Agenda – 546

Pessoas
Entre os casais empreendedores desta cidade destaca-se Rosa Maria (Ibrahim) – João Duarte, proprietários de uma conhecida imobiliária.

 

Revelação
Itapetininganos, principalmente simpatizantes e filiados ao Partido dos Trabalhadores, o P.T. daqui ficaram (bastante) ligados à notícia veiculada pelo “blog” do Diário do Centro do Mundo, o Essencial, o D.C.M. postado no penúltimo domingo, nove. O polêmico comentário do citado “blog” dizia, mais ou menos, o seguinte: – “Numa quarta-feira, cinco dias de agosto, um dos diretores proprietários das Organizações Globo, Rio de Janeiro, João Roberto Marinho encontrou-se com nove (dos treze) senadores do P.T., em lugar não mencionado da terra carioca. O executivo João Roberto ouviu atentamente inúmeras queixas dos senadores sobre a parcialidade de alguns apresentadores e comentaristas da poderosa televisão e articulistas do jornal “O Globo”, um dos maiores (ou o maior!) do país. As queixas dos políticos petistas se referiam a parcialidade de muitos deles (apresentadores, comentaristas e jornalistas) em relação as atividades do Governo Federal. Ou, tudo o que o Executivo faz é negativo para a nação. Alguns comentaristas só falam do impeachment da presidenta, esquecendo que Dilma foi eleita por 54 milhões de brasileiros. João Roberto Marinho comprometeu-se a levar a reclamação dos senadores aos editores da Organização. Em tempo: recentemente o jornal “Globo” num editorial faz a defesa do governo Dilma na condução dos destinos do país.

Mérito
O itapetiningano Fernando Pereira de Moraes Junior, advogado, ex-Procurador Chefe da Assessoria Técnico-Legislativa do Governo do Estado de São Paulo, esteve presente, no dia três próximo passado, ao lançamento do novo livro de seu colega de Procuradoria e grande amigo, o conceituado poeta Concretista Augusto de Campos na cidade de São Paulo. Lançamento muito concorrido o que comprova o apreço pela obra do eminente intelectual brasileiro. O nome do livro é “Outro”, leitura obrigatória para todos os que apreciam a poesia de alta qualidade. Aliás, Augusto de Campos recebeu recentemente o Prêmio Interamericano de Poesia Pablo Neruda, no Chile. O poeta Augusto vem sempre para cá quando seu amigo Fernando realiza comemorações no casarão da rua Quintino Bocaiuva.

Missão
No penúltimo domingo, nove, no almoço do “Dia dos Pais” no restaurante “Árabe” na rua Fernando Prestes, o tenente-coronel Calil José Badin Vieira pilotava uma grande mesa com familiares e amigos. O sempre moço Calil, já aposentado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, comentava que tinha gostado muito de ter trabalhado como diretor de trânsito nesta cidade, convidado que foi pelo então alcaide Roberto Ramalho. Segundo o próprio Calil Badin, ele adoraria repetir a experiência. Gostaria sim.

Esfirra
No mesmo domingo, nove e mesmo almoço (dos “Pais”) no restaurante “Árabe” muitas palmas dos muitos presentes para as danças orientais protagonizadas por Denise Alves (da Academia Movimento e Estúdio Polidance “Atitude” e seu “partner” Henrique Andreias. Também para o tecladista (e saxofonista) Gerson Ramos executando “hits” do bossa nova brasileira como: “Vou te contar” e “Garota de Ipanema”, assim como as belas canções “Standards” da música popular norte-americana das décadas de quarenta e metade dos anos cinquenta (antes da chegada do rock and roll”, portanto, numa época em que haviam melodias nas canções, como por exemplo “Over the rainbow”.

Herança
Coordenador do Museu da Imagem e Som daqui, o cultural Roberto Soares Hungria irá gostar de saber (se é que já não sabe) sobre o Museu da Imagem do Som do Rio de Janeiro, a ser inaugurado em Maio de 2016, três meses antes do início dos Jogos Olímpicos, que acontecerá lá. O Museu carioca está sendo instalado num enorme edifício bem em frente à praia de Copacabana e terá um grande número de dependências ou salas. Como a “Carinhoso”; especialmente para música popular brasileira de todos os tempos: “Carmem Miranda”, onde o antigo museu sobre ela foi transferido para lá (com vestuário, filmes, discos, arranjos musicais de uma das maiores cantoras do Brasil); salas: “Povo Carioca” “Carnaval”, “Pontos Turísticos” e outras. Daí que o dentista Roberto Hungria quer fazer o mesmo aqui, nesta cidade. Em situações menores, é logico. Por que não? Toda a história de Itapetininga num mesmo prédio.

Lendário
Os setenta anos de existência do bar São Cristovão (o popularíssimo “Fecha Nunca”) foi devidamente comemorado quase o dia todo, no penúltimo sábado, oito. O bar é um dos marcos tradicionais desta cidade. Inclusive, parada obrigatória do pessoal que vem conhecer essa cidade. O seu proprietário é o Carlos Eduardo, “Cacá”.

Quem vai?
Médica pediatra e atualmente presidente da Câmara dos Vereadores daqui, no Jardim Mesquita, Maria Lúcia Haidar segue com o grupo conduzido por Vera Lúcia Abdala no próximo trinta, num domingo, para São Paulo. Objetivo dela, Maria Lúcia é de vinte e nove itapetininganos – ocupar poltronas do teatro Cetip para assistir (e aplaudir!) ao musical norte americano dirigido por José Possi Neto e interpretado pelo “Global”. Miguel Falabella, elenco e orquestra, de título “Antes tarde do que nunca” (Nice work if you can get’it).

Quem vai? II
Bastante animada, Maristela Izzo junta-se ao grupo de itapetininganos coordenado pela estilista Vany de Freitas Cardoso, colaboradora aqui da paulistana agência Claudio Cardoso Peregrinações. O destino será Israel (em terra santa) e Turquia. Maristela irá somente em Israel e não vê a hora de pisar em Jerusalém para conhecer a Via Sacra e a Igreja do Santo Sepulcro (local da colina do Calvário, túmulo e ressureição de Jesus. Maristela vai se emocionar muito. No próximo setembro.

“Pimentinha”
O cinegrafista daqui Fábio Silveira Campos que acabou de ler “Nada será como antes” do autor paulistano Júlio Maria sobre Elis Regina comentando: – “O livro é todo emocionante, a começar do primeiro capitulo, que já se inicia na noite da morte da cantora. A descrição dela telefonando para o seu (novo) namorado o advogado paulistano Samuel Mac Dowell, praticamente se despedindo dele e da vida”. É um começo bombástico e isto ocorrerá em toda a obra”.

Últimas

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Operação detém suspeito com droga na Vila Mazzei

Nesta quarta-feira, dia 16, durante patrulhamento da Operação Itapê + Segura, equipes da Guarda Civil Municipal de Itapetininga prenderam um suspeito nas proximidades de uma escola municipal na Vila Mazzei....

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga