Agenda – 508

Noivado
No feriado da Proclamação da República, quinze, numa sexta-feira deste mês de novembro, trocaram alianças (de noivado) Patrícia Aparecida da Silva Matarazzo e Tiago Garcia de Oliveira, ambos funcionários públicos municipais nessa cidade. Patrícia, filha do casal Marilene (Gomes da Silva) – Giórgio Edy Matarazzo e Tiago, filho de Cristina (Castro Garcia) – Euclides Oliveira Júnior. E todos, muito felizes. com o evento.

 

Realidade
Comentado entre segmento de professores da rede estadual de ensino desta cidade a notícia veiculada pelo paulistano jornal “Agora” página A6, do último onze, numa terça-feira (e também na “Folha de São Paulo”), de título “ Cai número de estudantes da escola pública paulista na Fuvest “, que como vocês sabem, é órgão que seleciona candidatos (estudantes) para vagas nos vestibulares dos cursos da Universidade de São Paulo, a USP (e também para a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo). Segundo o paulistano jornal “Agora” entre hipóteses que causam esta diminuição da procura de estudantes do ensino médio da rede pública para vagas no vestibular da USP é que a universidade paulista não possui cotas para estudantes de escolas públicas (as cotas facilitam o ingresso para os cursos da USP). Mas, para segmentos de professores itapetininganos da rede estadual de ensino desta cidade, uma das causas principais é o malfadado projeto da “educação continuada” no ensino fundamental e médio nível”. Mais conhecida como “promoção automática” que, de uma certa forma, desobriga o aluno a estudar durante o ano pois sua aprovação está garantida. Isto ocorre há anos (desde 1995, por ai…) no Estado de São Paulo.

Mérito
Por iniciativa do dinâmico vereador Antônio Fernando da Silva Rosa Júnior, o Fernandinho, autor do projeto, a Câmara Municipal desta cidade outorgou na penúltima quinta-feira, vinte, o título de “Cidadã Itapetiningana” à apresentadora Simone Marquetto, atualmente diretora de jornalismo da TV Sorocaba (Grupo SBT), na praça dos Três Poderes, Jardim Marabá. No auditório, a presença de familiares, muitos amigos e também colegas de profissão de Simone. A homenageada veio para esta região com dezoito anos de idade de São Paulo, sua cidade natal. No final da década de Noventa, Simone destacou-se como repórter e diretora de jornalismo da saudosa (e pioneira) SP Sul TV (então de propriedade do empresário José Abraão), que funcionou de 1990 até 1999 na televisão aberta, no espaço da então da TV Educativa (hoje, a carioca TV Brasil). Em suas reportagens aqui, Simone Marquetto sempre focava os principais problemas desta cidade, nas áreas da saúde, educação, transporte, entre outros, sempre visando melhoria para esta urbe e sempre em defesa do povo.


Viagem sentimental
No último outubro, o casal Angelina (Pereira Cardoso)- Roberto Soares Hungria, ela professora de Redação em Língua Portuguesa e ele dentista e coordenador do Museu de Imagem e Som dessa cidade, pediram autorização para as famílias (nora, genro, filhos) dos seus filhos, o técnico em computação Marcelo, a dentista Renata e o advogado Alexandre (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB local), conseguiram e levaram-os para um passeio em Las Vegas, Estado de Nevada e São Franscisco, Califórnia, nos Estados Unidos. Na luminosa Las Vegas, o clã Roberto Soares Hungria assistiu a “shows” fantásticos como “Cirque de Soleil”, entre outros e na trepidante São Francisco, a família andou por aquelas tortuosas ruas floridas que sempre aparecem em filmes. Aproveitaram também para comemorar o aniversário de Roberto( na primeira quinzena de novembro) e como “ ninguém é de ferro” foram ás compras para aproveitar o que havia de bom e bonito. Gostaram muito.

Happy birthday
Para comemorar os setenta anos de existência da itapetiningana Maria Eugenia Terra Barth Pires, seus filhos Renato, Danilo e Camila organizaram uma festa surpresa em torno de um farto almoço que aconteceu na Forneria “ Canto da Mata” em Osasco, Grande São Paulo, no último sábado, vinte e dois. Viúva do juiz (também itapetiningano) Fleury Pires, filha dos saudosos Zélia (Terra) e Jair Barth (ela, proprietária da famosa “Casa Barth” ( na Saldanha Marinho) e ele professor de Língua Portuguesa no então Instituto de Educação Peixoto Gomide) e irmã do advogado Nelson Terra Barth (casado com Marianice Silveira Straub), Vera Lúcia Terra Barth (casada com Marcos Antunes Tambelli) e do saudoso engenheiro Flávio Terra Barth, formado pela Politécnica da USP.
Maria Eugenia, a aniversariante é aposentada de dois cargos de professor, um na rede estadual e o outro na rede municipal paulistana e formou-se em 1962 pela também “ Peixoto Gomide”, aqui. Uma ou duas vezes ao ano viaja com a sua cunhada Ana Maria Pires Nalesso para o exterior e vem sempre para cá “matar a saudades”.


Oriente
O professor e fazendeiro Hermano do Amaral Nalesso esteve no último agosto no Japão e em Dubai. Gostou demais dos países visitados.


Imperdível
Hoje, vinte e oito, sexta-feira, à noite no espaço cultural criado por Cândida Plens, a “ Travessa 81” (próximo ao Menk Plens) o grupo “Quintal Instrumental” realiza recital com Kátia Baroni, no vocal, na bateria Cantídio Neto, no teclado Renato Lima e no contra baixo Rodrigo Lasas. No repertório, sempre músicas de bom gosto, especialmente a MPB moderna.


Tempo
Cidadãos itapetininganos que mudam suas idades no próximo domingo, dia 30: engenheiro Eduardo José Ozi e o médico Luís Antônio Bernardes. Na próxima terça-feira, dois, o funcionário público estadual (segurança pública) Mauro Rodrigues Salvador e na quarta-feira, três, o sociólogo José Luiz Ayres Holtz, o “Grilo” (do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico daqui e também da Academia Itapetiningana de Letras, trabalhando atualmente foi Angatuba) e Luiz Antônio Morenghi.

Jantar
Anfitriões perfeitos Enir (Soubhia) – Manoel Renê Nunes, ela professora de inglês e ele desembargador da Justiça do Estado de São Paulo, ambos aposentados, receberam familiares e amigos para uma deliciosa bacalhoada e degustação de bons vinhos na noite da última sexta-feira, vinte e um, na casa do Jardim Itália. Entre os presentes os filhos do casal: Renê, capitão da Polícia Militar, com a esposa Aline e filhos; Luiz Henrique, delegado de polícia estadual com a esposa Eva e filha. E os amigos Maria Nivea Guarnieri Machado e padre Mário Donato Sampaio.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga