Agenda – 522

Écos do carnaval
Na chamada “Terça-Feira Gorda”, dezessete, no desfile da avenida “Peixoto Gomide” o animado Paulo Cabral com seu filho Paulinho, integrantes do bloco “Motumbo”.

 

Impasse
Segundo reportagem do jornalista Orestes Carossi Filho, na seção “Cidade”, página A4 – quesito “Saúde”, neste “Correio de Itapetininga” (semana de 13 a 19 de fevereiro de 2015) – “Estado atrasa repasse do Hospital Regional (daqui)”, segundo Orestes Carossi portanto, o Estado de São Paulo, na primeira quinzena deste último fevereiro devia ao referido hospital a importância de dois milhões e meio de reais e a Prefeitura Municipal (segundo Walter dos Santos Junior, secretário de Administração e Finanças) teve que cobrir o débito que pertencia ao Estado (mesmo em se tratando de “ajuda extra” pois a unidade de saúde pertence ao município). Entretanto (a opinião agora é desta Coluna) é difícil, muito difícil um hospital de uma cidade média (como Itapetininga por exemplo) arcar sozinha com as despesas sem auxílio estadual e federal. Em tempo: o governador do Estado Geraldo Alckimin (PSDB) “está devendo esta”. Afinal de contas, o chefe do executivo estadual teve 48.084 votos aqui, na eleição de outubro de 2014, bem mais que o dobro dos outros candidatos: Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT).

Mérito
O jovem itapetiningano Arthur Bernardes Zanolli passou no vestibular de Medicina na Universidade Federal, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O moço é filho do casal Elza (Bernardes) – Amadeo Zanolli, ela, diretora de escola da rede estadual de ensino, e ele, da Sabesp local, ambos já aposentados.

Escala
A fisioterapeuta Marina Rodrigues Wey e sua filha, a jovem Victória Rodrigues Giriboni fizeram uma aterrissagem rápida (no final da semana retrasada) em João Pessoa, Estado da Paraíba. Mãe e filha adoraram a estadia lá e segundo Marina Wey, João Pessoa não tem tanto destaque como outras cidades do Nordeste brasileiro mas é linda, o povo é muito simpático e a vida lá bem barata, além das incríveis belezas naturais. Valeu.

Sabor
A diretoria da “Associação do Bem Viver” próximo a Itauto e avenida José de Almeida Carvalho, anunciando a volta dos concorridos almoços dominicais da entidade no ano corrente. E o primeiro destes será já no próximo domingo, oito, até para homenagear a Mulher, porque justamente, dia oito é o dia delas. Algumas das coordenadoras como Marta Ozi e Maria Margarida Mazzarino esperam um almoço animado e com muitas adesões.

A espera
Elza e Roberto Lima de Lara, já estão sentindo falta e aguardam a abertura (prevista para este mês de março) dos espetáculos tanto teatral como musical do Sesi, em Vila Rio Branco. Os concertos de música erudita (também chamada de clássica) os conjuntos de música popular (e bem!) brasileira, ou de puro jazz, os de dança e mesmo as comédias e os textos chamados “sérios” levados no palco do teatro da entidade já fazem parte da cena cultural desta cidade. Fazem sim.

Ensinar
Uma escola da rede municipal de ensino daqui, será inaugurada no próximo abril, oficialmente e levará o nome de “Esther Barsanti”. Ela, Esther, itapetiningana, foi professora primária (hoje: de primeira a quinta série do ensino fundamental) da rede estadual de ensino durante muito tempo no Curso Primário Anexo à Escola Normal “Peixoto Gomide”, depois “Instituto de Educação” e hoje “Escola Estadual”. Era nas salas deste Anexo que os então normalistas (hoje: alunos do curso de Magistério, que já não existe mais) davam suas aulas práticas. Esther, considerada como uma das melhores professoras da segunda série desta cidade, nos anos quarenta e cinquenta, aposentou-se em 1964 e faleceu aos noventa e sete anos de idade em novembro de 2009. A escola municipal que receberá seu nome fica no distrito do Posto Tupy. E o projeto inicial foi do vereador Marcus Thadeu Quarentei Cardoso (PSDB).

Atrações
Entre as apresentações musicais que o teatro do Sesi, em Vila Rio Branco, apresentará no primeiro semestre deste ano duas delas por certo irão lotar o recinto. No final de março, Guilherme Arantes e em maio nos dias dezesseis e dezessete, sábado e domingo, o espetáculo “Cabaret Chico Buarque de Holanda”, com as cantoras-atrizes Lucinha Lins e Tânia Alves, que interpretarão canções do gênio brasileiro.

Night
No penúltimo sábado, vinte e um, no restaurante “Árabe”, na rua Fernando Prestes, o casal Fernanda Soares Hungria e Valdeli de Syllos, ele, empresário na área de eventos de formatura de universitários, principalmente.

Entusiasmo
Produtor de eventos culturais desta cidade, o apresentador Carlos José Pereira Pinto, o “Carlão”, gostou demais ao saber da volta do conjunto inglês “Queen” ao Brasil, no próximo Rock in Rio”. Grande entusiasta do conjunto, Carlão Pereira lembra do sucesso de Fred Mercury (falecido prematuramente) em 1985, no mesmo “Rock in Rio” na Cidade Maravilhosa. O astro conseguiu que a multidão cantasse (em idioma inglês!) com ele quase todas as canções do seu repertório.

Últimas

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 49 e 48 anos serão vacinadas hoje. Confira o calendário de vacinação dessa semana: QUARTA-FEIRA – 23 DE JUNHO 1ª DOSE 49 e 48 ANOS OU MAIS –...

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje

Pessoas de 53 e 52 anos serão vacinadas hoje. Confira o calendário de vacinação dessa semana: SEGUNDA-FEIRA – 21 DE JUNHO 1ª DOSE53 e 52 ANOS OU MAIS – Pessoas...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga