Agenda – 529

Montanha
No início de abril o casal Marly (Larizatti) – José Antonio Bueno, ela, professora de Lingua Portuguesa, trabalhando atualmente na Diretoria Regional de Ensino, aqui em Itapetininga e ele, gerente do banco do Brasil, aposentado, na elegante Via Siena, em Campos de Jordão, estação climática, no interior paulista.

 

Comentário
Interessante. Muito interessante o artigo da deputada estadual paulista Márcia Lia, na seção “Debate”, no suplemento “Cultura” neste “Correio de Itapetininga”, do último dez de abril, numa sexta-feira, de título “Saúde: sobrecarga deixada para prefeituras”. Segundo o escrito da deputada Márcia Lia: – “Considero equivocada a opção de política de saúde do Governo Estadual (São Paulo) de não priorizar a promoção da saúde. Ao invés de contribuir com as cidades, o Governo Estadual paulista cria outras estruturas e não prioriza a saúde na ponta. Isso sobrecarrega os municípios que tem de manter as portas abertas dos postos de saúde para o atendimento básico. Os maiores investimentos nestas instituições (santa casas, hospitais regionais e outros) ainda são do Governo Federal”. Nota desta Coluna: essa falta de prioridade do Governo Estadual paulista para a saúde pode ser a causa da (vergonhosa!) epidemia atual de dengue no Estado de São Paulo.

Comemoração
Para celebrar sua mudança de idade a loura Lilca Haddad, no penúltimo sábado, onze, recebeu em torno de oitenta convidados, (daqui e de São Paulo) em sua requintada chácara em Alambari para um lauto almoço. Inicialmente os “bolinhos de frango”, típico desta região fizeram a delícia, principalmente dos paulistanos presentes (a maioria possui chácaras próximas a de Lilca) e que não conheciam este apetitoso salgado da culinária itapetiningana. Depois, um arroz com bacalhau que foi repetido mais de uma vez pela maioria dos presentes. Um animado conjunto musical paulistano, o “Sampa Show” com quatro ritmistas animavam (e muito!) a festa em torno da piscina executaram principalmente samba-enredo clássicos das escolas de samba- cariocas. E também muitas canções de Gonzaguinha e Adoniran Barbosa. A festa de Lilca estendeu-se até a noite, com uma temperatura de Verão. Entre os convidados itapetininganos: Angelina (Cardoso) – Roberto Soares Hungria, Cláudia Fernandes Dandreta, Gilda Helena Barth Calux, Maria Helena Marino, Marta Cecília da Cunha Silva, Maria Lúcia Tórcia Soares, Maria Antonieta Bueno Vieira de Camargo, a Nêta, Ana Glória Ribeiro (vinda de São Paulo), Rosemary Bárbara de Castro Lyrio e Duarte (bastante animada). De Alambari, as presenças de Rita (Albuquerque) – Rafael Altério (Rita contando que a filha do casal, Mariana, está trabalhando no “Cirque du Soleil” e atualmente estava na Austrália). E Lilca Haddad estava feliz pela confraternização com seus parentes e amigos.

Casa nova
Com um coquetel especial para arquitetos foi inaugurada na noite da penúltima quinta-feira, dezesseis, a loja “Italínea Art Design”, de móveis para residências, consultórios e escritórios, na Padre Albuquerque, próxima ao Estádio do CASI (Clube Atlético Sorocabano de Itapetininga). O proprietário é João Fernando de Oliveira Camargo Junior, filho de Maria Angélica (Romanha) – João Fernando de Oliveira Camargo, este, dentista. O dono da nova loja João Fernando é noivo de Sylvia Bueno Vieira de Camargo (filha de Maria Antonieta (Nêta) Bueno – João Calil Vieira de Camargo, este, promotor público estadual. Quem esteve lá comentou que os móveis de sua loja são modernos, finos e muito, muito bonitos.

Montanha
O casal itapetiningano Marly (Larizatti) – José Antonio Bueno, ela, professora de Linguística da Faculdade de Letras da Associação de Ensino local e ele, gerente do Banco do Brasil, já aposentado, seguiram no início deste mês para desfrutarem alguns dias na campestre, bucólica e citadina, Campos do Jordão, interior paulista. E de lá passaram um dia em Aparecida do Norte, onde visitaram e rezaram na enorme Basílica (uma das maiores do mundo) e também na antiga Igreja. Marly achou a igreja antiga belíssima com um estilo totalmente barroco lembrando aquelas medievais da Europa. Valeu a pena visitá-la.

Mar
A presidenta Marta Ozi e a conselheira Maria Margarida Mazzarino, da “Associação do Bem Viver”, próxima a Itauto, aqui levam participantes da agremiação para uns dias de “doce farniente” no Senac, em Bertioga, litoral paulista. A partir de dez de maio.

Night
Na penúltima sexta-feira, dez, “batiam um papo” animado no restaurante Magnólia, em Vila Rosa: Maria Dulce Garcia Maurício (ex- Ministério do Trabalho local), Vera Lúcia Abdala (ex-secretária municipal da Educação, primeira gestão do governo Roberto Ramalho) e Madalena Tambelli (do departamento de Merenda Escolar da Prefeitura daqui).

Dramaturgia
Professora de Canto Coral, Olga Pellegrini gostou muito da primeira apresentação da nova série da TV Globo intitulada “Os Experientes” (sextas-feiras, onze e meia da noite, após o “Globo Repórter”), na penúltima sexta-feira, dez. Cada capitulo é uma história e neste primeiro, dirigido pelo cineasta Fernando Meirelles (do filme “Cidade de Deus”) de nome “O assalto” contou a história de uma médica já idosa que cuida de um assaltante de banco no interior do mesmo. E diante disso começa a lembrar do seu passado de ativista contra a ditadura militar em 1972, em São Paulo. Para Olga Pellegrini a atuação de Beatriz Segal como a médica foi soberba. Assim como a direção de Fernando Meireilles, cuidadosa, dinâmica, expressiva.

Tablado
A “promoter” Leomira Camargo Nunes não para. Tanto que o seu “Vamos ao Teatro” leva itapetininganos amanhã, vinte e cinco, sábado, para São Paulo, no teatro da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), na rua Alagoas, Higienópolis. A peça é “Vanya e Sonia e Masha e Spike”, texto original do norte-americano Cristopher Durang, direção de Jorge Takla. A peça nos Estados Unidos recebeu em 2013, o prêmio “Tony” como a melhor do ano. No elenco: Marília Gabriela (vivendo uma atriz cinquentona que namora um rapaz de trinta anos. Elias Andriato, Patrícia Gaspar, Bruno Narchi. Segundo Leomira, a encenação provoca muitas gargalhadas na plateia. O shopping será o Higienópolis, certamente.

Politica
O ex-prefeito municipal daqui, Antonio Fernando Silva Rosa (gestão:1977-1980) está bastante entusiasmado com o Partido Solidariedade. Bastante.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga