AGENDA – 493

Em Paraty, Estado do Rio

No início deste mês de agosto, o itapetiningano cantor e compositor Bob Vieira mostra seu cd para a cantora paulistana Suzana Sales, integrante do lendário teatro Lira Paulistana, no bairro de Pinheiros.

Luís Antônio Vieira, o conhecido Bob Vieira, ex-secretário municipal da Cultura daqui (Governo Roberto Ramalho) não resistiu e rumou para Paraty, Estado do Rio de Janeiro na última semana de julho e início deste mês (de trinta, quarta-feira, até domingo, três) para participar da Festa Literária Internacional de Paraty, Flip, que acontece lá todos os anos nesta data, agora em sua décima segunda edição. Acontece que o Festival de Paraty, é um dos mais prestigiados deste lado ocidental do mundo e este ano recebeu quarenta e sete autores de quinze países e neste ano o grande homenageado foi Millor Fernandes, já falecido, caricaturista, jornalista e dramaturgo (das revistas “O Cruzeiro” e “Veja”). O itapetiningano Bob Vieira aproveitou sua estadia para divulgar seu cd “Violas & Rimas” no qual Bob canta modas de viola com rimas (quatorze ao todo) e com a participação de vinte e seis crianças da Escola Estadual “Major Fonseca”, próxima a Catedral da Matriz.

 

Valsa

Diretor de Artes Cênicas do Sesi, Vila Rio Branco, de nome “Múltiplas Linguagens”, Milton Cardoso e uma equipe de vinte colaboradores já estão entrevistando pessoas desta cidade para obter suas impressões de um passado até recente de Itapetininga (décadas de 1930, 1940, 1950 em diante) com a finalidade de mexer mesmo nas “raízes” culturais, sociais históricas, econômicas daqui. Uma das entrevistadas foi a professora de canto Coral Olga Maria Camargo Pellegrini. Ela, Olga, comentou sobre os grandes bailes do Clube Venâncio Ayres daquelas épocas, principalmente os do aniversário do Clube, em outubro e os de formatura, geralmente em janeiro e fevereiro. Os luxuosos vestidos das mulheres, os vestuários chic dos homens e as orquestras que vinham de fora. Tudo isso e também outras entrevistas resultarão, segundo o dinâmico Milton, numa peça de teatro, exposição de filmes da época, noticiário de jornais locais e muito mais, em suma, múltiplas linguagens. Entre os membros de pesquisa do grupo de Milton Cardoso: Thais Maria Souto Vieira, Francine Priscila Aguiar, Mariana de Moraes Brisolla Leitão e Lilian Tavernaro.

 

Equilíbrio

Sempre voluntária de obras sociais, Graciete Pie, numa das manhãs frias da semana retrasada, exclamando: -“A terceira e melhor idade tem que saber onde pisa”. A frase era meio filosófica mas Graciete estava se referindo a tortuosa calçada da rua Venâncio Ayres num trecho próximo à Igreja do Rosário.

 

Velinhas

Supervisora estadual de ensino, já aposentada e ex-secretária municipal de Educação desta cidade (Governo Ricardo Barbará) Lídia Moreira Messias comemorou mudança de idade, no penúltimo sábado, dois, com familiares, em sua casa, na vila Rio Branco. A educadora Lídia é integrante do clã Moreira, uma das mais tradicionais famílias daquele bairro.

 

Debate

Criação de dois Conselheiros da Associação Bem Viver”, em Vila Aurora, Maria Margarida Mazzarino e Wadi Shecaira, o projeto “Papo Furado” acontece todo primeiro sábado de cada mês, à noite, naquela entidade. O “Papo Furado” consiste sempre na exposição de um assunto (sempre palpitante!) por um especialista no tema. E em seguida, as discussões dos presentes sobre o que foi exposto. O pessoal ouve mas também participa. E é este mesmo o objetivo dos conselheiros Maria Margarida e Wadi.

 

Norte da África

Possuidora de dois cargos de professora, da rede estadual de ensino e da prefeitura municipal paulistana, em ambos, já aposentada, Odila Esaú, tudo indica, seguirá com o grupo itapetiningano coordenado por Ana Maria Pires Nalesso, nos próximos outubro e novembro para as delícias e mistérios de Marrocos (com visitas a Fez, Casablanca e Marrakesh, entre outras cidades) e também Portugal, a “santa terrinha” (Lisboa, Porto, Cascais, Fátima, entre outras).

 

Música

Proprietária da loja “Bonita e Gostosa” na rua Barbosa Franco, Lídia Ravacci e a professora de Língua Portuguesa Leda (Yared) Vieira Camargo Martins integram a excursão conduzida por Aldo Bassoli para Conservatória, Estado do Rio de Janeiro, juntamente com dezenas de itapetininganos, muito breve. Conservatória é conhecida como uma cidade tranquila, bucólica onde, principalmente à noite, os habitantes, em grupos, tocam e cantam em serenatas, o melhor da música popular brasileira tradicional como: “Malandrinha”, “Noite cheia de estrelas”, “Chão de estrelas”, “A volta do boêmio” e tantas outras mais. Lídia Ravacci já esteve lá, adorou e por isso está voltando.

 

Peregrinação

A estilista itapetiningana Vany de Freitas Cardoso leva dezena de itapetininganos no período de vinte e outubro até quatro de novembro deste ano para viagem ao norte da Itália e Paris, França. Uma excursão de caráter cristão onde os participantes visitarão Roma (Museu do Vaticano, Capela Sistina, Praça e Basílica de São Pedro). Ainda em Roma, Benção Papal na Praça de São Pedro. Coliseu, Fóruns Romanos, Fontana di Trevi, Praça Navona, Via Veneto, entre outros. Daí, viagem para Lanciano, Cássia, Assis, Pádua, Florença (Catedral de Santa Maria das Flores, entre outros), Veneza, Verona (terra de Romeu e Julieta) e Milão. Depois, translado ao aeroporto para embarque com destino à Paris, França. Lá haverá um “city-tour” pela cidade (Torre Eiffel, Champs Elysées, Praça da Concordia, Catedral de Norte Dame, entre outros). Em Lisieux, interior da França, visita ao Convento onde está o corpo de Santa Terezinha do Menino Jesus. Nas cidades romanas e em Paris, jantar incluso. Para Vany Cardoso esta viagem será muito e muito emocionante. Valerá muito a pena.

 

Tablado

A “promoter” Leomira Camargo Nunes leva, no próximo dia trinta, num sábado, integrantes do grupo itapetiningano “Vamos ao teatro”, para assistirem a comédia “Retratos e Canções”, um espetáculo onde “todos os diálogos da peça, sem exceções, foram extraídos de canções populares que fazem parte da cultura musical brasileira que surgiu nos anos setenta e que passou a caracterizar o estético nacional “Retrato e Canções” homenageia também os intérpretes e compositores populares deste país. Tudo isso, no teatro Augusta, no bairro de Cerqueira César, São Paulo. E antes, logicamente, um shopping.

 

Night

No último sábado, nove, no restaurante “Magnólia”, em Vila Rosa, o empresário Dino Barretti numa roda de amigos e em outra mesa, o casal Tayná (Lima) – Marcos de Almeida Cunha, ele, médico ginecologista e obstetrícia.

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.