AGENDA – 501

Grupo
Em recente acontecimento social nesta cidade, no último agosto, (esquerda para direita): Adherbal Ferreira Rodrigues, Fernando Pereira de Moraes, Murilo Prestes D’Avila e Clodoaldo Gomes.

 

Avante mocidade!
Desde ontem, quinta-feira, nove, esta cidade está recebendo cerca de três mil e quinhentos atletas de doze a dezenove anos de idade de pelo menos cento e cinquenta cidades do interior paulista que disputarão o torneio esportivo “31º Jogos Abertos da Juventude”. Por isso não estranhe se você deparar pelas ruas daqui com ruidosos grupos de estudantes-esportistas, devidamente uniformizados com os nomes de suas cidades de origem nas roupas e que com certeza, alegrarão a cidade até o próximo dezoito, num sábado! E junto com os atletas, virão grupos de apoio como: professores de Educação Física, preparadores, pessoal do atendimento médico, dirigentes e tudo mais num total de quatro a quatro mil e quinhentas pessoas. Todos deverão ficar alojados em vinte e tantas unidades de ensino estadual e muncipal. E o comércio local está “de olho” neste pessoal, logicamente. Ao todo, quinze modalidades esportivas estarão na disputa (futebol, futsal, ginástica rítmica, etc.). O ex-colunista Amaury Filho, da secretaria municipal de Esportes comentando que estes Jogos serão muito, muito empolgantes. A promoção é da secretaria estadual de Esportes.

Paladar
Dirigente da A.C.E.D.I. ou Atualização em “Culinária e Economia Doméstica de Itapetininga” a sempre dinâmica Maria Helena Hungria de Lara, a Lenita, está contente da vida com o lançamento da oitava edição do livro de receitas da entidade. E esta nova edição tem um objetivo, ou seja, preparar uma culinária para almoços e jantares. Esta edição poderá ser adquirida com o pessoal da ACEDI. E Lenita Hungria está recrutando novas acedianas (ou novos membros) para participar das reuniões mensais da entidade. E que acontece nas primeiras terças-feiras de cada mês. Aprende se muito sobre a (nobre) arte de cozinhar nestes encontros. Maiores informações com Cecília fogaça (telefone: 3273-1499 ou com a própria Maria Helena: 3272-6743).

Cegonha
O casal itapetiningano Maria Aparecida (Valente) – Ernesto Villar Filho, ele, funcionário público aposentado, é só sorrisos pois ganharam um bisneto no último vinte e nove (setembro), um garoto forte de nome Rafael. O bebê é filho de Paula (Carine) – Luiz Otávio Villar. O pequeno Rafael é o novo queridinho da família.

Esmalte
Ex-proprietária de uma lotérica na rua Coronel Afonso, depois de um ou dois anos de descanso, Márcia Terra Barsanti não conseguiu ficar sem trabalhar. Depois de uma longe viagem à Europa nos meses de maio e junho deste ano, quando, junto com o marido Roberto, engenheiro (também em fase de aposentadoria) percorreu vários países (Inglaterra, Alemanha, Suíça, entre outros) resolveu colocar “mãos à obra” e começa agora uma nova atividade, a de maquiadora. E para isso adquiriu um material bem avançado para esta sua nova missão. Ela já está com uma boa freguesia e quer ver sua clientela bem, mas bem bonita.

Dança
O baile de aniversário do Clube Venâncio Ayres, em sua sede social, acontece no próximo sábado, ou, amanhã, onze, animado pelo conjunto paulistano “A Idade do Lobo” capitaneado pelo médico dermatologista itapetiningano Hélio Fontes Jr. A banda musical é conhecida pela versatilidade de ritmos no seu repertorio, principalmente blues, jazz e rock.

Samba
Agente de viagem, Aldo Bassolli pensando seriamente em levar felizes itapetininganos para o Rio de Janeiro no próximo dezembro. Além dos passeios tradicionais na chamada “Cidade Maravilhosa” como o Cristo Redentor, Pão de Açucar e tudo indica que Aldo, levará o pessoal a conhecer a vida boêmia do bairro da Lapa com suas centenas de bares e muitas e muitas rodas de samba e onde transitam milhares de pessoas principalmente nos finais de semana.

Tablado
A “promoter” Vera Lúcia Abdala leva sua turma no dez de novembro, num domingo, para assistir no teatro do Sesi, na avenida Paulista, em São Paulo a comédia musical “O Homem de La Macha”, grande sucesso da Broadway, New York, USA, a partir de 1965 e encenada no Brasil em 1972, numa produção de Paulo Fontes, Flávio Rangel com o elenco comandado por Bibi Ferreira, Paulo Autran e Grande Otelo. Agora a direção é de Miguel Falabella, com Cleto Bacci (Dom Quixote), Jorge Maia (Sancho Pança) e Sara Sarres (Dulcinéia), cenografia do britânico Matt Kinley e do americano David Harrio. Os delirantes figurinos ficaram por conta de Cláudio Tovar (ex-Dzi Croquetes) e direção musical de Carlos Bauzys. Algumas canções do espetáculo ficaram famosas, entre estas, “Sonho Impossível” numa versão de Chico Buarque de Holanda, gravado por Maria Bethânia, na década de setenta.

Mudança de idade
Aniversaria na próxima terça-feira, quatorze, Ary Ayres Leite, incansável membro voluntário da segurança da Igreja Nossa Senhora do Rosário, nesta cidade.

Mistérios
A pedidos a professora aposentada do departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP, na cidade Universitária, Butantã, São Paulo, a itapetiningana Maria do Rosário Silveira Porto, pretende, ano que vem, formar aqui, nesta cidade, um grupo de estudos (no máximo quinze pessoas) para discutir sobre Mitos ocidentais (como os gregos, por exemplo) e orientais. Maria do Rosário participa mensalmente de um poderoso grupo de Mitologia na própria USP, uma vez ao mês. Integrante do Instituto História Geográfico e Genealógico daqui e do Instituto Júlio Prestes, Maria já está escolhendo um local para essas discussões possivelmente num ponto central desta cidade.

Do, ré, mi …
Diretora regional do Centro do Professorado Paulista região de Itapetininga, o CPP local, Dalva das Graças Mendes contente da vida porque o conjunto vocal da classe de Espanhol da entidade apresentou-se muito bem na tarde do último dezessete (setembro) numa quarta-feira, na sede central do CPP em São Paulo, no Sexto Sarau Lítero-Musical. O grupo acompanhado no teclado pela maestrina Vasti de Sousa Almeida apresentou as canções “La Barca” de Roberto Cantora e “Besame Mucho”, de Consuelo Velasquez e que foram interpretadas em espanhol. Compõe o grupo vocal as itapetininganas: Ana Rosa Françani Fogaça, Luzia Helena do Amaral Bergamin, Maria Antonieta Lisboa Alves, Zenita Pereira Andrade, Zeni Ribeiro Borges de Almeida, Nancy Mello, Maria Nívea Guarneri Machado, Betty Carmona (a professora da turma) e Teresa de Lourdes Souza. Em momento solo, Vasti de Souza Almeida interpretou no teclado a “Tocata e Fuga em Ré Menor” de Johann Sebastian Bach. Tudo isso recebido com muitos aplausos (muitos!) pelos presentes.

Últimas

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Começou nesta quarta-feira, dia 22, o Programa de Recuperação Fiscal de Itapetininga (Refis) 2021 de Itapetininga. O contribuinte pode parcelar suas dívidas municipais, como ISSQN, IPTU, ITBI e outros impostos...

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Nesta semana as cenas de violência contra um idoso durante um assalto no Centro de Itapetininga chamaram atenção para o assunto de segurança no município. Dados da Secretaria de Segurança...

Cidade não tem plano municipal de arborização

Cidade não tem plano municipal de arborização

A prefeitura de Itapetininga informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente que o plano está sendo elaborado. Segundo o executivo, em 2021 foram realizados até o momento 125 corte...

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores de soja se preparam para o inicio do plantio da soja que começou em 16 de setembro. O calendário de semeadura estabelecido para o plantio da soja vai até...

Semeando Talentos está em busca de jovens profissionais

Duratex oferece curso profissionalizante

A Dexco, detentora das marcas Duratex e Durafloor, alinhada à sua estratégia de ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança), mantém o compromisso de fomentar ações...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga