AGENDA – 492

Na América do Norte

O itapetiningano Cassiano Terra Rodrigues (filho de Maria do Carmo (Terra) – Pedro Rodrigues, o saudoso Pedrinho, professor de Filosofia da Universidade Católica de São Paulo, nas Perdizes, capital paulista, no Congresso sobre a Filosofia do pensador norte-americano Charles Sanders, em Boston, Filadélfia, USA, no último julho.

 

Boa notícia

Concunhado de Waldomiro Benedito de Carvalho o “Chuca”, o advogado Jorge Luiz de Almeida contou para ele que teve um encontro com Antônio Carlos Duarte Moreira atual presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo na capital paulista (Jorge de Almeida faz parte do Conselho da entidade) quando presidente Antônio Carlos assegurou que Itapetininga terá uma sede própria da Associação, a AFESP proximamente. Daí que os funcionários públicos estaduais sócios da citada entidade não precisarão mais ir até Sorocaba ou São Paulo para tratar de assuntos burocráticos e principalmente marcar viagens nas apreciadas colônias de férias como a de Campos de Jordão, Ubatuba, Guarujá, Poços de Caldas e outras. Tudo, então, será feito aqui, na cidade, mesmo. O advogado Jorge de Almeida é casado com a itapetiningana Nioma Gavião de Almeida e o casal mora em Jundiaí.

 

Coração da cidade

Na manhã fria da penúltima segunda-feira, vinte e oito, os projetistas Aristeu Correia de Moraes e Antônio Arantes Galvão, ambos engenheiros e responsáveis pela total reforma do Largo dos Amores, no centro urbano desta cidade, estavam bastante entusiasmados com o andamento dos trabalhos que, certamente resultará numa nova praça pública para esta urbe e deverá ser entregue no próximo novembro. Uma outra responsável é a arquiteta Ludmila Pinheiro Costa. Quando perguntado porque os prédios particulares entorno do largo estão tão mal conservados em suas fachadas, Aristeu Moraes respondeu que irão ser colocadas muitas, e muitas árvores ao redor para esconder um pouco tudo isso.

 

Suingue

O casal Matilde (Oliveira e Silva) – Rafael Fogaça de Almeida, ela, professora aposentada da rede estadual de ensino e atualmente lecionando Inglês, na Faculdade de Letras da Associação de Ensino, aqui e ele, comerciante, estiveram no último final de semana de julho (de vinte e quatro a vinte e sete) em Ilha Comprida, litoral sul paulista, especialmente para assistir o já famoso festival internacional de “blues” (ritmo norte-americano), o “Ilha Blues”, já em sua nona edição. Ao todo, doze apresentações (três por noite) envolvendo cantores solos e conjuntos, a maioria, como não poderia deixar de ser, dos Estados Unidos (New Orleans e Chicago) e também muito “soul” e jazz. Este ano as apresentações foram próximas a praia e com todo o conforto possível (cadeiras, banheiros, restaurantes). E a plateia mexia-se a todo momento diante do envolvente som do “blues”. Com toda certeza os itapetininganos Matilde e Rafael voltarão para lá, ano que vem, para a décima edição do “Ilha Blues”.

 

Honraria

Filha dos saudosos Ernesta (Rabelo) – Júlio Orsi um casal que movimentou as áreas cultural e social, nesta cidade, nos anos quarenta e cinquenta, Marilene Rabelo Orsi, laureada professora de Educação Física, daqui, recebe no próximo vinte e um, numa quinta-feira, à noite, no plenário da Câmara Municipal, na Praça dos Três Poderes, Jardim Marabá, a Medalha de Mérito Doutor Júlio Prestes de Albuquerque. Marilene foi um ícone em sua profissão, principalmente em algumas escolas que atuou como as estaduais: “Peixoto Gomide” e “Modesto Tavares de Lima”, assim como na Faculdade de Educação Física da Fundação Karnig Bazarian. Formada no final da década de cinquenta na Escola de Educação Física, em São Carlos, interior paulista (na época uma das melhores do Brasil) Marilene enquanto estudante participou dos Jogos Universitários Brasileiros e depois, já aqui nesta cidade, como professora, realizou inúmeras inovações na disciplina, com seus alunos, principalmente nas danças rítmicas e desfiles cívicos e sociais. O autor do projeto de entrega da Medalha para Marilene foi do vereador Fuad Abrão Isaac, do Partido dos Trabalhadores local e quem conduzirá a sessão solene será o presidente da câmara, André Luiz Bueno.

 

Tela

O itapetiningano José Cássio Soares Hungria, presidente da poderosa FIEO (Fundação de Ensino para Osasco) um centro universitário dos maiores do Estado de São Paulo com três enorme campus, convidando seus conterrâneos daqui para a exposição de Arte Brasileira com vinte e cinco obras de renomados pintores pertencentes ao Acervo da instituição onde José Cássio é pró-reitor. Tudo isso no tribunal de Contas, do Estado de São Paulo (na avenida Rangel Pestana, região da Sé, capital paulista) e que está comemorando noventa anos de existência, no período de doze a vinte e nove deste mês de agosto (de segundas às sextas-feiras, das nove horas da manhã até cinco horas da tarde). Em tempo: a FIEO – Osasco possuí uma das grandes coleções de quadros de pintores brasileiros deste país.

 

Brithday

Na próxima segunda-feira, onze, Teodoro Anastassiadis, o “Grego”, ex-presidente do Clube Venâncio Ayres, comemora mudança de idade.

 

Roteiro

Supervisora de ensino da rede estadual de ensino, daqui, já aposentada (e ex-secretária da Educação de Alambari) Luzia Helena do Amaral Bergamin afivelando malas para visitar o Reino Unido (Escócia, País de Galles e Irlanda do Norte). Na volta, Luzia Bergamin prepara uma nova andança para o Exterior e já no início de 2015 (janeiro) se instala num transatlântico para navegar de Orlando, Flórida, Estados Unidos até o Rio de Janeiro, passando por diversas ilhas do Caribe. E entre as duas viagens, Luzia Helena irá conhecer Aparecida do Norte, interior paulista, em uma excursão coordenada por Vera Lúcia Abdala (dez e onze de novembro, deste ano).

 

Luto

Faleceu na penúltima segunda-feira, vinte e oito, Benedita Rosely Salém Cerqueira, diretora-proprietária do jornal semanal “Folha de Itapetininga”, conhecida na comunidade daqui como “Rose”. Ela era viúva de Ivo Cerqueira, também proprietário do jornal e falecido em 2007. O casal adquiriu a “Folha de Itapetininga” em 1969 (e depois o centenário jornal “Tribuna Popular” que já não circula mais). A “Folha” foi o primeiro jornal nesta cidade a impressão “off-set” (antes, manual e depois linotipo). Roseli deixa três filhos: Marcelo, José Otávio e Luciana e muitas e muitas saudades.

 

Nigth

No movimentado restaurante Árabe (próximo as três Escolas, na praça Peixoto Gomide) no último sábado, dois, os casais: Lourdinha – João Nelson Medeiros, o “Nercy” e Eloá (Ozi) – Francisco Alves Vei, numa mesma mesa.

Últimas

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje. Confira o calendário de vacinação dessa semana: QUARTA-FEIRA – 23 DE JUNHO 1ª DOSE 49 e 48 ANOS OU MAIS –...

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje. Confira o calendário de vacinação dessa semana: SEGUNDA-FEIRA – 21 DE JUNHO 1ª DOSE53 e 52 ANOS OU MAIS – Pessoas...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga