AGENDA – 491

Pincel

Artista plástica daqui, Ângela de Oliveira ao lado de um quadro de sua autoria, da coleção “Bonecas”, também sua criação.

 

 

Encontro

O casal Angelina (Cardoso) – Roberto Soares Hungria, ela, professora de Redação para exames vestibulares e ele, presidente do Museu da Imagem e Som, daqui, há uns dois três anos atrás, encontraram-se em Natal, Rio Grande do Norte, com o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras, que, juntamente com sua esposa, estavam na capital potiguar. Angelina e Roberto foram conversar com o escritor (que, como vocês sabem, faleceu no último quinze) sobre seus livros como “Viva o povo brasileiro” e “Sargento Getúlio”, entre outros, que tornaram-se clássicos da literatura brasileira contemporânea. Segundo Roberto Hungria, o imortal João Ubaldo era como aparece na “mídia”: falante, folgazão, simpático e bastante atencioso. Angelina e Roberto Hungria que já admiravam João Ubaldo Ribeiro pela sua obra literária passaram a enaltece-lo ainda mais pela sua personalidade afável.

 

Sessão solene

Na comemoração do novo aniversário do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, o IHGGI, que aconteceu, na penúltima sexta-feira, dezoito, no plenário da Câmara Municipal, no Jardim Marabá, com a posse da nova diretoria (o presidente para o biênio é Hélio Rubens de Arruda e Miranda) e a cerimônia de juramento dos novos confrades e confreiras (integrantes) do Instituto. Como membro honorário a professora de música Lúcia Vieira de Moraes, de tradicional família daqui, foi aplaudida em pé pela plateia presente. Na abertura do evento o “Hino Nacional Brasileiro” foi brilhantemente executado pela Banda Municipal daqui regida pelo maestro Luiz Antônio Prestes Rolim.

 

Ateliê

Filha dos saudosos Tereza de Jesus (Cardoso) – João Olímpio de Oliveira Junior, ela, professora primária e ele, diretor de escola da rede estadual, a artista plástica Ângela de Oliveira anda sorrindo à toa. E não é para menos. Ano passado, a itapetiningana Ângela fez uma viagem cultural pela Europa passando pela Croácia, Eslovênia, Boêmia e Montenegro. Agora, este mês de agosto, Ângela parte para a França em companhia da assessora Adriana Guidolin, onde fará contatos importantes pois as bonecas de tinta, criação totalmente dela, Ângela e agora os desenhos, serão elaborados em pano com textos bastante inspirados e Ângela quer comercializar estas suas criações lá. Como a vida não é só negócios, Ângela de Oliveira, além de Paris, aproveita para dar uma esticada até o Principado de Mônaco (Terra de Grace Kelly e o príncipe Rainer) passando pela Provence, Nice e Cannes.

 

Oração

A “promoter” Vera Lúcia Abdala já reservou dezenas de quartos no hotel “Rainha do Brasil”, o mais moderno de Aparecida do Norte, interior paulista, na rodovia Presidente Dutra, para que itapetininganos possam visitar o Santuário, com guia noturno. E no dia seguinte parada em Campos de Jordão para passeios (e compras, lógico!). Tudo isso nos próximos dez e onze de novembro, segunda e terça-feiras.

 

Nova rota

Já que por causa da desproporcional guerra entre Israel e Palestina (principalmente da Faixa de Gaza e pela absurda quantidade de mortos do lado árabe), a promotora de Viagens, que, levaria, no próximo setembro, itapetininganos para visitar Israel (Tela-Viv, Jerusalém e arredores), Jordânia (Aman e Petra) e Egito (Cairo e Luxor, local das pirâmides). Agora, Ana Nalesso leva um grupo de conterrâneos para as deliciosas e mistérios do Marrocos (com Casablanca e Marrakesh, entre outros), viagem que começa no próximo vinte e oito de outubro e termina em quatorze de novembro. No “pacote”, também Portugal, a chamada “santa terrinha”, com Lisboa, Porto e Fátima, entre outras cidades portuguesas, a serem visitadas.

 

Jantar

No restaurante “Magnólia”, Vila Rosa, no penúltimo sábado, dezenove, o casal Suzana (Eugênia de Mello Moraes) – Ariovaldo (Ado) Albuquerque, ela, diretora da rede estadual de ensino, nesta cidade, e ele, engenheiro.

 

Almoço

No “Sacy Grill”, no penúltimo domingo, vinte, Rosa – João Duarte, proprietários da conhecida Imobiliária, com o filho Felipe (que irá cursar MBA, no estado norte-americano de Michigan) e a filha Daniela, com o marido Clóvis Camargo Junior, dentista.

 

Paraíso tropical

O médico ortopedista e traumatologista Jaime Simões Rodrigues que, com a esposa Neuzeli e os amigos Ana Elisa (Bloes) – Hélio Rubens de Arruda e Miranda, navegou na rota – Orlando, USA – Rio de Janeiro, no MSC “Divina”, (um enorme transatlântico) e visitou muitas e muitas ilhas do Caribe. Gostou demais de Saint Marteen, que foi uma possessão inglesa e francesa. Segundo o médico itapetiningano Jaime Rodrigues, Saint Marteen é de uma beleza inacreditável.

 

Continente

Membro ativo do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, o cidadão Waldomiro Benedito de Carvalho, o “Chuca”, comentando mais sobre sua aguardada viagem para a África, proximamente: – “Estou pretendendo ir para a Namíbia, pais situado ao sul da África, banhada pelo Oceano Atlântico e dividindo com a África do Sul. Botuana e ao norte com Angola, e Zâmbia. A Namíbia era uma colônia alemã até 1918 e hoje, um país independente. Lá, pretendo ainda chegar até o delta do rio Okavango onde existem milhares de animais selvagens mais conhecidos da África”. Waldomiro – “Chuca” nunca sossega e quer sempre visitar lugares exóticos e de difícil acesso. Ano passado ele esteve no Alaska.

 

Cidinha

Faleceu no último vinte e seis, última sexta-feira, a professora Maria Aparecida de Oliveira e Silva Vendramini, que durante anos lecionou História na rede estadual de ensino e escolas particulares desta cidade e também diretora de escola e supervisora de ensino da rede estadual, também nesta cidade. Maria Aparecida desenvolvia aula dinâmicas fazendo com que o educando se aproximasse do fato histórico. Juntamente com outras colegas de profissão, ela pesquisou muitas informações sobre a Escola “Peixoto Gomide”. Segmento do magistério estadual compareceram “em peso” em seu guardamento na funerária da Vila Reis. Ela deixa sua mãe, o marido José Trevisani, a filha Lívia, o genro Bruno e o futuro neto Rafael. E centenas de amigos…

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga