AGENDA – 500

Mérito
Contempkada com o Programa “Bolsa – Atleta” do Ministério do Esporte (Governo Federal) a jovem itapetiningana Letícia Mari Konno, dezesseis anos, aluna da terceira série do ensino médio do Colégio Dom Bosco, atleta da especialidade badminton (uma espécie de tênis) e homenageada pela Câmara Municipal, no último onze (setembro). Seus pais são Leiko e Shogo Konno.

Merecimento
A TV TEM, aqui, de Itapetininga não para de ganhar prêmios nacionais e desta vez foi no “8º Prêmio Abracopel de Jornalismo” (ou Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade = Abracopel) cujo tema era “Eletricidade Segura para todos”. Foram cento e noventa e um, trabalhos inscritos de diversas mídias de vários Estados brasileiros. O jornalista (itapetiningano –sorocabano) Carlos Alberto Soares foi premiado em primeiro lugar na matéria “Especialistas orientam sobre como evitar choques elétricos em obras”, categoria: texto de Internet para o Portal G1 da TV TEM daqui. O mesmo jornalista Carlos Alberto Soares ganhou também uma “Menção Honrosa”, na categoria “Televisão” pela reportagem vinculada em julho pela TV TEM, daqui, de título “Choque elétrico em construções” (no “TEM Notícias”). Daí que outros prêmios em outros certames virão. Certamente. O evento aconteceu no elegante Espaço Cultural ITAÚ na avenida Paulista em São Paulo, na penúltima segunda-feira, vinte e dois. Uma noite de gala e Carlos Alberto Soares não cabia em si de tanta felicidade.

A volta
Funcionário já aposentada do Ministério da Cultura setor “Conservação de Patrimônio”, em Brasília, Distrito Federal, a itapetiningana Maria Eliza Leonel, no final da semana passada, rumando novamente para a França, onde reside, nas proximidades de Paris após uma temporada aqui, nesta cidade. Maria Elisa veio visitar a mãe Elisinha (viúva de Mauro de Mello Leonel, que foi gerente aposentado do Banco do Brasil). Duas ou três vezes ao ano Maria Elisa Leonel vem para cá. Sempre.

Encontro
Porque Cláudia Fernades Dandreta (da diretoria do Curso Objetivo, na região dos Bancários) mudou de idade na semana retrasada, a professora de Redação e Literatura Angelina Pereira Cardoso Hungria preparou (de surpresa) uma suculenta macarronada para homenagear Cláudia. Também presentes no jantar intimista: Vera Lúcia Abdala (ex-secretária Municipal da Educação daqui), a professora Zilda Aleixo Machado Hungria e Maria Nivea Guarneri Machado (presidente do Lar da Meninas “Célia Teresa”) e o padre Mário Donato Sampaio. Isso na casa de Cláudia, nos Bancários, na noite da penúltima quinta-feira, vinte e cinco. Maria Nívea levou uma bela torta, Zilda, sorvetes e Vera, “madeleines”.

Quase Verão
Aposentada do departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação Universidade de São Paulo a USP, na Cidade Universitária Butantã, São Paulo e integrante do Instituto “Júlio Prestes”, aqui, Maria do Rosário Silveira Porto (que reside em Vila Santana) e estando no sábado e domingo, últimos treze e quatorze (setembro) em sua casa de veraneio em Praia Grande, litoral sul paulista, ficou impressionada (juntamente com o marido o advogado Jeferson Silveira) com a quantidade de carros e ônibus (de turismo), de gente, enfim que desceram “para lá nesses dois dias. Tudo bem que foram dias ensolarados mas não era para tanto. Como a maioria era de paulistanos, Maria do Rosário chegou a uma hipótese conclusiva – o pessoal está saindo de São Paulo nos finais de semana para economizar água.

Espetáculos
A “promoter” Leomira Camargo Nunes não para. No último sábado, vinte e sete, levou dezenas de itapetininganos para assistir no (novo) Teatro Cetic (rua Lavapés), São Paulo, o badalado “Se eu fosse Você – O musical”, que como vocês sabem, é uma adaptação de dois filmes nacionais de sucesso, estrelado por Toni Ramos e Glória Pires dirigido por Daniel Filho. Como nos filmes, é sobre o drama cômico de um casal em crise, que magicamente, troca de corpos. Os atores são Cláudia Neto (estrela de outros musicais) e Nelson de Freitas (TV Globo). Também a presença da atriz Fafy Siqueira, direção de Alonso Barros, direção musical de Guto Graça Mello e autoria de Flávio Marinho. O shopping antes do teatro foi o Eldorado, em Pinheiros. E no dezoito (outubro), num sábado, Leomira leva pela quarta vez felizes itapetininganos a assistirem o musical norte americano (Disney) “O Rei Leão”, há dois anos em cartaz em São Paulo. O shopping será o Bourbon (rua Turiassu, Pompeia). O teatro é o Renault.

Música popular
brasileira
Foi um sucesso a apresentação do grupo vocal *** mínimo itapetiningano “Cygnus” no “Espaço Cultural Travessa 81”, um novo ambiente cultural cuidado por Cândida Plens e situado na rua Carlos Ayres 81, próximo ao Menk Plens. Segundo a própria idealizadora Cândida, este novo espaço é destinado a divulgação das artes nesta cidade e o grupo “Cygnus” praticamente inaugurou o local. O grupo vocal feminino (e itapetiningano) “Cygnus” é composto por Andréa Rechineli e Eliane Leite (primeiros sopranos), Valéria Mascarenhas e Eliana (Nana) Siqueira (segundos sopranos), Sonia Schekiera e Elizabeth (Beth) Siqueira (primeiros contraltos), Helena Plens, Luciana Medeiros e Márcia de Almeida Palmo (segundos contraltos). O grupo foi acompanhado pela banda composta por Célio, Cantídio, Renato e Rodrigo. E o repertório apresentado foi de “pérolas” da canção brasileira (todas as músicas) apresentadas para deleite da plateia presente. Como: “Chorava no meio da rua” (Paulo Vanzolini), “Desenredo” (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), “Tem dó” (Baden Powell e Paulo Vinícius de Moraes) “Lapinha” (Baden Powell e Paulo César Pinheiro), “Tema de Gabriela” (Tom Jobim), “Chega de saudade” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Canta, canta mais (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), a belíssima “Insensatez” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Ave rara” (Edu Lobo) e o clássico da mpb dos anos trinta “Feitiços da Vila” (Vadico e Noel Rosa). Muitos e muitos aplausos. Tudo indica que a próxima apresentação do “Cygnus” será no “Rock Bar”, na avenida Cinco de Novembro, ainda este mês. Todos lá.

Birthday
Muda de idade na próxima sexta-feira, doze, o advogado trabalhista Theotônio Affonso Pereira Junior.

Últimas

Rita de Cássia Moraes Leonel

Rogério Sardela retorna aos palcos

Depois de quatorze anos, um experiente ator da cena teatral itapetiningana retornou aos tablados, Rogério Sardela, com a peça “Agora Eu Tô Solteiro” de sua autoria. A comédia é dirigida...

Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga

Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga

Um longo trabalho de investigação sociológica feito por Oracy Nogueira que reúne 12 enunciados comparativos sobre o preconceito nas relações raciais em Itapetininga, originou um estudo com o título “Preconceito...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Rita de Cássia Moraes Leonel

Família Mello Moraes Família Moraes Leonel   Primeiramente, a Rita nunca iria deixar a gente escrever ou falar algo sobre ela. Certamente se incomodaria com isso… Mas não dá pra...

Semana registra 44 novos casos de Covid-19

HLOB tem queda nas cirurgias eletivas em 2024

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes (HLOB) registrou uma queda no número de cirurgias eletivas realizadas em 2024, comparado ao ano anterior. Segundo a assessoria de imprensa do HLOB, no...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.