginasinho” e a Escola de Comércio), falecido aos setenta e quatro anos de idade em vinte e cindo de maio de 1960.

 

Bola

Ex-presidente do Clube Venâncio Ayres, Teodóros Anastassiadis, o “Grego”, com a esposa Regina Antonia Aboarrage Anastassiadis e o filho Giórgios (advogado formado pela Faculdade de Direito do largo de São Francisco, da USP, em São Paulo) foram assistir as seleções da Grécia versus Colômbia pela Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no quatorze de junho, num sábado, um dos primeiros jogos da Copa. Regina, que não participa muito de futebol, ficou entusiasmada pelo que viu: o contagiante futebol colombiano (com seu atacante James Rodrigues dando “show”), o esforçado futebol grego e a animação borbulhante das torcidas: a colombiana e a grega (esta, em menor número, mas também bastante barulhenta). E Regina Aboarrage considerou o Estádio do Mineirão o máximo (embora ainda não totalmente acabado). Valeu.

 

Night

No restaurante “Magnólia”, em Vila Rosa, no antepenúltimo sábado, cinco, em torno de uma mesa, as presenças dos casais: Liabel (Pellegrini) – Valdeci Cardoso, Rita (Di Cola) – José Roberto Nunes e Vânia – Alceu Cardoso Neto, este, médico oftalmologista nesta cidade.

Últimas

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Nesta quarta-feira, dia 16, durante patrulhamento da Operação Itapê + Segura, equipes da Guarda Civil Municipal de Itapetininga prenderam um suspeito nas proximidades de uma escola municipal na Vila Mazzei....

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga