Agenda – 574

Encontro
Na noite do último vinte e um de janeiro, numa segunda-feira por ocasião de jantar comemorativo (esquerda para a direita) os noivos Guilherme Gilbran, ele advogado e Bia Cristina Murat Nalesso e o casal Enir (Shoubia) e Renê Nunes, ela, professora de Inglês e ele, desembargador público estadual, já aposentado mas exercendo ainda atividades como advogado. O casal Enir e Renê comemoraram na data, quarenta e cinco anos de enlace matrimonial na casa do Jardim Itália.

 

Tablado I
Nem comédia, nem musical da Broadway. E sim um drama, ou melhor, um dos melhores, escrito quase na segunda metade do século vinte, segundo a crítica especializada. Seu título “Um Bonde Chamado Desejo”, de autoria do teatrólogo norte-americano Tennessee Williams, também um dos melhores do século vinte. Foi esta a peça escolhida pela “promoter” Leomira Camargo Nunes (grupo “Vamos ao teatro”) que levou no penúltimo sábado, vinte, quarenta e seis felizes itapetininganos que foram assistir a encenação no Tucarena, teatro de arena da Pontificia Universidade Católica, no bairro dos Perdizes, em São Paulo. A peça em questão “Um Bonde chamado Desejo” levou Tennessee Williams (1911-1983) a ganhar o cobiçado Prêmio Pulitzer, em 1949. “Um Bonde Chamado Desejo” é teatrão, na melhor concepção da palavra. Entre os itapetininganos levados por Leomira, os casais: Elza e Roberto Lima de Lara, ela, professora de filosofia, e ele dentista, e Neuzeli e Jaime Simões Rodrigues, ele médico ortopedista. E no elenco da peça: Maria Luiza Mendonça e Du Moscovis, entre outros.

Tablado II
E Leomira Carmargo Nunes fará uma nova aterrissagem do seu grupo “Vamos ao teatro” para São Paulo. E será no próximo dia dezenove, quando levará dezenas de itapetininganos para assistirem o musical “Estúpido Cupido”, no teatro Gazeta, na Avenida Paulista em São Paulo, e no elenco: Françoise Fourton, Luciano Szafir, Clarisse Derzié Luz e mais oito atores e atrizes que também são cantores-bailarinos. O texto é de Flávio Marinho, e segundo a reportagem do Caderno 2, suplemento de artes do jornal “O Estado de São Paulo”, de Ubiratan Brasil, de 23/02/2016, C8:- “O dramaturgo Flavio Marinho construiu o texto no qual um grupo de amigos volta no tempo e revive, de alguma forma aquele universo musical influenciado pelas cançõezinhas norte americanas como: Banho de lua, Lacinhos cor de rosa, Broto legal, Biquíni de bolinha amarelinha, entre outras da década de sessenta. No Rio de Janeiro, durante a temporada carioca, ao final do espetáculo muitos espectadores aproveitaram o espaço que havia entre o palco e a plateia para dançar com o elenco de “Estúpido Cupido” no final do espetáculo.” Fica então essa sugestão aos itapetininganos que lá forem, principalmente para aqueles loucos por um baile. O shopping da ocasião é o “Paulista”.

 

Sempre aos domingos
Na “Associação do Bem Viver”, a presidente Marta Ozi, e a coordenadora Maria Margarida Mazarino, anunciam a volta dos festivos almoções da entidade. E no próximo dia seis, domingo agora, acontecerá o primeiro deste ano, exatamente à uma hora da tarde com pratos saborosos. A “Associação” fica perto da Avenida José de Almeida Carvalho, bem próximo do Itauto, já na Vila Aurora.

 

Night
No penúltimo sábado, vinte de fevereiro, no restaurante “Castellamare”, na rua João Evangelista, à noite, dividiam mesa os casais: Lúcia Helena e Fernando Pereira de Moraes, ele advogado e ex-procurador-chefe da assessoria técnica-legislativa da Casa Civil do Estado de São Paulo, em São Paulo e Maria Cecília (Fontes) e Theotônio Alonso Pereira Junior, ela, professora de Redação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa, e ele, advogado trabalhista.

 

MPB
As irmãs itapetininganas Márcia de Almeida Palomo, professora de Francês nesta cidade, e a arquiteta Marina de Almeida Palomo, assistiram neste último sábado, vinte e sete, na casa noturna “Tom Brasil”, em São Paulo, o recital do conjunto musical brasileiro MPB-4. As irmãs são fãs do quarteto. No espetáculo, os cantores e compositores Toquinho e Ivan Lins foram convidados especiais. Para Márcia e Marina, o show “foi belo e comovente”. Junto com as irmãs, foi também Rosana Célia Cheque, administradora hospitalar daqui.

 

Bola
Diretor de escola da rede estadual de ensino nesta cidade, Wancley Sacco, assistindo pela televisão o jogo entre Santos e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista de Futebol, que terminou em empate, comentando em clima de desânimo “Não adianta, o meu Palmeiras não deslancha” Isso no último vinte e um, num domingo.

 

A grande noite
Entusiastas das Artes, Miriam Rabelo Orsi e Olga Pellegrini já anotaram nos seus caderninhos de eventos, O próximo Sarau Cultural do Clube Venâncio Ayres, sede social, será no próximo dezoito, sexta-feira, que, como sempre apresentará um mundo de atrações desta cidade e vizinhanças. Sarau coordenado pela incansável professora de música Vasti de Souza Almeida.

Últimas

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

Um ofício da OAB de Itapetininga enviado para autoridades indica provável operação irregular das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) alimentadas pelas represas no curso do rio Turvo em Pilar do Sul....

Cidade registra 300 casos de Covid na semana

Casos de Covid desaceleram, mas UTI segue 70% ocupada

Itapetininga está há duas semanas sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. O registro de novos casos também desacelerou, em uma semana foram confirmados 69 novos casos, uma média aproximada...

Escola Peixoto Gomide comemora 127 anos

Projeto “Falar é Bom” realiza palestras para jovens

O Projeto “Falar é Bom”, ação da Prefeitura de Itapetininga coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, retoma suas atividades presenciais, seguindo todas as medidas sanitárias, com foco no “Setembro...

Logística é aliada essencial do e-commerce

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga