Agenda – 581

Casal
O casal Eva-Luis Henrique Soubhia Nunes com a filha Ana Silvia em recente acontecimento social na residência dos pais de Luis Henrique (Enir-Renê Nunes) no Jardim Itália, aqui.
Legenda da foto: O casal Eva-Luís Herinque Soubhia Nunes, com a filha Ana Silvia em recente acontecimento social no Jardim Itália, aqui.

 

Comemoração
O Lyons Club de Itapetininga comemorando sessenta anos de existência e sempre cumprindo seu principal objetivo que é o de atender os mais necessitados. Fundado aqui em 1956, algumas primeiras reuniões foram realizadas no então Hotel São Paulo (hoje sede do Banco do Brasil na rua Julio Prestes) e entre os seus participantes, o casal Quitita (Chagas)- Colemar Prado Silveira, ele, já falecido e na época sub-gerente do Bando do Brasil (que ficava na Monsenhor Soares). Atualmente o presidente do Lyons Club daqui é Lucas Ravacci um dos mais jovens presidentes leoninos do Estado de São Paulo.

Mérito
A Câmara Municipal da cidade de Limeira (interior paulista) entrega na próxima sexta-feira, vinte e nove, às sete horas da noite, o titulo de “Cidadão Limeirense” ao itapetiningano Cassiano Roberto Zaglobinsky Venturelli em sessão solene. O itapetiningano Cassiano Venturelli é aposentado como advogado do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa, na capital do Estado. Seus pais foram os saudosos Edwiges Zaglobinsky Venturelli (a “Dada”) e Wilson Venturelli. Viúvo da também Itapetiningana Raquel Lopes de Oliveira Venturelli (falecida em 2010) e casado em segunda núpcias com Rosa Maria da Conceição Pereira Venturelli. Seus filhos (primeiro casamento): o advogado Otávio Augusto de Oliveira Venturelli e a veterinária Denise de Oliveira Venturelli e os netos Arthur e Alice. Cassiano Roberto Zaglobinsky Venturelli reside já algum tempo em Limeira onde é bastante estimado. Daí o titulo de “Cidadão Limeirense”.

Melhor idade I
Para comemorar os vinte anos de (feliz) existência da Associação do Bem Viver os associados e simpatizantes da entidade encontraram-se no penúltimo domingo, dez, na hora do almoço na sede própria da A.B.V (próxima da Itauto na avenida José de Almeida Carvalho) em Vila Aurora. E antes do ágape, sob a coordenação da presidente Marta Ozi, da vice Rosa Marcondes e dos coordenadores, Maria Margarida Mazzarino e Vadih Esaú Shecaira houve um pequeno sarau cultural quando Rachel Ozi declamou a poesia “Tecendo a manhã”, de João Cabral de Mello Neto (“um galo sozinho não tece uma manhã”); João Francisco Almeida recitou “Nem tudo é fácil”, de Cecília Meirelles (“é difícil fazer alguém feliz assim como é fácil fazer alguém triste…”); Graciete Pie discorreu sobre “O Pinheiro”, de Joaninho Pie. A (boa) música popular brasileira não foi esquecida e Edina Sansão interpretou, à capela, “Eu sei que vou te amar”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim e a professora de Canto Coral Olga Pellegrini fez a plateia cantar “Aquarela do Brasil”, de Ari Barroso.

Melhor idade II
No encontro dominical (penúltimo domingo, dez) na “Associação do Bem Viver”, em Vila Aurora, para o almoço comemorativo dos vinte e três anos da entidade, além das presenças que vocês leram acima estavam também: Itanir Franci Hilario, Odete Andrade Batista, Erna Irma Scheide, Eliana Maria Monteiro de Moraes, Benedita Maria de Jesus, Beatriz Rodrigues Pereira, Adma Aboarrage, Meiri Aboarrage, Calil Aboarrage, Gilmara de Arruda Rafael, Terezinha Rafael, Marina Collaço Riberto, Vera Moraes, Mario Antonio Piloto, Aparecida Fernanda Amadeu Piloto, Terezinha Brea, Helena Bernal, Ema Mazzarino, Neide Araujo, Marlene Silva, Nancy Albuquerque Silva, Neri Arantes da Costa, Maria Aparecida Pinto Monteiro, Maria Helena de Castro Marino, Maria Eloisa Peterlinkar, Maria Lygia Chieff, Maria Lucia Tórcio Soares, Maria Isabel de Moraes, Maria Izabel Machado Santos, Giselda Myrto Pereira Pinto, Vera Lúcia Abdala, Ivan Barsanti Silveira, Nair Aparecida Lembo, entre outros. O cardápio estava supimpa, macarrão à bolonhesa com almôndegas, arroz, frango assado com batatas e cebolas, maionese, salada verde e sobremesa (sorvete com bolo). Tudo muito, mas muito gostoso.

Norte da África
Logicamente que Lídia Ravacci (proprietária da loja “Bonita e gostosa” na rua Barbosa Franco) deve ter assistido o “Globo Repórter”, TV Globo, na penúltima sexta-feira, nove, juntamente com a irmã Lígia, (co-proprietária do Bazar Santa Luzia, na mesma rua) a reportagem sobre o Marrocos, país africano ao norte. É que as irmãs Lídia e Lígia Ravacci estiveram lá em 2014 na excursão promovida por Ana Maria Pires Nalesso. Lídia e Lígia adoraram a viagem e o país. E o programa “global” comandado por Glória Maria, mostrando entre outros lugares marroquinos a Medina em Fez (um mercado que dá a impressão que estamos num filme de Indiana Jones), a misteriosa Marrakesh (pra lá de … como diz a canção de Caetano Veloso) e a imperial Rabat (onde mora o rei). Quando o programa mostrou o mercado de Marrakesh bem que Lídia tentou ver a loja do marroquino Mohamed Pi, um amigo que ela conheceu lá.

Reconhecimento
Na penúltima quarta-feira, sete, o professor Mario Celso Rabelo Orsi, filho, aposentou-se de suas (múltiplas) atividades como professor e coordenador educacional. Muito bom para ele, Mario Celso, que agora poderá aprofundar-se em suas leituras preferidas e na sua famosa coleção de selos. Mas o magistério itapetiningano perde um educador.

Birthday I
Familiares e amigos do professor (Língua Portuguesa e Francês) e fazendeiro Hermano do Amaral Nalesso comemoram os seus setenta anos de idade no Buffet “Fuá”, região central da cidade, no próximo vinte e nove, sexta-feira.

Birthday II
Na próxima quarta-feira, vinte e sete, a professora Márcia de Almeida Palomo muda de idade. Márcia Palomo ensina muitos itapetininganos a escreverem e lerem o idioma de Jean Paul Sartre, Edith Piaf, Brigite Bardot, Honoré de Balzac, Charles de Gaulle, Catherine Devenue e muitas outras personalidades, ou seja, o Francês.

Últimas

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Começou nesta quarta-feira, dia 22, o Programa de Recuperação Fiscal de Itapetininga (Refis) 2021 de Itapetininga. O contribuinte pode parcelar suas dívidas municipais, como ISSQN, IPTU, ITBI e outros impostos...

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Nesta semana as cenas de violência contra um idoso durante um assalto no Centro de Itapetininga chamaram atenção para o assunto de segurança no município. Dados da Secretaria de Segurança...

Cidade não tem plano municipal de arborização

Cidade não tem plano municipal de arborização

A prefeitura de Itapetininga informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente que o plano está sendo elaborado. Segundo o executivo, em 2021 foram realizados até o momento 125 corte...

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores de soja se preparam para o inicio do plantio da soja que começou em 16 de setembro. O calendário de semeadura estabelecido para o plantio da soja vai até...

Semeando Talentos está em busca de jovens profissionais

Duratex oferece curso profissionalizante

A Dexco, detentora das marcas Duratex e Durafloor, alinhada à sua estratégia de ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança), mantém o compromisso de fomentar ações...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga