Agenda – 573

Reunião
Em recente encontro social no Buffet “Lécomcré”, em Vila Carolina, aqui (esquerda pra direita): Teódoros Anastassiadis (ex-presidente do Clube Venâncio Ayres), Regina Aboarrage Anastassiadis (professora de sociologia), Ana Maria de Salles Mariano (da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Teresa Aboarrage (professora de Geografia, cursinho “Intergraus”, em São Paulo) e Neusa Aboarrage Melges de Andrade (professora de Filosofia).

 

Depoimento
Um grupo de integrantes do Partido dos Trabalhadores desta cidade de Itapetininga ficou no mínimo indignado com a notícia da demissão (após dezoito anos de serviço) do jornalista da Globo News (canal pago da Sky, Net, Vivo, entre outros)Sidney Rezende, apresentador do referido canal, ocorrido em novembro de 2015, mas só agora como maiores detalhes de informações. Para este quadro de petistas daqui, tal demissão é amplamente polêmica e foi feita coincidentemente, logo após Sidney Rezende, âncora do Globo News, ter publicado no seu blog e em seu perfil no Facebook o texto “Chega de notícias ruins”, em que critica a postura de colegas de profissão que dão somente notícias negativas do governo Dilma Rousseff. Na época Sidney Rezende escreveu em seu blog “Há uma má vontade dos colegas que se especializaram em política e economia. A obsessão deles em ver no Governo Federal o demônio, a materialização do mal, ou o porto da incompetência está sufocando a sociedade brasileira engessando o setor produtivo”, escreveu o jornalista.

Cidade Maravilhosa I
Agente de viagens, o ativo Aldo Bassoli levou, na penúltima quinta-feira, onze, um grupo de itapetininganos (entre estes, Vera Lúcia Abdala e Rosana Iglésias, entre outros) para as delícias do Rio de Janeiro, na semana do pós- carnaval. A estadia foi no hotel “Royalty”, na histórica rua Tonelero, em Copacabana e os passeios foram muitos nos três dias lá. Entre estes: os morros da Urca e Pão de Açucar, o Corcovado, os bairros de Ipanema (e lá no famoso bar “Garota de Ipanema”, onde, como vocês sabem, os compositores Tom Jobim e Vinicius de Moraes escreveram a famosa música), no Leblon, lá, no novo Shopping do Leblon, requintadíssimo, onde ficam grandes marcas (em determinadas lojas, um par de sapatos femininos chegam a custar dez mil reais), a livraria “Travessa” (lugar de intelectuais), shopping onde artistas da TV Globo circulam o tempo todo em seus diversos pátios. Logicamente Aldo Bassoli não esqueceu de levar sua turma no Centro Velho do Rio (Confeitaria Colombo, centenária, Confeitaria Cavé, também em estilo rococó, a Igreja São Francisco de Assis, totalmente barroca, na praça de mesmo nome). E à noite, a Lapa boêmia, velha de guerra, com milhares de pessoas (cariocas e turistas) foi visitada por Aldo Bassoli e seu grupo; Principalmente o restaurante “Nova Capela”, que funciona desde 1903, com decoração composta por ladrilhos e vitrais.

Cidade Maravilhosa II
Mas a grande atração na expectativa da caravana organizada pelo agente Aldo Bassoli era a ida ao Sambódromo carioca, situado na Avenida Marquês de Sapucaí, para assistir a noite da Apoteose, quando as sextas, escolas de samba do Grupo Especial, melhores classificadas do desfile de domingo, sete, e segunda-feira, oito, de carnaval. E que voltaram a desfilar no penúltimo sábado, treze. Embora com algumas diferenças, todas elas deslumbrantes. Principalmente o Salgueiro (com o tema “Ópera dos Malandros”) e Mangueira (com o enredo “Maria Bethânia- a menina dos olhos de Oyá“) com a cantora baiana desfilando no chão e quase que levitando.

Depois do carnaval
Após ter coordenado o bloco “Avestruz” (agora associado a outro bloco itapetiningano “Motumbo” tanto nos bailes do Clube dos Bancários como nos desfiles da avenida Virgílio de Rezende) aqui, Márcio Duarte de Melo (um dos herdeiros da rede Padaria São João) não sossegou. Na semana seguinte, pós-carnaval, o folião Márcio Duarte seguiu para São Paulo e foi brincar no bloco “Fala Mansa” capitaneado pelo conjunto musical paulistano (forró e outros) de mesmo nome. Márcio voltou impressionado com os “desfiles das cinzas” (de carnaval) paulistano, quarenta blocos animaram a grande cidade. Mas os planos de Márcio Melo eram outros: assistir o desfile das escolas de samba no Sambódromo carioca, no penúltimo sábado, treze. Mas isso se a Grande Rio fosse classificada para a chamada Apoteose (desfile das melhores). Como a Grande Rio não foi, Márcio também não. Por que o interesse pela Grande Rio? Porque o tema da escola carioca era sobre o Santos Futebol Clube. E Márcio é um dos mais fervorosos santistas desta cidade.

Espetáculos
Segundo o diretor do SESI Itapetininga, Benedito Antônio Sampaio (em Vila Rio Branco) a entidade irá realizar muitos eventos em seu teatro, principalmente de peças (tanto infantis como adultas) e na área musical. E até fora dele, como a apresentação de uma grande orquestra no interior da Catedral da Matriz. É só aguardar.

Luto
Faleceu em Sorocaba no vinte e cinco de janeiro, a professora Celina Campos Pimentel, que residiu aqui durante muito tempo e trabalhou em escolas estaduais como o “Corina Caçapava Barth” e “Abílio Fontes”, Celina era viúva de Alceu Almeida Pimentel, que foi diretor, entre outros, da escola “Desembargador Bernardo Júnior” , próxima ao antigo Olho D’água, aqui. Celina deixou filhos e netos, e entre os filhos: João Carlos Campos Pimentel, engenheiro agrônomo da Secretária da Agricultura do Estado de São Paulo, em São Paulo e Lauro Bento Campos Pimentel, médico psiquiatra em Sorocaba.

Birthdays
Comemoraram aniversário, os itapetininganos nesta última segunda-feira, vinte e dois: José Otávio Vasques Ayres, médico (doença dos ouvidos e nariz); Maria Aparecida da Silva Ozi; Paulo Roberto Mendes de Lara; Eunice Mendes Tarcia, diretora da escola da rede estadual de ensino já aposentada.

Merecida
Sérgio Majewski, agente do IBGE local, conquistou, após anos de intenso trabalho, a aposentadoria desejada.

Últimas

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Mais de 20 mil pessoas vivem na linha da pobreza

Em Itapetininga, 20.814 pessoas vivem na linha da pobreza, ou seja, aquelas cuja renda per capita mensal familiar não ultrapassa o valor de R$ 706, metade de um salário mínimo,...

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores

Itapetininga tem 112.264 eleitores aptos a votar, segundo dados apurados pelo Cartório Eleitoral de Itapetininga. Os dados dizem respeito até a data de 24 de abril de 2024. O cadastro...

CORREIO POLÍTICO 999

CORREIO POLÍTICO 999

Partido Novo Pela primeira vez com um diretório em Itapetininga, o partido Novo vem com uma chapa de 20 pré-candidatos a vereador. E já começou demonstrando força política: filiou os...

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Cidade ultrapassa 2100 casos de dengue em 2024

Itapetininga, registrou 2.122 casos de dengue até o momento. Os números são preocupantes, considerando que 1.793 desses casos foram registrados apenas neste ano. A situação tem se agravado nas últimas...

Defesa Civil do Estado emite alerta de calor intenso

Quarta onda de calor atinge Itapetininga e região

Itapetininga e região estão enfrentando a quarta onda de calor durante deste ano, caracterizada por temperaturas elevadas durante o dia e noites mais frescas. A onda de calor é causada...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.