Agenda – 537

Birthday

No aniversário de Lilca Haddad Labate comemorando em sua chácara, no bairro Riberãozinho, em Alambari, algumas das muitas amigas presentes. Isto no último onze de abril, num sábado (esquerda para direita): em pé: Suely Camargo, Maria Cecília da Silva Placo Lopes, Marta Cecília Cunha da Silva; sentadas: Maria Antonieta Bueno Vieira de Camargo, a Nêta e Angelina Pereira Cardoso Hungria.

 

Vitória
Ministro do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, o tatuiano Celso de Mello declarando na penúltima quarta-feira, dez, que nenhuma publicação de biografias não autorizadas pode ser suspensa ou proibida antes do seu lançamento e circulação pelas livrarias, as várias “mídias” e redes sociais. Se o biografado sentir-se injuriado poderá reclamar depois com ação judicial. O tatuiano Celso Mello foi um dos nove ministros a votar contra a proibição que fere a liberdade de expressão e a própria Constituição Nacional de 1988. O placar foi de nove a zero.

O Respirar
Vinte e um itapetininganos integrantes do “Associação do Bem Viver”, da terceira ou melhor idade, com sede próxima ao Itauto na avenida José de Almeida Carvalho estiveram em Sorocaba, na penúltima quarta-feira, dez, com dois objetivos principais. O primeiro: visitar o (novo na cidade) Shopping Iguatemi, à tarde e à noite assistir uma representação no Teatro Municipal encenada pelo núcleo teatral K3 da Uniso (Universidade de Sorocaba). A peça em questão era “Smog” (uma síntese de “smoke” (fumaça) + “fog” (neblina) e trata do meio ambiente, dos gases tóxicos, enfim da poluição reinante que prejudica a vida humana. A ação se passa no cotidiano das pessoas e os atores representam por mímica (nenhum som é ouvido), com máscaras, simulando o que acontecerá num futuro bem (ou já) próximo. No elenco, entre outros, a conterrânea Maria Dulce Garcia Maurício (aposentada do Ministério do Trabalho, daqui). Entre os que foram da “Associação do Bem Viver”: Maria Margarida Mazarino, Marta Ozi, Olga Pellegrini (que adorou a trilha sonora da peça, música do renomado compositor italiano Nino Rota dos filmes de Frederico Fellini), Maria Aparecida Monteiro (a “Bijú”), Nery Arantes, Graciete Pie, Raquel Ozi, Eloá Ozi Vei, Maria José Guerra. A encenação muito e muito aplaudida no final.

Bola
A conhecida Leila Rosana de Meira, a “Corinthiana” (da equipe do deputado estadual Edson Giriboni, aqui) comentando:- “O Corinthians é a cruz da minha vida, não está ganhando nenhum clássico.” (O “clássico” a que Leila se refere é quando o chamado “timão” joga com os paulistas: Palmeiras, São Paulo ou Santos”). E Leila continua: “Meu querido filho, Lucas Oliveira, com quatorze anos já está jogando futebol no Infantil do DERAC (Departamento de Estradas de Rodagem Atlético Clube). Tudo bem. Só que ele torce pelo São Paulo Futebol Clube…”.

Tango
O casal Rita (Moraes) – José Rubens Leonel, o “Chacrinha”, ele, um dos melhores publicitários desta cidade, voltando recentemente de Buenos Aires, Argentina.

Pelo mundo
Voluntária da Acedi (ou Atualização em Culinária e Economia Doméstica de Itapetininga) Marta Cecília Cunha da Silva esteve na Europa, em uma viagem entre os dias doze (maio) até dois (junho). Marta conheceu a Áustria, Suíça (achou a cidade de Lucerna uma maravilha), Itália, França, Bélgica, Portugal, Luxemburgo, Mônaco e Espanha (Madrid é toda linda, segundo Marta). Passando por Cannes, na França a itapetiningana Marta foi “dar uma olhada” no famoso Festival de Cinema de lá e viu artistas norte-americanos e europeus, desconhecidos para ela. Mas não chegou a ver o galã norte-americano George Cloney, o “queridinho de todas” que naquele dia não compareceu ao Palácio do Cinema (Mostra de Filmes). E o moço estava em Cannes.

Estudos
Filha de Maria Ester (Soares) – José Vladmir Tambelli Pires, ele, médico cardiologista, a itapetiningana Mariana Tambelli Pires está cursando o quarto ano de Medicina na Faculdade São Camilo, São Paulo. E Gabriel Tambelli Pires, irmão de Mariana, também cursa Medicina, em Bragança Paulista, interior do Estado.

Caminhadas
Filha de Neusa Aboarrage Melges de Andrade e do saudoso Ralpho Melges de Andrade, ela, professora de Filosofia e ele que foi engenheiro – agrônomo da secretaria estadual de Agricultura, aqui, a advogada trabalhista Cinthia Aboarrage Andrade, que reside em São Paulo, está na Espanha realizando o circuito espiritual de Santiago de Compostella, Cinthia preparou-se muito para isso.

Festa
Presidente atual do Instituto Histórico, Geográfico, Genealógico de Itapetininga, Hélio Rubens de Arruda Miranda, comunicando sobre o décimo aniversário da cultural entidade. Além de outras solenidades, uma será bem festiva e que constará de um lauto jantar acompanhado de momentos lítero-musical, ou seja, um sarau, que lembrará com certeza daqueles realizados no início da década de noventa, nesta cidade. Isto no salão de festas da Padaria São João, região central, próxima ao Fórum Velho. Isto, na próxima quinta-feira, vinte e cinco, à noite.

Encontro
Na penúltima terça-feira, nove, as coordenadoras Elza Bernardes Zanoli e Tereza Cerdeira reuniram professores, diretores de escola e supervisores de ensino da rede estadual desta cidade, a maioria aposentados para a confraternização (mensal) de junho. O local desta vez foi o “Dú Rosa”, à noite, em Vila Rio Branco.

Cinquenta anos
O casal itapetiningano Célia (Amaral) – Silas Almeida comemorou no último vinte e dois (maio) bodas de ouro de enlace matrimonial. (casaram-se em 1965 na Igreja do Rosário) e a data foi muito comemorada por familiares e amigos, principalmente pelos filhos: Wanderley Amaral Almeida (coordenador da Escola Estadual “Modesto Tavares de Lima”, em Vila Aparecida), Reginaldo Amaral Almeida (professo do ensino básico em Tatuí), Agnaldo Amaral Almeida, Alex Amaral Almeida e Adriana Angélica Amaral Almeida (que trabalha na Farma Ponte, aqui).

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga